A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9165 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
id |
RCAP_b24a6557a8e84f653c6417bd55ca91b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/9165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de casoTICComputador no 1.ºCEBAlunos 1.ºCEBProfessores 1.ºCEBDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoPretendemos com esta investigação identificar as diferenças na utilização do computador por professoras e alunos, dentro e fora da sala de aula, considerando as atividades por si desenvolvidas, os objetivos com que realizam as mesmas, a frequência, os locais, as dificuldades e potencialidades que apresentam. Os objetivos que definimos foram: i) caracterizar os alunos e as professoras no âmbito da utilização das TIC; ii) identificar as dificuldades e faculdades dos alunos na utilização das TIC; iii) identificar as dificuldades e faculdades das professoras na utilização de TIC; iv) averiguar as opiniões das professoras no âmbito das dificuldades e potencialidades em relação ao uso dos computadores no currículo do 1ºCEB. Este estudo de caso decorreu no terceiro período do ano letivo 2011/2012, numa escola pública do 1ºCiclo do Ensino Básico, em Lisboa. Participaram 27 alunos de duas turmas do quarto ano e duas professoras, sendo que esta amostra foi selecionada por conveniência. Os instrumentos metodológicos utilizados foram o questionário e a entrevista para recolher os dados junto dos alunos e professoras respetivamente. Os resultados apontam para a não existência de diferenças na utilização do computador pelas professoras e pelos alunos nos diferentes contextos. Fora da sala de aula, tanto alunos como professoras executam atividades muito semelhantes, assim com dentro da sala de aula. A utilização do computador fora do contexto escolar por parte das professoras é muito diversificado e frequente, mas na sala de aula quase não o usam (apenas pontualmente), e quando o usam, fazem-no quase sempre de forma isolada, não partilhada com os alunos. Os alunos também utilizam o computador com maior frequência fora do contexto escolar (casa) e desenvolvem um maior número de atividades. Mas na sala de aula apenas o usam pontualmente, por oposição ao que sucedera no ano letivo anterior, em que foi muito usado, designadamente com o Magalhães. Verificámos que, apesar da importância reconhecida pelas docentes relativa à inserção das TIC na sala de aula, as atividades com TIC são praticamente inexistentes.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaTomé, VitorRUNDomingues, Isabel Maria Pires2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9165porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:03Zoai:run.unl.pt:10362/9165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:35.305593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso |
title |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso |
spellingShingle |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso Domingues, Isabel Maria Pires TIC Computador no 1.ºCEB Alunos 1.ºCEB Professores 1.ºCEB |
title_short |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso |
title_full |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso |
title_fullStr |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso |
title_sort |
A utilização do computador, por alunos e professores do 1º Ciclo dentro e fora da sala de aula – estudo de caso |
author |
Domingues, Isabel Maria Pires |
author_facet |
Domingues, Isabel Maria Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomé, Vitor RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Isabel Maria Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Computador no 1.ºCEB Alunos 1.ºCEB Professores 1.ºCEB |
topic |
TIC Computador no 1.ºCEB Alunos 1.ºCEB Professores 1.ºCEB |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09 2012-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/9165 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/9165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137831415709696 |