Aplicação da tecnologia laser para a limpeza de superfícies metálicas na aeronáutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29833 |
Resumo: | Neste trabalho é proposto uma alternativa aos processos tradicionais de remoção do esquema de pintura de uma aeronave, utilizados na OGMA, Alverca. Este método consiste na utilização de laser Nd:YAG pulsado com comprimento de onda de 1064nm para remover o esquema de pintura das aeronaves militares como civis. Inicialmente foram testados diversos parâmetros a ter em consideração no manuseamento do laser, nomeadamente a intensidade de corrente (potência do laser), frequência do feixe laser e a velocidade de varrimento da amostra. Estes parâmetros foram estudados de modo a não ocorrer alteração do substrato metálico. O efeito do tratamento a laser foi avaliado recorrendo às técnicas de espetroscopia de Raman, perfilometria ótica 3D, refletância, ângulo de contacto, microscopia ótica e espetroscopia de raios-X por dispersão de energia. Os resultados obtidos por diversas técnicas comprovam a viabilidade e fiabilidade do processo de remoção do esquema de pintura. Os tratamentos a laser foram realizados em dois tipos de aeronaves: militares e civis. Os esquemas de pinturas de ambas as aeronaves são constituídas por um primário e por uma tinta de acabamento. Os testes realizados comprovam que é possível a remoção do esquema de pintura de uma forma eficaz utilizando um laser, não alterando a liga de alumínio encontrando-se em condições para receber o novo esquema de pintura. Para finalizar, verificou-se uma situação real, isto é, estimou-se o tempo que demoraria para remover todo o esquema de pintura de uma aeronave C-130H, aeronave militar. O estudo realizado mostrou que é possível a implementação desta tecnologia a nível industrial, contudo é requerido um laser com uma potência superior, devido às áreas elevadas de tratamento. Por tal, foi estimado o tempo de tratamento utilizando um laser existente no mercado, o CL600, e este foi reduzido para metade do tempo que a empresa OGMA necessita. Além disso, o processo tradicional, comparativamente à presente alternativa, é muito mais poluente para o meio ambiente, dispendioso em termos de recursos humanos e materiais consumíveis |
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Neste trabalho é proposto uma alternativa aos processos tradicionais de remoção do esquema de pintura de uma aeronave, utilizados na OGMA, Alverca. Este método consiste na utilização de laser Nd:YAG pulsado com comprimento de onda de 1064nm para remover o esquema de pintura das aeronaves militares como civis. Inicialmente foram testados diversos parâmetros a ter em consideração no manuseamento do laser, nomeadamente a intensidade de corrente (potência do laser), frequência do feixe laser e a velocidade de varrimento da amostra. Estes parâmetros foram estudados de modo a não ocorrer alteração do substrato metálico. O efeito do tratamento a laser foi avaliado recorrendo às técnicas de espetroscopia de Raman, perfilometria ótica 3D, refletância, ângulo de contacto, microscopia ótica e espetroscopia de raios-X por dispersão de energia. Os resultados obtidos por diversas técnicas comprovam a viabilidade e fiabilidade do processo de remoção do esquema de pintura. Os tratamentos a laser foram realizados em dois tipos de aeronaves: militares e civis. Os esquemas de pinturas de ambas as aeronaves são constituídas por um primário e por uma tinta de acabamento. Os testes realizados comprovam que é possível a remoção do esquema de pintura de uma forma eficaz utilizando um laser, não alterando a liga de alumínio encontrando-se em condições para receber o novo esquema de pintura. Para finalizar, verificou-se uma situação real, isto é, estimou-se o tempo que demoraria para remover todo o esquema de pintura de uma aeronave C-130H, aeronave militar. O estudo realizado mostrou que é possível a implementação desta tecnologia a nível industrial, contudo é requerido um laser com uma potência superior, devido às áreas elevadas de tratamento. Por tal, foi estimado o tempo de tratamento utilizando um laser existente no mercado, o CL600, e este foi reduzido para metade do tempo que a empresa OGMA necessita. Além disso, o processo tradicional, comparativamente à presente alternativa, é muito mais poluente para o meio ambiente, dispendioso em termos de recursos humanos e materiais consumíveis |
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