Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36953 |
Resumo: | A realização do presente relatório concretizou-se no âmbito da unidade curricular de Estágio, que se integra no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Concluída a parte teórica, este curso prossegue com uma vertente mais prática, operacionalizado através da realização de um Estágio, que integra experiências em três contextos específicos da prática clínica, representados pelos módulos de Saúde Infantil, Serviços de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica e Serviços de Urgência Pediátrica e Neonatologia; cada um destes módulos tem uma duração de cento e oitenta horas de contacto e setenta horas de trabalho individual. Reconhecidas as competências preconizadas pelo curso e considerando as previamente adquiridas através da experiência profissional, delineei objetivos, pessoais e específicos, operacionalizáveis através de atividades, que refletissem o meu crescimento profissional e, consequentemente, a aquisição e/ou aprimoramento dessas competências. Não descurando a importância das experiências prévias, pois estas constituíram a base, a partir da qual, foi possível evoluir, creio que a possibilidade de intervenção nos contextos familiar e comunitário representou, sem dúvida, o maior contributo para a minha evolução profissional. Destaca-se a oportunidade de desenvolvimento de competências diferenciadas ao nível da assistência ao Recém-Nascido/criança/jovem saudável e no ensino/instrução sobre estratégias de promoção do desenvolvimento infantil/juvenil aos seus Pais/cuidadores, promovendo deste modo um exercício mais ativo e positivo da Parentalidade. A riqueza inerente à diversidade e especificidade dos contextos, associada a uma postura crítico-reflexiva contínua, constituíram elementos essenciais para o alcance da globalidade das competências a que me propus. A transposição dos conhecimentos teóricos para a prática clínica favoreceu a sua consolidação; a subsequente reflexão crítica acerca das oportunidades de aprendizagem permitiu o amadurecimento profissional e a construção de uma identidade profissional como Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. |
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Relatório de estágioEnfermagemSaúde infantilCompetênciasParentalidadeNursingChild healthSkillsParentingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA realização do presente relatório concretizou-se no âmbito da unidade curricular de Estágio, que se integra no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Concluída a parte teórica, este curso prossegue com uma vertente mais prática, operacionalizado através da realização de um Estágio, que integra experiências em três contextos específicos da prática clínica, representados pelos módulos de Saúde Infantil, Serviços de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica e Serviços de Urgência Pediátrica e Neonatologia; cada um destes módulos tem uma duração de cento e oitenta horas de contacto e setenta horas de trabalho individual. Reconhecidas as competências preconizadas pelo curso e considerando as previamente adquiridas através da experiência profissional, delineei objetivos, pessoais e específicos, operacionalizáveis através de atividades, que refletissem o meu crescimento profissional e, consequentemente, a aquisição e/ou aprimoramento dessas competências. Não descurando a importância das experiências prévias, pois estas constituíram a base, a partir da qual, foi possível evoluir, creio que a possibilidade de intervenção nos contextos familiar e comunitário representou, sem dúvida, o maior contributo para a minha evolução profissional. Destaca-se a oportunidade de desenvolvimento de competências diferenciadas ao nível da assistência ao Recém-Nascido/criança/jovem saudável e no ensino/instrução sobre estratégias de promoção do desenvolvimento infantil/juvenil aos seus Pais/cuidadores, promovendo deste modo um exercício mais ativo e positivo da Parentalidade. A riqueza inerente à diversidade e especificidade dos contextos, associada a uma postura crítico-reflexiva contínua, constituíram elementos essenciais para o alcance da globalidade das competências a que me propus. A transposição dos conhecimentos teóricos para a prática clínica favoreceu a sua consolidação; a subsequente reflexão crítica acerca das oportunidades de aprendizagem permitiu o amadurecimento profissional e a construção de uma identidade profissional como Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica.The completion of this report occurred under the internship course, which is in the curriculum of the Master's Degree in Nursing with specialization in Nursing Pediatric and Child Health. After the theoretical part, this course continues with a more practical part, operationalized by conducting an internship that integrates experience in three specific contexts of clinical practice, represented by modules of Child Health, Medical and Surgical Services in contexts of acute and chronic illness and Neonatology and Pediatric Emergency Services, each of these modules has a duration of one hundred and eighty contact hours and seventy hours of individual work. Having gathered all the recommended skills of the course and considering the previous skills acquired through work experience, I outlined personal and specific goals, actionable through activities that reflect my professional growth and, consequently, the acquisition and/or improving these skills. Not forgetting the importance of previous experiences, as these formed the basis from which it was possible to evolve, I believe that given the possibility of intervening in family and community contexts, represented undoubtedly to the greatest contribution to my professional development. I highlight the opportunity of developing many differentiated skills as in giving assistance to newborns/children/healthy youths and on educating/instructing on strategies to promote children/ youths to their parents/caregivers, thus promoting an exercise more active and positive of parenting. The richness inherent in the diversity and specificity of the contexts associated with a critical and reflective attitude continued were essential to the achievement of the overall skills that I set. The implementation of theoretical knowledge to clinical practice favored its consolidation; subsequent critical analysis of learning opportunities and professional maturity allowed the construction of a professional identity as a Nurse Specialist in Pediatric and Child Health.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Liliane Filipa Araújo2022-03-09T14:12:49Z2014-04-102013-042014-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36953TID:201494876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:02.429578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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