As crianças e a defesa do ambiente: um processo em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita Braga da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77935
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling As crianças e a defesa do ambiente: um processo em construçãoChildren and environmental protection: a process in constructionAmbienteCidadaniaCriançaEducação ambientalChildCitizenshipEnvironmentEnvironmental educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoProteger o meio ambiente, a nossa casa, é da responsabilidade de todos nós. Cabe a cada cidadão adotar práticas cada vez mais sustentáveis, capazes de preservar os recursos existentes e de atenuar as alterações climáticas. Para que isso aconteça e para que, no futuro, a situação do nosso planeta melhore, é fundamental educar, desde cedo, as crianças para a defesa do ambiente. O presente relatório de estágio, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta um projeto de intervenção e de investigação pedagógica desenvolvido nesses dois contextos educativos. A temática do projeto emergiu de uma observação participante, onde me pude deparar com um grande interesse das crianças relativamente ao meio ambiente. Desta forma, implementou-se um projeto que possibilitasse perceber se as crianças conhecem e utilizam práticas de defesa do ambiente. Neste sentido, os objetivos deste projeto passaram por sensibilizar as crianças para a necessidade de preservação do meio ambiente, dar-lhes a conhecer práticas sustentáveis, promover uma cidadania ativa e envolver a família no processo educativo das crianças. O projeto sustentou-se numa metodologia de investigação-ação, seguindo as etapas de planificação, ação, observação e reflexão constante sobre a prática, o que permitiu proporcionar às crianças atividades enriquecedoras e diversificadas, em diversas áreas de saber. Neste estudo foram ainda analisadas as conceções familiares no âmbito da Educação Ambiental, antes e após a implementação do projeto, de modo a perceber as mudanças que ocorreram a nível familiar. De uma forma geral, o trabalho desenvolvido com as crianças de ambos os contextos educativos teve um impacto bastante positivo, sendo que estas fortaleceram a sua cidadania, sensibilizaram-se para a defesa do ambiente e para a sua mudança. A nível familiar, também as conceções ambientais foram melhoradas.Protect our environment, our home, is part of every person responsibility. It’s up to each one of us to adopt increasingly sustainable practices, capable of preserve existent resources and mitigate climate changes. For this to happen and to improve our planet future, its essential to educate children to protect the environment from an early age. This internship report, integrated in the educational plan of the master’s degree in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching of Basic Education, presents an intervention and pedagogical research project developed based in those two educational contexts. The project's theme emerged from a participant observation, where I was able to find a great interest of children in things related to the environment. Thus, was implemented a project that made possible to understand if children know and use practices to protect the environment. For that matter, the objectives for this project were to raise awareness for the needing of environment preservation, inform them about sustainable practices, to promote an active citizenship and involve their families in their educative process. The project was based on an action-research methodology, that consists of four stages, planning, action, observation and constant reflection about the practice, which allowed provide to children enriching and diversified activities in different areas. In this study, family conceptions within the scope of Environmental Education were also analyzed, before and after the implementation of the project, in order to understand the changes that occurred at the family level. In general, the work developed in both educational contexts had a very positive impact, helping children strengthen their citizenship, they became aware of environmental protection and environmental changes. At the family level, environmental concepts were also improved.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoCosta, Ana Rita Braga da2021-02-122021-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77935por202989143info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:02.142067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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