SUPERVISÃO: REPRESENTAÇÕES NAS PRÁTICAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Andreia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1792
Resumo: Atualmente as organizações, tais como a escola e os hospitais definem metas, objetivos e dinâmicas com fim à melhoria da prestação de um serviço eficaz. Desta forma, temos como objetivo neste trabalho encontrar e definir o conceito de supervisão e desenvolvimento profissional, assim como conceitos-chave coincidentes na forma como são definidos nas áreas de formação dos autores desta meta-análise. Assim, utilizámos uma metodologia de paradigma interpretativo-qualitativo, na análise de 12 artigos diferenciados pela área de formação de cada um dos autores. Os resultados desta pesquisa afirmam que os docentes, assim como os enfermeiros, veem a supervisão como impulsionadora para a atualização de conhecimentos profissionais. Concluímos, que a supervisão é um conceito que está intimamente relacionado com o desenvolvimento profissional dos docentes e dos enfermeiros, apesar das práticas profissionais terem objetivos diferenciados.
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