O lugar das artes plásticas nas ações dos educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36520
Resumo: Sabendo que a arte deveria estar sempre interligada com as restantes atividades, torna-se fundamental que não se dissocie a arte da educação, no presente relatório pretende-se entender as conceções do educador e da educadora relativamente à expressão plástica, mais concretamente o uso dos objetos do quotidiano como forma de potenciar esta expressão, pois através da expressão plástica é possível a criança expressar-se com e através da mesma. O estudo de caso desenvolvido de natureza qualitativa e interpretativa, situa-se no contexto da Educação Pré-Escolar e pretendeu estudar, no terreno da própria prática, o lugar das artes plásticas nas ações dos educadores de infância. Pretendeu-se assim, compreender a intencionalidade educativa das ações dos profissionais de Educação de Infância no domínio da Expressão Plástica / Artes Plásticas em articulação com a Formação Pessoal e Social da criança, de forma a encontrar uma explicação acessível para a compreensão do valor atribuído a esta dimensão curricular neste nível de educação. A recolha dos dados empíricos ocorreu em três salas da valência da Educação Pré- Escolar numa instituição particular no Concelho do Seixal, distrito de Setúbal. Neste estudo realizado, acredita-se que são as práticas educativas intencionais e integradas de qualidade que assumam relevância para o desenvolvimento individual, da comunidade e da sociedade em geral. Com este intuito é fundamental continuar a investigar e a incentivar o desenvolvimento de ações facilitadoras da valorização e reconhecimento deste domínio do Saber.
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