A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1840 |
Resumo: | O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º CEB no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontra-se referenciada a caracterização do contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º CEB, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho incide na investigação de uma problemática sobre a integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º CEB. A investigação ocorreu em duas escolas de um mesmo agrupamento de Viseu, onde foram realizadas entrevistas a seis professoras titulares de turmas do 1º CEB, observações e pesquisa documental. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados através da técnica da análise de conteúdo e da observação naturalista. As conclusões da investigação sugerem que a integração das ferramentas Web 2.0 e das TIC ainda é pouco consistente nas escolas do 1º CEB. |
id |
RCAP_393f00d34d19d059d010859e07bd8ac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básicoWeb 2.0ProfessoresEnsino-aprendizagem1º CEBO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º CEB no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontra-se referenciada a caracterização do contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º CEB, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho incide na investigação de uma problemática sobre a integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º CEB. A investigação ocorreu em duas escolas de um mesmo agrupamento de Viseu, onde foram realizadas entrevistas a seis professoras titulares de turmas do 1º CEB, observações e pesquisa documental. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados através da técnica da análise de conteúdo e da observação naturalista. As conclusões da investigação sugerem que a integração das ferramentas Web 2.0 e das TIC ainda é pouco consistente nas escolas do 1º CEB.This report is divided in two parts. In the first part you can find the reflection on the internships that I have done at infant school during the 2011/2012 school year and at primary school during the 2012/2013 school year. This refection contains the characterization of the context in which each internship occurred, as well as the analysis of the learning developed as a kindergarten teacher and as a primary school teacher, aimed to portray and to reflect on the experiences lived. The second part of the research focuses on the problem of the integration of the Web 2.0 tools in teaching and learning procedures of primary school teachers. The researches were done in two schools from the same group of the city of Viseu, where observations, documentary research and interviews with six primary school class teachers were conducted. The results were afterwards analysed with the technique of content analysis and the naturalistic observation. The research findings show that the integration of the Web 2.0 tools and ICT is still little consistent in primary schools.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuGomes, Cristina AzevedoGonçalves, NelsonRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Kelly Melinda Correia2013-10-15T11:24:10Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:08.609260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico |
title |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico |
spellingShingle |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico Ferreira, Kelly Melinda Correia Web 2.0 Professores Ensino-aprendizagem 1º CEB |
title_short |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico |
title_full |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico |
title_fullStr |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico |
title_full_unstemmed |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico |
title_sort |
A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico |
author |
Ferreira, Kelly Melinda Correia |
author_facet |
Ferreira, Kelly Melinda Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Cristina Azevedo Gonçalves, Nelson Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Kelly Melinda Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Professores Ensino-aprendizagem 1º CEB |
topic |
Web 2.0 Professores Ensino-aprendizagem 1º CEB |
description |
O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º CEB no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontra-se referenciada a caracterização do contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º CEB, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho incide na investigação de uma problemática sobre a integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º CEB. A investigação ocorreu em duas escolas de um mesmo agrupamento de Viseu, onde foram realizadas entrevistas a seis professoras titulares de turmas do 1º CEB, observações e pesquisa documental. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados através da técnica da análise de conteúdo e da observação naturalista. As conclusões da investigação sugerem que a integração das ferramentas Web 2.0 e das TIC ainda é pouco consistente nas escolas do 1º CEB. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-15T11:24:10Z 2013-07 2013-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1840 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130876439691264 |