Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16619 |
Resumo: | Conhecer a opinião de discentes de enfermagem sobre o rendimento acadêmico no contexto universitário. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, ancorado metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético. Houve realização de entrevistas mediadas por um roteiro semiestruturado cuja amostra foi constituída por estudantes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, escolhidos por disponibilidade até a saturação das informações. Devido pandemia por COVID-19, foi adotada uma série de cuidados para realização da coleta de material empírico, além da atenção constante às prerrogativas das autoridades sanitárias internacionais e nacionais. Resultados: A análise de discurso permitiu a depreensão de duas categorias empíricas “Relação entre rendimento acadêmico, avaliação e notas” em que foi possível elucidar a importância da nota como reflexo de um bom rendimento acadêmico e “Questões familiares” apontando que o contexto familiar apresenta influência significativa no rendimento acadêmico dos entrevistados. Conclusão: Percebe-se forte defesa da nota como aspecto determinante para um bom rendimento acadêmico, apesar de ser uma forma de avaliação que converge para uma prática não-emancipatória e que é constantemente discutida em espaços acadêmicos diversos. O rendimento acadêmico sofre diversas influências externas e internas ao ambiente e as relações familiares conflituosas foram apontadas como aspectos determinantes em momentos desafiadores da trajetória universitária, por isso, faz-se importante o apoio profissional de psicólogos e pedagogos dentro do ambiente acadêmico. |
id |
UFCG_abc2d27fd5786f6a6222c2862e28a4b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/16619 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior.Academic performance of nursing students at a Federal Higher Education institution.Rendimiento académico de estudiantes de enfermería de una Institución Federal de Educación Superior.EnfermagemDesempenho AcadêmicoRelações FamiliaresNursingAcademic achievementFamily relationshipsEnfermeríaDesempeño AcadémicoRelaciones FamiliaresEnfermagemConhecer a opinião de discentes de enfermagem sobre o rendimento acadêmico no contexto universitário. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, ancorado metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético. Houve realização de entrevistas mediadas por um roteiro semiestruturado cuja amostra foi constituída por estudantes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, escolhidos por disponibilidade até a saturação das informações. Devido pandemia por COVID-19, foi adotada uma série de cuidados para realização da coleta de material empírico, além da atenção constante às prerrogativas das autoridades sanitárias internacionais e nacionais. Resultados: A análise de discurso permitiu a depreensão de duas categorias empíricas “Relação entre rendimento acadêmico, avaliação e notas” em que foi possível elucidar a importância da nota como reflexo de um bom rendimento acadêmico e “Questões familiares” apontando que o contexto familiar apresenta influência significativa no rendimento acadêmico dos entrevistados. Conclusão: Percebe-se forte defesa da nota como aspecto determinante para um bom rendimento acadêmico, apesar de ser uma forma de avaliação que converge para uma prática não-emancipatória e que é constantemente discutida em espaços acadêmicos diversos. O rendimento acadêmico sofre diversas influências externas e internas ao ambiente e as relações familiares conflituosas foram apontadas como aspectos determinantes em momentos desafiadores da trajetória universitária, por isso, faz-se importante o apoio profissional de psicólogos e pedagogos dentro do ambiente acadêmico.To know the opinion of nursing students on academic performance in the context university. Method: Exploratory-descriptive study with a qualitative approach, anchored methodologically in Historical and Dialectical Materialism. Interviews were conducted mediated by a semi-structured script whose sample consisted of students from the Bachelor's Degree in Nursing, chosen by availability until information saturation. Due to pandemic by COVID-19, a series of precautions was taken to collect empirical material, in addition to constant attention to the prerogatives of international and national health authorities. Results: A discourse analysis allowed the comprehension of two empirical categories “Relationship between income academic, evaluation and grades ”in which it was possible to elucidate the importance of the grade as a reflection of a good academic performance and “Family issues” pointing out that the family context has an influence significant difference in the academic performance of the interviewees. Conclusion: Strong defense of the note is perceived as a determining factor for good academic performance, despite being a form of evaluation that converges to a non-emancipatory practice and that is constantly discussed in spaces diverse academics. Academic performance suffers from several external and internal influences to the environment and conflicting family relationships were identified as determining aspects at times challenging the university trajectory, therefore, the professional support of psychologists and pedagogues within the academic environment.Conocer la opinión de los estudiantes de enfermería sobre el desempeño académico en el contexto universitario. Método: Estudio exploratorio-descriptivo con enfoque cualitativo, anclado metodológicamente en el Materialismo Histórico y Dialéctico. Se realizaron entrevistas mediadas por un guión semiestructurado cuya muestra estuvo conformada por estudiantes de la Licenciatura en Enfermería, elegidos por disponibilidad hasta la saturación de información. Debido a la pandemia provocada por COVID-19, se adoptaron una serie de precauciones para llevar a cabo la recolección de material empírico, además de una atención constante a las prerrogativas de las autoridades sanitarias internacionales y nacionales. Resultados: El análisis del discurso permitió comprender dos categorías empíricas "Relación entre rendimiento académico, evaluación y calificaciones" en las que se pudo dilucidar la importancia de la calificación como reflejo del buen desempeño académico y "Temas familiares" señalando que la familia El contexto presenta una influencia significativa en el rendimiento académico de los encuestados. Conclusión: Existe una fuerte defensa de la nota como factor determinante para un buen desempeño académico, a pesar de ser una forma de evaluación que converge hacia una práctica no emancipadora y que se discute constantemente en diferentes espacios académicos. El desempeño académico está sujeto a diversas influencias externas e internas al entorno y las relaciones familiares conflictivas se identificaron como aspectos determinantes en momentos desafiantes de la trayectoria universitaria, por lo que es importante el apoyo profesional de psicólogos y pedagogos dentro del ámbito académico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGANDRADE, Luciana Dantas Farias de.ANDRADE, L. D. F. dehttp://lattes.cnpq.br/5078930160348703SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, N. C. C. de B.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926NUNES, Waleska de Brito.NUNES, W. B.http://lattes.cnpq.br/2986806262930186NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana.2020-11-172020-12-07T17:20:15Z2020-12-072020-12-07T17:20:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16619NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. Rendimento acadêmico de discentes de enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2020. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T16:42:37Zoai:localhost:riufcg/16619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T16:42:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. Academic performance of nursing students at a Federal Higher Education institution. Rendimiento académico de estudiantes de enfermería de una Institución Federal de Educación Superior. |
title |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. |
spellingShingle |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. Enfermagem Desempenho Acadêmico Relações Familiares Nursing Academic achievement Family relationships Enfermería Desempeño Académico Relaciones Familiares Enfermagem |
title_short |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. |
title_full |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. |
title_fullStr |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. |
title_full_unstemmed |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. |
title_sort |
Rendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior. |
author |
NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. |
author_facet |
NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de. ANDRADE, L. D. F. de http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. SANTOS, N. C. C. de B. http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 NUNES, Waleska de Brito. NUNES, W. B. http://lattes.cnpq.br/2986806262930186 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Desempenho Acadêmico Relações Familiares Nursing Academic achievement Family relationships Enfermería Desempeño Académico Relaciones Familiares Enfermagem |
topic |
Enfermagem Desempenho Acadêmico Relações Familiares Nursing Academic achievement Family relationships Enfermería Desempeño Académico Relaciones Familiares Enfermagem |
description |
Conhecer a opinião de discentes de enfermagem sobre o rendimento acadêmico no contexto universitário. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, ancorado metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético. Houve realização de entrevistas mediadas por um roteiro semiestruturado cuja amostra foi constituída por estudantes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, escolhidos por disponibilidade até a saturação das informações. Devido pandemia por COVID-19, foi adotada uma série de cuidados para realização da coleta de material empírico, além da atenção constante às prerrogativas das autoridades sanitárias internacionais e nacionais. Resultados: A análise de discurso permitiu a depreensão de duas categorias empíricas “Relação entre rendimento acadêmico, avaliação e notas” em que foi possível elucidar a importância da nota como reflexo de um bom rendimento acadêmico e “Questões familiares” apontando que o contexto familiar apresenta influência significativa no rendimento acadêmico dos entrevistados. Conclusão: Percebe-se forte defesa da nota como aspecto determinante para um bom rendimento acadêmico, apesar de ser uma forma de avaliação que converge para uma prática não-emancipatória e que é constantemente discutida em espaços acadêmicos diversos. O rendimento acadêmico sofre diversas influências externas e internas ao ambiente e as relações familiares conflituosas foram apontadas como aspectos determinantes em momentos desafiadores da trajetória universitária, por isso, faz-se importante o apoio profissional de psicólogos e pedagogos dentro do ambiente acadêmico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-17 2020-12-07T17:20:15Z 2020-12-07 2020-12-07T17:20:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16619 NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. Rendimento acadêmico de discentes de enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2020. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16619 |
identifier_str_mv |
NÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. Rendimento acadêmico de discentes de enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2020. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744474019987456 |