Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959 |
Resumo: | Este artigo aborda a relação da oralidade com a linguagem musical e objetivou apresentar propostas que auxiliem no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos e do Referencial Curricular para a Educação para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) em discussão com abordagens de pedagogos e educadores musicais como Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento (2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) e Jeandot (1990), além de textos de revistas que enfatizam a Educação Infantil. Os resultados apontam que a junção da oralidade com a linguagem musical constitui um dueto de sucesso no ambiente escolar com as crianças, existindo ainda muitos desafios a serem transpostos neste processo. |
id |
UNIR-3_38daa89e14e3ba3fc2da8023d88fa85c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2959 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantilOrality and musical language: encounters and disengues in child educationOralidad y lenguaje musical: encuentros y desenganches en la educación infantilPalavras ChaveOralidade. Educação Musical. Educação Infantil.Ciências sociaisEducaçãoOrales. Educación musical. educación Infantil.Orality. Musical education. Child educationEste artigo aborda a relação da oralidade com a linguagem musical e objetivou apresentar propostas que auxiliem no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos e do Referencial Curricular para a Educação para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) em discussão com abordagens de pedagogos e educadores musicais como Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento (2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) e Jeandot (1990), além de textos de revistas que enfatizam a Educação Infantil. Os resultados apontam que a junção da oralidade com a linguagem musical constitui um dueto de sucesso no ambiente escolar com as crianças, existindo ainda muitos desafios a serem transpostos neste processo.This article approaches the relation of orality with the musical language and aims to present proposals that aid in the development of children in Early Childhood Education. It was developed from bibliographical studies and the Curriculum Framework for Education for Early Childhood Education (BRAZIL, 1998) in a discussion with approaches of pedagogues and musical educators such as Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento 2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) and Jeandot (1990), as well as journal articles emphasizing Early Childhood Education. The results show that the combination of orality with musical language constitutes a successful duet in the school environment with children, and there are still many challenges to be overcome in this process.Este artículo aborda la relación de oralidad con el lenguaje musical y pretende presentar propuestas que ayuden en el desarrollo de niños en la Educación Infantil. En el caso de los alumnos de la escuela primaria, los alumnos de la escuela primaria y secundaria de la escuela primaria de enseñanza superior, , Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) y Jeandot (1990), así como artículos de revistas que enfatizan la educación infantil. Los resultados muestran que la combinación de oralidad con lenguaje musical constituye un dueto exitoso en el ambiente escolar con niños, y todavía hay muchos desafíos a ser superados en este proceso.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/295910.26568/2359-2087.2017.2959EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 159-1762359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959/2149Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Ezenice Costa de FreitasSantos, Telma Cristina Martins dosPacífico, Juracy Machado2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2959Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil Orality and musical language: encounters and disengues in child education Oralidad y lenguaje musical: encuentros y desenganches en la educación infantil |
title |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil |
spellingShingle |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil Bezerra, Ezenice Costa de Freitas Palavras Chave Oralidade. Educação Musical. Educação Infantil. Ciências sociais Educação Orales. Educación musical. educación Infantil. Orality. Musical education. Child education |
title_short |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil |
title_full |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil |
title_fullStr |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil |
title_sort |
Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil |
author |
Bezerra, Ezenice Costa de Freitas |
author_facet |
Bezerra, Ezenice Costa de Freitas Santos, Telma Cristina Martins dos Pacífico, Juracy Machado |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Telma Cristina Martins dos Pacífico, Juracy Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Ezenice Costa de Freitas Santos, Telma Cristina Martins dos Pacífico, Juracy Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras Chave Oralidade. Educação Musical. Educação Infantil. Ciências sociais Educação Orales. Educación musical. educación Infantil. Orality. Musical education. Child education |
topic |
Palavras Chave Oralidade. Educação Musical. Educação Infantil. Ciências sociais Educação Orales. Educación musical. educación Infantil. Orality. Musical education. Child education |
description |
Este artigo aborda a relação da oralidade com a linguagem musical e objetivou apresentar propostas que auxiliem no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos e do Referencial Curricular para a Educação para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) em discussão com abordagens de pedagogos e educadores musicais como Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento (2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) e Jeandot (1990), além de textos de revistas que enfatizam a Educação Infantil. Os resultados apontam que a junção da oralidade com a linguagem musical constitui um dueto de sucesso no ambiente escolar com as crianças, existindo ainda muitos desafios a serem transpostos neste processo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959 10.26568/2359-2087.2017.2959 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2017.2959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959/2149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 159-176 2359-2087 2359-2087 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542147256320 |