Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7898 |
Resumo: | O presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra- se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a segunda, a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no 1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas quer a nível profissional, pessoal e social. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada na produção, propagação e receção do som promoveu a evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças, sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Os dados indicam ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. |
id |
RCAP_1d87f07e2bc44669f5ecbde62d16cc7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.Contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática acerca do som – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloEnsino da matemáticaEnsino das Ciências NaturaisAprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra- se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a segunda, a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no 1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas quer a nível profissional, pessoal e social. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada na produção, propagação e receção do som promoveu a evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças, sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Os dados indicam ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaIC-OnlineFerreira, Patrícia Sofia Fialho2022-11-29T14:30:52Z2022-06-232022-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7898TID:203107942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:10Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:43.710965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática acerca do som – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade |
title |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. |
spellingShingle |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ferreira, Patrícia Sofia Fialho Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Ensino da matemática Ensino das Ciências Naturais Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. |
title_full |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. |
title_fullStr |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. |
title_full_unstemmed |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. |
title_sort |
Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. |
author |
Ferreira, Patrícia Sofia Fialho |
author_facet |
Ferreira, Patrícia Sofia Fialho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Patrícia Sofia Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Ensino da matemática Ensino das Ciências Naturais Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Ensino da matemática Ensino das Ciências Naturais Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra- se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a segunda, a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no 1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas quer a nível profissional, pessoal e social. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada na produção, propagação e receção do som promoveu a evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças, sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Os dados indicam ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-29T14:30:52Z 2022-06-23 2022-06-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7898 TID:203107942 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7898 |
identifier_str_mv |
TID:203107942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136999666352128 |