A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kelly Melinda Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1840
Resumo: O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º CEB no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontra-se referenciada a caracterização do contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º CEB, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho incide na investigação de uma problemática sobre a integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º CEB. A investigação ocorreu em duas escolas de um mesmo agrupamento de Viseu, onde foram realizadas entrevistas a seis professoras titulares de turmas do 1º CEB, observações e pesquisa documental. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados através da técnica da análise de conteúdo e da observação naturalista. As conclusões da investigação sugerem que a integração das ferramentas Web 2.0 e das TIC ainda é pouco consistente nas escolas do 1º CEB.
id RCAP_393f00d34d19d059d010859e07bd8ac3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básicoWeb 2.0ProfessoresEnsino-aprendizagem1º CEBO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º CEB no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontra-se referenciada a caracterização do contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º CEB, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho incide na investigação de uma problemática sobre a integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º CEB. A investigação ocorreu em duas escolas de um mesmo agrupamento de Viseu, onde foram realizadas entrevistas a seis professoras titulares de turmas do 1º CEB, observações e pesquisa documental. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados através da técnica da análise de conteúdo e da observação naturalista. As conclusões da investigação sugerem que a integração das ferramentas Web 2.0 e das TIC ainda é pouco consistente nas escolas do 1º CEB.This report is divided in two parts. In the first part you can find the reflection on the internships that I have done at infant school during the 2011/2012 school year and at primary school during the 2012/2013 school year. This refection contains the characterization of the context in which each internship occurred, as well as the analysis of the learning developed as a kindergarten teacher and as a primary school teacher, aimed to portray and to reflect on the experiences lived. The second part of the research focuses on the problem of the integration of the Web 2.0 tools in teaching and learning procedures of primary school teachers. The researches were done in two schools from the same group of the city of Viseu, where observations, documentary research and interviews with six primary school class teachers were conducted. The results were afterwards analysed with the technique of content analysis and the naturalistic observation. The research findings show that the integration of the Web 2.0 tools and ICT is still little consistent in primary schools.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuGomes, Cristina AzevedoGonçalves, NelsonRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Kelly Melinda Correia2013-10-15T11:24:10Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:08.609260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
title A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
spellingShingle A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
Ferreira, Kelly Melinda Correia
Web 2.0
Professores
Ensino-aprendizagem
1º CEB
title_short A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
title_full A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
title_fullStr A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
title_full_unstemmed A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
title_sort A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básico
author Ferreira, Kelly Melinda Correia
author_facet Ferreira, Kelly Melinda Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Cristina Azevedo
Gonçalves, Nelson
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Kelly Melinda Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Professores
Ensino-aprendizagem
1º CEB
topic Web 2.0
Professores
Ensino-aprendizagem
1º CEB
description O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º CEB no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontra-se referenciada a caracterização do contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º CEB, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho incide na investigação de uma problemática sobre a integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º CEB. A investigação ocorreu em duas escolas de um mesmo agrupamento de Viseu, onde foram realizadas entrevistas a seis professoras titulares de turmas do 1º CEB, observações e pesquisa documental. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados através da técnica da análise de conteúdo e da observação naturalista. As conclusões da investigação sugerem que a integração das ferramentas Web 2.0 e das TIC ainda é pouco consistente nas escolas do 1º CEB.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-15T11:24:10Z
2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1840
url http://hdl.handle.net/10400.19/1840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876439691264