Currículo, tecnologias e inovação : para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30822 |
Resumo: | Na discussão contemporânea dos estudos curriculares, sobretudo entre paradigmas da modernidade e pós-modernidade (Pacheco, 2012; 2013a; Lipovetsky, 2012), o currículo está associado à inovação (Fino, 2008; 2009) e às tecnologias (Mendes, Pacheco & Sossai, 2010), i.e., à mudança, que se pretende sucessiva e permanente, e à sociedade da informação, cada vez mais suprassumindo uma natureza reticular (Castells, 2002). Com a escrita deste artigo, procuramos explorar a relação entre currículo, inovação e tecnologias no contexto escolar, recorrendo à análise das orientações curriculares portuguesas, tendo por base alguns dos pressupostos teóricos ligados ao construcionismo (Papert, 1985). Explora-se, ainda, o significado da linguagem de aprendizagem, face à linguagem da educação (Biesta, 2013) em função das políticas de partilha de conhecimento (Steiner-Khamsi, 2012) e do modelo pós-burocrático de gestão (Maroy, 2012), que originam um novo significado para as tecnologias em contexto educacionais. Deste modo, entendemos que as tecnologias são ferramentas cognitivas (Jonassen, 2007) que tendem para novas abordagens curriculares, que implicam uma discussão não só dos métodos pedagógicos, como também das aprendizagens. Quer isto dizer, que as tecnologias, constantemente renovadas ao longo dos tempos, podem não corresponder a processos de inovação se não forem baseadas em perspetivas construcionistas, em que a matética adquire a centralidade pedagógica, de acordo com os princípios da aprendizagem construcionista de Papert (2008; 1985). |
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Currículo, tecnologias e inovação : para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionaisCurriculum innovation and technology : towards na discussion of learning in eductional contextsCurrículoInovaçãoTecnologiasAprendizagemConstrucionismoCurriculumInnovationTechnologiesLearningConstructionismNa discussão contemporânea dos estudos curriculares, sobretudo entre paradigmas da modernidade e pós-modernidade (Pacheco, 2012; 2013a; Lipovetsky, 2012), o currículo está associado à inovação (Fino, 2008; 2009) e às tecnologias (Mendes, Pacheco & Sossai, 2010), i.e., à mudança, que se pretende sucessiva e permanente, e à sociedade da informação, cada vez mais suprassumindo uma natureza reticular (Castells, 2002). Com a escrita deste artigo, procuramos explorar a relação entre currículo, inovação e tecnologias no contexto escolar, recorrendo à análise das orientações curriculares portuguesas, tendo por base alguns dos pressupostos teóricos ligados ao construcionismo (Papert, 1985). Explora-se, ainda, o significado da linguagem de aprendizagem, face à linguagem da educação (Biesta, 2013) em função das políticas de partilha de conhecimento (Steiner-Khamsi, 2012) e do modelo pós-burocrático de gestão (Maroy, 2012), que originam um novo significado para as tecnologias em contexto educacionais. Deste modo, entendemos que as tecnologias são ferramentas cognitivas (Jonassen, 2007) que tendem para novas abordagens curriculares, que implicam uma discussão não só dos métodos pedagógicos, como também das aprendizagens. Quer isto dizer, que as tecnologias, constantemente renovadas ao longo dos tempos, podem não corresponder a processos de inovação se não forem baseadas em perspetivas construcionistas, em que a matética adquire a centralidade pedagógica, de acordo com os princípios da aprendizagem construcionista de Papert (2008; 1985).The contemporary debate about curriculum studies, mainly between paradigms of modernity and postmodernity (Pacheco, 2012; 2013a; Lipovetsky, 2010 ), the curriculum is linked to innovation (Fino, 2008; 2009) and technologies (Mendes, Pacheco & Sossai, 2010 ), i. e., towards the changing, which intend to be successive and permanent, and to the information society, increasingly assuming a reticular nature (Castells, 2002). ln this article, we explore the relationship between curriculum, innovation and technology in schools, using the analysis of the Portuguese curriculum guidelines, based on the theoretical assumptions related to Papert's constructionism (Papert, 1985). We also explore the meaning of the language learning, given the language of education (Biesta, 2013) according to the policies of sharing knowledge (Steiner-Khamsi, 2012) and the post-bureaucratic model of management (Maroy, 2012), which brings a new meaning to the technologies in educational context. Therefore, we believe that technologies are cognitive tools (Jonassen, 2007) that tend to new curricular approaches, involving not only a discussion of teaching methods, but also methods of learning. ln this sense, technologies, constantly renewed over the ages, may not match the innovation process unless they are based on constructionist perspectives, in which mathetics acquires centrality t eaching, according to Papert's constructionist learning principies (Papert, 2008; 1985).Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoPestana, TâniaPacheco, José Augusto20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30822por1984-723810.5965/198472381427201345http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381427201345info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:42.576612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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