Competências académicas: relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12169 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objectivo analisar a relação entre configuração familiar, auto-conceito e desempenho académico. Participaram no estudo 287 sujeitos de ambos os sexos, do 3º ciclo do Ensino Básico, da Escola Secundária Severim de Faria em Évora, dos quais 158 eram rapazes e 129 eram raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos (M=13,50;DP=1,08). Os alunos responderam aos Questionários “Rendimento Escolar”, “Eu e a minha Família” e a “Escala de Auto-Conceito” de Susan Harter. Os resultados revelam que não existe uma relação entre Tipologia Familiar e Auto- Conceito. Todavia encontrou-se uma relação positiva entre o tipo de família nuclear e o rendimento académico positivo. Não sendo um dado novo encontrou-se também uma relação entre auto-conceito e rendimento académico, sendo que, quanto mais positivo é o auto-conceito, maior é o rendimento académico. Por último aferiu-se uma relação positiva entre as variáveis familiares; rendimento académico positivo e auto-conceito positivo; ### Abstract: The current study aims to analyse the relationship between Family Structures, Self-Concept and Academic Achievement. This study involved 287 subjects from both genders, of the 3 rd Cycle of Basic Education, from Severim Faria Secondary School in Évora, from which 158 were boys and 129 were girls, aged between 11 and 17 years old (M=13,50;DP=1,08). The Questionnaires applied were “Educational Achievement”, “My Family and I” and “The Self-Concept Scale” of Susan Harter. The results don´t reveal any relationship between the Family Structure and Self-Concept. However, we found a positive relationship between the Nuclear Family and the Positive Academic Achievement. Furthermore, although it´s not being a new data, we found a relationship between the selfconcept and academic achievement, and the more positive self-concept is, the greater is the academic achievement. Finally, the results have measured a positive relationship between the family variables; positive academic achievement and positive self-concept. |
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Competências académicas: relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3º ciclo do ensino básicoFamíliaTipologia familiarAuto-conceitoRendimento académicoActividades familiaresTempo partilhado em familiaFamilyFamily structuresSelf-conceptAcademic achivementFamily activitiesShared time with familyO presente trabalho tem como objectivo analisar a relação entre configuração familiar, auto-conceito e desempenho académico. Participaram no estudo 287 sujeitos de ambos os sexos, do 3º ciclo do Ensino Básico, da Escola Secundária Severim de Faria em Évora, dos quais 158 eram rapazes e 129 eram raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos (M=13,50;DP=1,08). Os alunos responderam aos Questionários “Rendimento Escolar”, “Eu e a minha Família” e a “Escala de Auto-Conceito” de Susan Harter. Os resultados revelam que não existe uma relação entre Tipologia Familiar e Auto- Conceito. Todavia encontrou-se uma relação positiva entre o tipo de família nuclear e o rendimento académico positivo. Não sendo um dado novo encontrou-se também uma relação entre auto-conceito e rendimento académico, sendo que, quanto mais positivo é o auto-conceito, maior é o rendimento académico. Por último aferiu-se uma relação positiva entre as variáveis familiares; rendimento académico positivo e auto-conceito positivo; ### Abstract: The current study aims to analyse the relationship between Family Structures, Self-Concept and Academic Achievement. This study involved 287 subjects from both genders, of the 3 rd Cycle of Basic Education, from Severim Faria Secondary School in Évora, from which 158 were boys and 129 were girls, aged between 11 and 17 years old (M=13,50;DP=1,08). The Questionnaires applied were “Educational Achievement”, “My Family and I” and “The Self-Concept Scale” of Susan Harter. The results don´t reveal any relationship between the Family Structure and Self-Concept. However, we found a positive relationship between the Nuclear Family and the Positive Academic Achievement. Furthermore, although it´s not being a new data, we found a relationship between the selfconcept and academic achievement, and the more positive self-concept is, the greater is the academic achievement. Finally, the results have measured a positive relationship between the family variables; positive academic achievement and positive self-concept.Universidade de Évora2014-12-30T15:49:20Z2014-12-302011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12169http://hdl.handle.net/10174/12169porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt681Fonseca, Ana Isabel Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:39.284389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho tem como objectivo analisar a relação entre configuração familiar, auto-conceito e desempenho académico. Participaram no estudo 287 sujeitos de ambos os sexos, do 3º ciclo do Ensino Básico, da Escola Secundária Severim de Faria em Évora, dos quais 158 eram rapazes e 129 eram raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos (M=13,50;DP=1,08). Os alunos responderam aos Questionários “Rendimento Escolar”, “Eu e a minha Família” e a “Escala de Auto-Conceito” de Susan Harter. Os resultados revelam que não existe uma relação entre Tipologia Familiar e Auto- Conceito. Todavia encontrou-se uma relação positiva entre o tipo de família nuclear e o rendimento académico positivo. Não sendo um dado novo encontrou-se também uma relação entre auto-conceito e rendimento académico, sendo que, quanto mais positivo é o auto-conceito, maior é o rendimento académico. Por último aferiu-se uma relação positiva entre as variáveis familiares; rendimento académico positivo e auto-conceito positivo; ### Abstract: The current study aims to analyse the relationship between Family Structures, Self-Concept and Academic Achievement. This study involved 287 subjects from both genders, of the 3 rd Cycle of Basic Education, from Severim Faria Secondary School in Évora, from which 158 were boys and 129 were girls, aged between 11 and 17 years old (M=13,50;DP=1,08). The Questionnaires applied were “Educational Achievement”, “My Family and I” and “The Self-Concept Scale” of Susan Harter. The results don´t reveal any relationship between the Family Structure and Self-Concept. However, we found a positive relationship between the Nuclear Family and the Positive Academic Achievement. Furthermore, although it´s not being a new data, we found a relationship between the selfconcept and academic achievement, and the more positive self-concept is, the greater is the academic achievement. Finally, the results have measured a positive relationship between the family variables; positive academic achievement and positive self-concept. |
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