Ensino de ciências centrado no trabalho prático: contributo para a formação de professores do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Isabel Tavares Oliveira Marques
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4994
Resumo: A realização de Trabalho Prático (TP) no ensino das ciências, numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa (EPP) em contexto CTS, não tem nas escolas do 1º Ciclo a visibilidade e o reconhecimento, que o Currículo Nacional lhe atribui. Consciente de que as razões dessa situação se prendem, essencialmente, com a desvalorização da área das Ciências relativamente a outras, a insuficiente formação em Didáctica das Ciências dos professores em exercício e a existência de poucos materiais didácticos de suporte ao TP, partindo de um quadro teórico decorrente da Investigação em Didáctica das Ciências, concebeu-se o presente estudo de natureza empírica. Para o efeito desenvolveu-se um Programa de Formação (PF) envolvendo cinco professores do 1º Ciclo, em exercício de funções e com diferentes tipos de formação inicial. As questões a que se pretendeu dar resposta estavam directamente relacionadas com o PF: Será o projecto de formação passível de suscitar e desenvolver novas competências de ordem pessoal e profissional, promotoras de mudanças nas práticas do Ensino das Ciências, em professores com diferentes tipos de formação? Qual o impacte do PF nas práticas didáctico-pedagógicas dos professores sobre o Ensino das Ciências centrado no Trabalho Prático? Para o desenvolvimento do estudo foram consideradas três fases. Na primeira, através de entrevistas clínicas semi-estruturadas, fez-se o levantamento das concepções dos cinco professores sobre a importância atribuída ao TP no âmbito do ensino das Ciências, o tipo de actividades por eles desenvolvidas e as dificuldades sentidas na sua organização. A partir das ideias identificadas por análise de conteúdo do discurso produzido pelos professores, foi concebido um PF sobre três temas do Programa do 1º Ciclo e adaptados e produzidos recursos didácticos de suporte às diferentes actividades propostas. Na segunda fase foi implementado o PF, num total de nove sessões de duas horas cada. Após este PF os professores desenvolveram as actividades nas respectivas turmas de forma autónoma. No final do ano lectivo (terceira fase) foram realizadas entrevistas clínicas semi-estruturadas a grupos de alunos das turmas dos professores envolvidos no PF, recolheram-se produtos de trabalho por eles realizados em situação de sala de aula e realizaram-se novas entrevistas clínicas semi-estruturadas aos professores. Os dados recolhidos e posteriormente analisados permitiram concluir que o impacte imediato do PF foi muito positivo, pois verificou-se que permitiu aos professores construírem novas competências pessoais e profissionais que se reflectiram numa mudança na leitura que os mesmos fazem do programa de Ciências, na forma como perspectivam o seu ensino e nas concepções que tinham sobre o TP. Evidenciaram, ainda, uma grande confiança nas aprendizagens construídas, o que lhes permitiu transpor para a sala de aula actividades inovadoras, numa perspectiva de EPP em contexto CTS, com materiais didácticos adequados a cada situação. A revisão da literatura, que foi realizada ao longo de todo o processo, permite afirmar que o estudo representa um contributo a ter em conta na organização de programas de formação contínua de professores do 1º Ciclo, no âmbito do Ensino das Ciências.
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As questões a que se pretendeu dar resposta estavam directamente relacionadas com o PF: Será o projecto de formação passível de suscitar e desenvolver novas competências de ordem pessoal e profissional, promotoras de mudanças nas práticas do Ensino das Ciências, em professores com diferentes tipos de formação? Qual o impacte do PF nas práticas didáctico-pedagógicas dos professores sobre o Ensino das Ciências centrado no Trabalho Prático? Para o desenvolvimento do estudo foram consideradas três fases. Na primeira, através de entrevistas clínicas semi-estruturadas, fez-se o levantamento das concepções dos cinco professores sobre a importância atribuída ao TP no âmbito do ensino das Ciências, o tipo de actividades por eles desenvolvidas e as dificuldades sentidas na sua organização. A partir das ideias identificadas por análise de conteúdo do discurso produzido pelos professores, foi concebido um PF sobre três temas do Programa do 1º Ciclo e adaptados e produzidos recursos didácticos de suporte às diferentes actividades propostas. Na segunda fase foi implementado o PF, num total de nove sessões de duas horas cada. Após este PF os professores desenvolveram as actividades nas respectivas turmas de forma autónoma. No final do ano lectivo (terceira fase) foram realizadas entrevistas clínicas semi-estruturadas a grupos de alunos das turmas dos professores envolvidos no PF, recolheram-se produtos de trabalho por eles realizados em situação de sala de aula e realizaram-se novas entrevistas clínicas semi-estruturadas aos professores. Os dados recolhidos e posteriormente analisados permitiram concluir que o impacte imediato do PF foi muito positivo, pois verificou-se que permitiu aos professores construírem novas competências pessoais e profissionais que se reflectiram numa mudança na leitura que os mesmos fazem do programa de Ciências, na forma como perspectivam o seu ensino e nas concepções que tinham sobre o TP. Evidenciaram, ainda, uma grande confiança nas aprendizagens construídas, o que lhes permitiu transpor para a sala de aula actividades inovadoras, numa perspectiva de EPP em contexto CTS, com materiais didácticos adequados a cada situação. A revisão da literatura, que foi realizada ao longo de todo o processo, permite afirmar que o estudo representa um contributo a ter em conta na organização de programas de formação contínua de professores do 1º Ciclo, no âmbito do Ensino das Ciências.The accomplishment of practical activities in the teaching of science in primary school through a research-based teaching approach and in a STS context has by no means the visibility and recognition which the National Curriculum so ascribes. We are aware that the reasons for the aforementioned situation is essentially based on the depreciation of the science area comparatively to other subject areas, the insufficient teachers education in the area of didactics of sciences and the existence of very few didactic resources for practical classroom work. Therefore, the present empirical study, encompasses a theoretical framework deriving from the research in didactics of sciences, was conceived. For this purpose, a Training Programme (TP) was developed which involved five in-service primary school teachers with different types of initial training programmes. The questions to which we seek an answer for were directly related to the TP: Is the training project able to raise and develop new personal and professional skills, which foster change in the teaching of sciences with regard to teachers whom attained different types of training? Which shall be the impact of the TP in the pedagogical-didactic practises of teachers pertaining to the teaching of sciences, which are centred on practical activities? For the development of this study three phases were taken into consideration. In the first phase, semi-structured interviews were conducted by surveying the five teachers concerning the importance placed on practical activities in the science teaching sphere, the sort of activities carried out by them and the difficulties felt whilst their organization. From the ideas identified by analysing the content of the teachers’ discourse, a Training Programme was elaborated concerning three subjects included in the primary school syllabus and adapted didactic resources for the several proposed activities were produced. In the second phase, a TP was implemented in the totality of nine sessions two hours long. Henceforth, the teachers carried out the activities in an autonomous way, in their respective classes. At the end of the school year (third phase), semi-structured interviews were made to groups of students who were part of the classes of the teachers involved in the TP. Classroom assignments, which were accomplished by the students during classes, were collected and new semi-structured interviews were carried out once again to the teachers. The data collected and subsequently analysed, leads to the conclusion that the TP’s immediate impact was positive, given that it enabled the teachers to gain new personal and professional skills. The change in the interpretation of the science syllabus, the manner which they precept their teaching and the concepts attained from practical activities, were revealed by the aforementioned gained skills. Reliance on built learning was equally evidenced, which enabled the transposition of innovative activities into the classroom by resorting to a researched-based teaching approach and to a STS context, together with didactic resources, which were adapted to each situation. The literature review, which was conducted throughout this process, enables to state that this study is a contribute to take into account when organizing on-going training programmes targeted at primary school teachers with regard to the teaching of sciences.Universidade de Aveiro2012-01-02T15:22:16Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4994porAlmeida, Maria Isabel Tavares Oliveira Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:06:17Zoai:ria.ua.pt:10773/4994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:51.112943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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