Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Sofia Fialho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7898
Resumo: O presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra- se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a segunda, a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no 1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas quer a nível profissional, pessoal e social. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada na produção, propagação e receção do som promoveu a evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças, sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Os dados indicam ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
id RCAP_1d87f07e2bc44669f5ecbde62d16cc7e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.Contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática acerca do som – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloEnsino da matemáticaEnsino das Ciências NaturaisAprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra- se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a segunda, a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no 1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas quer a nível profissional, pessoal e social. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada na produção, propagação e receção do som promoveu a evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças, sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Os dados indicam ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaIC-OnlineFerreira, Patrícia Sofia Fialho2022-11-29T14:30:52Z2022-06-232022-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7898TID:203107942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:10Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:43.710965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
Contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática acerca do som – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
title Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
spellingShingle Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
Ferreira, Patrícia Sofia Fialho
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ensino da matemática
Ensino das Ciências Naturais
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
title_full Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
title_fullStr Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
title_full_unstemmed Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
title_sort Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
author Ferreira, Patrícia Sofia Fialho
author_facet Ferreira, Patrícia Sofia Fialho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Patrícia Sofia Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ensino da matemática
Ensino das Ciências Naturais
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ensino da matemática
Ensino das Ciências Naturais
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra- se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a segunda, a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no 1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas quer a nível profissional, pessoal e social. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada na produção, propagação e receção do som promoveu a evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças, sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Os dados indicam ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29T14:30:52Z
2022-06-23
2022-06-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7898
TID:203107942
url http://hdl.handle.net/10400.8/7898
identifier_str_mv TID:203107942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136999666352128