A avaliação das competências de oralidade na disciplina de Formação Musical: um estudo sobre os métodos e os processos de classificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Dino Samuel Cristão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18791
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido ao longo deste ano letivo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical e está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e caracteriza a instituição onde decorreu a prática de ensino supervisionada e foca-se num dos instrumentos de aprendizagem: a observação. O segundo capítulo retrata a mesma prática nos vários campos pedagógicos como sendo a planificação, a lecionação e reflexão. Estes pontos serão contextualizados segundo a experiência vivida durante o estágio e fundamentados com referências bibliográficas. O parâmetro da avaliação será abordado no terceiro capítulo. Este descreve o projeto de investigação que teve como principal objetivo perceber se diferentes tipos de métodos de classificação na prova que avalia a oralidade, produzem diferentes resultados e que implicações podem ter no processo de avaliação. Esta investigação foi realizada em duas turmas de ciclos de estudos diferentes e para a sua implementação foi utilizado o método de investigação-ação. As conclusões finais, permitem elucidar a adequação da investigação, atestando a importância de o professor refletir sobre as suas práticas nos momentos de avaliação oral, a influência que os métodos de classificação podem ter no resultado final e a credibilidade que os mesmos podem conferir ao processo.
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spelling A avaliação das competências de oralidade na disciplina de Formação Musical: um estudo sobre os métodos e os processos de classificaçãoFormação musicalAvaliaçãoOralidadeMétodos de classificaçãoMusical TrainingEvaluationOralityClassification methodsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi desenvolvido ao longo deste ano letivo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical e está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e caracteriza a instituição onde decorreu a prática de ensino supervisionada e foca-se num dos instrumentos de aprendizagem: a observação. O segundo capítulo retrata a mesma prática nos vários campos pedagógicos como sendo a planificação, a lecionação e reflexão. Estes pontos serão contextualizados segundo a experiência vivida durante o estágio e fundamentados com referências bibliográficas. O parâmetro da avaliação será abordado no terceiro capítulo. Este descreve o projeto de investigação que teve como principal objetivo perceber se diferentes tipos de métodos de classificação na prova que avalia a oralidade, produzem diferentes resultados e que implicações podem ter no processo de avaliação. Esta investigação foi realizada em duas turmas de ciclos de estudos diferentes e para a sua implementação foi utilizado o método de investigação-ação. As conclusões finais, permitem elucidar a adequação da investigação, atestando a importância de o professor refletir sobre as suas práticas nos momentos de avaliação oral, a influência que os métodos de classificação podem ter no resultado final e a credibilidade que os mesmos podem conferir ao processo.This internship report was written throughout the school year, under the Master of Music Teaching – Musical Training branch, and is organized in three chapters. The first chapter describes and characterizes the institution where supervised teaching took place and focuses on one of the learning tools: observation. The second chapter portrays the same practice in the various pedagogical fields, as planning, teaching and reflection. These concepts will be contextualized according to the experience lived during the internship and based on the bibliographic references. The evaluation parameter will be covered in the third chapter. This describes the research project whose main objective was to understand if different types of classification methods in the oral evaluation test produce different results and what implications they may have on the evaluation process. This research was carried in two classes of different study cycles and for its implementation the research-action method was used. The conclusion allows us to clarify the adequacy of the research, attesting to the importance of the teacher’s reflection on his or her practices in the moments of oral evaluation, the influence that classification methods can have on the final outcome and the credibility they can give to the process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreFerreira, SóniaBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGabriel, Dino Samuel Cristão2021-10-26T13:44:36Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18791TID:202826511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:51.457552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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