Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Ângela Gonzaga da.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13016
Resumo: Este trabalho monográfico tem como tema a Educação Ambiental: Uma proposta de aprendizagem e cidadania. A proposta da abordagem dessa temática tem a finalidade de conscientizar os indivíduos da problemática ambiental, bem como adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente e atribuir hábitos e atitudes de conservação do meio ambiente. Para tanto, a realização das atividades do projeto seguiu uma sequencia de tarefas que deu enfase para a concretização das tarefas propostas para o desenvolvimento de um trabalho sistemático sobre a educação ambiental. Em principio para uma melhor compreensão do tema abordado, foram aplicados questionários para docentes e discentes com questões que evidenciam as atitudes dos alunos diante do meio ambiente e a pratica pedagógica do professor em relação a educação ambiental no contexto escolar. Na analise dos questionários foram avaliadas as respostas dos docentes e alunos em relação as questões que enfatizavam suas atitudes diante da problemática ambiental. Com esta constatação foram devolvidas durante o estagio, atividades que enfocaram questões ambientais, na qual houve a analise dos dados do estagio evidenciando todo o percurso das tarefas abordadas sobre a temática de educação ambiental; alem disso, as dificuldades e as facilidades dos alunos diante das atividades aplicadas no estagio. Por fim enfocamos a conclusão, em que enfatizamos as metas e os objetivos que foram atingidos. Para o estudo do tema Educação Ambiental foi utilizada referenda de autores que deram subsídios para o desenvolvimento desse trabalho; contribuindo para uma visão mais significativa sobre o meio ambiente e suas problemáticas. A organização dos capítulos seguiu as seguintes etapas: Capitulo I , a Fundamentação teórica, com o conceito de educação Ambiental, Contexto histórico da Educação Ambiental, A consciência ambiental na escola, educação ambiental e Cidadania, e proteção ambiental: Uma questão de sobrevivência. No capitulo II ressaltam a metodologia da pesquisa e estudo de caso e no Capitulo III, a analise dos questionários dos professores e alunos, analise do estágio, a conclusão, as referências e os anexos.
id UFCG_94ae9f9d026f8072b86fb2aeaa1ffcc1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13016
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.Environmental education: a proposal for learning and citizenship.Educação ambientalEscola e ambienteCidadaniaenvironmental educationSchool and environmentCitizenshipEste trabalho monográfico tem como tema a Educação Ambiental: Uma proposta de aprendizagem e cidadania. A proposta da abordagem dessa temática tem a finalidade de conscientizar os indivíduos da problemática ambiental, bem como adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente e atribuir hábitos e atitudes de conservação do meio ambiente. Para tanto, a realização das atividades do projeto seguiu uma sequencia de tarefas que deu enfase para a concretização das tarefas propostas para o desenvolvimento de um trabalho sistemático sobre a educação ambiental. Em principio para uma melhor compreensão do tema abordado, foram aplicados questionários para docentes e discentes com questões que evidenciam as atitudes dos alunos diante do meio ambiente e a pratica pedagógica do professor em relação a educação ambiental no contexto escolar. Na analise dos questionários foram avaliadas as respostas dos docentes e alunos em relação as questões que enfatizavam suas atitudes diante da problemática ambiental. Com esta constatação foram devolvidas durante o estagio, atividades que enfocaram questões ambientais, na qual houve a analise dos dados do estagio evidenciando todo o percurso das tarefas abordadas sobre a temática de educação ambiental; alem disso, as dificuldades e as facilidades dos alunos diante das atividades aplicadas no estagio. Por fim enfocamos a conclusão, em que enfatizamos as metas e os objetivos que foram atingidos. Para o estudo do tema Educação Ambiental foi utilizada referenda de autores que deram subsídios para o desenvolvimento desse trabalho; contribuindo para uma visão mais significativa sobre o meio ambiente e suas problemáticas. A organização dos capítulos seguiu as seguintes etapas: Capitulo I , a Fundamentação teórica, com o conceito de educação Ambiental, Contexto histórico da Educação Ambiental, A consciência ambiental na escola, educação ambiental e Cidadania, e proteção ambiental: Uma questão de sobrevivência. No capitulo II ressaltam a metodologia da pesquisa e estudo de caso e no Capitulo III, a analise dos questionários dos professores e alunos, analise do estágio, a conclusão, as referências e os anexos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581COSTA, Ângela Gonzaga da.20092020-06-26T14:45:40Z2020-06-262020-06-26T14:45:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13016COSTA, Ângela Gonzaga da. Educação Ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:02:19Zoai:localhost:riufcg/13016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:02:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.
Environmental education: a proposal for learning and citizenship.
title Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.
spellingShingle Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.
COSTA, Ângela Gonzaga da.
Educação ambiental
Escola e ambiente
Cidadania
environmental education
School and environment
Citizenship
title_short Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.
title_full Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.
title_fullStr Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.
title_full_unstemmed Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.
title_sort Educação ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania.
author COSTA, Ângela Gonzaga da.
author_facet COSTA, Ângela Gonzaga da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Ângela Gonzaga da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Escola e ambiente
Cidadania
environmental education
School and environment
Citizenship
topic Educação ambiental
Escola e ambiente
Cidadania
environmental education
School and environment
Citizenship
description Este trabalho monográfico tem como tema a Educação Ambiental: Uma proposta de aprendizagem e cidadania. A proposta da abordagem dessa temática tem a finalidade de conscientizar os indivíduos da problemática ambiental, bem como adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente e atribuir hábitos e atitudes de conservação do meio ambiente. Para tanto, a realização das atividades do projeto seguiu uma sequencia de tarefas que deu enfase para a concretização das tarefas propostas para o desenvolvimento de um trabalho sistemático sobre a educação ambiental. Em principio para uma melhor compreensão do tema abordado, foram aplicados questionários para docentes e discentes com questões que evidenciam as atitudes dos alunos diante do meio ambiente e a pratica pedagógica do professor em relação a educação ambiental no contexto escolar. Na analise dos questionários foram avaliadas as respostas dos docentes e alunos em relação as questões que enfatizavam suas atitudes diante da problemática ambiental. Com esta constatação foram devolvidas durante o estagio, atividades que enfocaram questões ambientais, na qual houve a analise dos dados do estagio evidenciando todo o percurso das tarefas abordadas sobre a temática de educação ambiental; alem disso, as dificuldades e as facilidades dos alunos diante das atividades aplicadas no estagio. Por fim enfocamos a conclusão, em que enfatizamos as metas e os objetivos que foram atingidos. Para o estudo do tema Educação Ambiental foi utilizada referenda de autores que deram subsídios para o desenvolvimento desse trabalho; contribuindo para uma visão mais significativa sobre o meio ambiente e suas problemáticas. A organização dos capítulos seguiu as seguintes etapas: Capitulo I , a Fundamentação teórica, com o conceito de educação Ambiental, Contexto histórico da Educação Ambiental, A consciência ambiental na escola, educação ambiental e Cidadania, e proteção ambiental: Uma questão de sobrevivência. No capitulo II ressaltam a metodologia da pesquisa e estudo de caso e no Capitulo III, a analise dos questionários dos professores e alunos, analise do estágio, a conclusão, as referências e os anexos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T14:45:40Z
2020-06-26
2020-06-26T14:45:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13016
COSTA, Ângela Gonzaga da. Educação Ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13016
identifier_str_mv COSTA, Ângela Gonzaga da. Educação Ambiental: uma proposta de aprendizagem e cidadania. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445172613120