SUPERVISÃO: REPRESENTAÇÕES NAS PRÁTICAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1792 |
Resumo: | Atualmente as organizações, tais como a escola e os hospitais definem metas, objetivos e dinâmicas com fim à melhoria da prestação de um serviço eficaz. Desta forma, temos como objetivo neste trabalho encontrar e definir o conceito de supervisão e desenvolvimento profissional, assim como conceitos-chave coincidentes na forma como são definidos nas áreas de formação dos autores desta meta-análise. Assim, utilizámos uma metodologia de paradigma interpretativo-qualitativo, na análise de 12 artigos diferenciados pela área de formação de cada um dos autores. Os resultados desta pesquisa afirmam que os docentes, assim como os enfermeiros, veem a supervisão como impulsionadora para a atualização de conhecimentos profissionais. Concluímos, que a supervisão é um conceito que está intimamente relacionado com o desenvolvimento profissional dos docentes e dos enfermeiros, apesar das práticas profissionais terem objetivos diferenciados. |
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SUPERVISÃO: REPRESENTAÇÕES NAS PRÁTICAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONALAtualmente as organizações, tais como a escola e os hospitais definem metas, objetivos e dinâmicas com fim à melhoria da prestação de um serviço eficaz. Desta forma, temos como objetivo neste trabalho encontrar e definir o conceito de supervisão e desenvolvimento profissional, assim como conceitos-chave coincidentes na forma como são definidos nas áreas de formação dos autores desta meta-análise. Assim, utilizámos uma metodologia de paradigma interpretativo-qualitativo, na análise de 12 artigos diferenciados pela área de formação de cada um dos autores. Os resultados desta pesquisa afirmam que os docentes, assim como os enfermeiros, veem a supervisão como impulsionadora para a atualização de conhecimentos profissionais. Concluímos, que a supervisão é um conceito que está intimamente relacionado com o desenvolvimento profissional dos docentes e dos enfermeiros, apesar das práticas profissionais terem objetivos diferenciados.Universidade de Aveiro2019-04-10T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1792oai:proa.ua.pt:article/1792Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 87-114Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 87-114Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 87-114Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 87-1141647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1792https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1792https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1792/12540Ramalho, Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T15:21:36Zoai:proa.ua.pt:article/1792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:44.483838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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