Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ezenice Costa de Freitas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Telma Cristina Martins dos, Pacífico, Juracy Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959
Resumo: Este artigo aborda a relação da oralidade com a linguagem musical e objetivou apresentar propostas que auxiliem no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos e do Referencial Curricular para a Educação para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) em discussão com abordagens de pedagogos e educadores musicais como Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento (2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) e Jeandot (1990), além de textos de revistas que enfatizam a Educação Infantil. Os resultados apontam que a junção da oralidade com a linguagem musical constitui um dueto de sucesso no ambiente escolar com as crianças, existindo ainda muitos desafios a serem transpostos neste processo.
id UNIR-3_38daa89e14e3ba3fc2da8023d88fa85c
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2959
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantilOrality and musical language: encounters and disengues in child educationOralidad y lenguaje musical: encuentros y desenganches en la educación infantilPalavras ChaveOralidade. Educação Musical. Educação Infantil.Ciências sociaisEducaçãoOrales. Educación musical. educación Infantil.Orality. Musical education. Child educationEste artigo aborda a relação da oralidade com a linguagem musical e objetivou apresentar propostas que auxiliem no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos e do Referencial Curricular para a Educação para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) em discussão com abordagens de pedagogos e educadores musicais como Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento (2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) e Jeandot (1990), além de textos de revistas que enfatizam a Educação Infantil. Os resultados apontam que a junção da oralidade com a linguagem musical constitui um dueto de sucesso no ambiente escolar com as crianças, existindo ainda muitos desafios a serem transpostos neste processo.This article approaches the relation of orality with the musical language and aims to present proposals that aid in the development of children in Early Childhood Education. It was developed from bibliographical studies and the Curriculum Framework for Education for Early Childhood Education (BRAZIL, 1998) in a discussion with approaches of pedagogues and musical educators such as Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento 2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) and Jeandot (1990), as well as journal articles emphasizing Early Childhood Education. The results show that the combination of orality with musical language constitutes a successful duet in the school environment with children, and there are still many challenges to be overcome in this process.Este artículo aborda la relación de oralidad con el lenguaje musical y pretende presentar propuestas que ayuden en el desarrollo de niños en la Educación Infantil. En el caso de los alumnos de la escuela primaria, los alumnos de la escuela primaria y secundaria de la escuela primaria de enseñanza superior, , Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) y Jeandot (1990), así como artículos de revistas que enfatizan la educación infantil. Los resultados muestran que la combinación de oralidad con lenguaje musical constituye un dueto exitoso en el ambiente escolar con niños, y todavía hay muchos desafíos a ser superados en este proceso.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/295910.26568/2359-2087.2017.2959EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 159-1762359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959/2149Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Ezenice Costa de FreitasSantos, Telma Cristina Martins dosPacífico, Juracy Machado2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2959Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
Orality and musical language: encounters and disengues in child education
Oralidad y lenguaje musical: encuentros y desenganches en la educación infantil
title Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
spellingShingle Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
Bezerra, Ezenice Costa de Freitas
Palavras Chave
Oralidade. Educação Musical. Educação Infantil.
Ciências sociais
Educação
Orales. Educación musical. educación Infantil.
Orality. Musical education. Child education
title_short Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
title_full Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
title_fullStr Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
title_full_unstemmed Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
title_sort Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
author Bezerra, Ezenice Costa de Freitas
author_facet Bezerra, Ezenice Costa de Freitas
Santos, Telma Cristina Martins dos
Pacífico, Juracy Machado
author_role author
author2 Santos, Telma Cristina Martins dos
Pacífico, Juracy Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ezenice Costa de Freitas
Santos, Telma Cristina Martins dos
Pacífico, Juracy Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras Chave
Oralidade. Educação Musical. Educação Infantil.
Ciências sociais
Educação
Orales. Educación musical. educación Infantil.
Orality. Musical education. Child education
topic Palavras Chave
Oralidade. Educação Musical. Educação Infantil.
Ciências sociais
Educação
Orales. Educación musical. educación Infantil.
Orality. Musical education. Child education
description Este artigo aborda a relação da oralidade com a linguagem musical e objetivou apresentar propostas que auxiliem no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos e do Referencial Curricular para a Educação para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) em discussão com abordagens de pedagogos e educadores musicais como Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento (2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) e Jeandot (1990), além de textos de revistas que enfatizam a Educação Infantil. Os resultados apontam que a junção da oralidade com a linguagem musical constitui um dueto de sucesso no ambiente escolar com as crianças, existindo ainda muitos desafios a serem transpostos neste processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959
10.26568/2359-2087.2017.2959
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2017.2959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959/2149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 159-176
2359-2087
2359-2087
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542147256320