Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3959 |
Resumo: | O Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online. Higher Education systems have been constantly changing in order to accommodate the demands of a knowledge and information society which is constantly evolving due to technological advances. Thus, they have a key social and pedagogical role to meet, enabling an effective inclusion of individuals in today's labour market. This article presents a reflection on assessment, which is, undoubtedly an important part of the learning process, with particular relevance to online assessment, anchored in concepts like "authentic assessment” and “sustainable assessment". Assessment is vital in the learning process and should not be limited to the classifying function. Instead, it should promote deep learning, through the application of a myriad of tools and assessment strategies. E-learning plays an important role in higher education and, to ensure its credibility, a lot of research has been done about assessment in online environments. We will also address the relevance of the social network ePortfolio as an outstanding tool in online assessment. |
id |
RCAP_3997f6b5dd7e4dabb1ca343ce24e12f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede socialAn approach to online assessment in higher education: social networked eportfoliosAvaliaçãoAvaliação onlinee-portfolioAssessmentOnline assessmente-portfolioO Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online. Higher Education systems have been constantly changing in order to accommodate the demands of a knowledge and information society which is constantly evolving due to technological advances. Thus, they have a key social and pedagogical role to meet, enabling an effective inclusion of individuals in today's labour market. This article presents a reflection on assessment, which is, undoubtedly an important part of the learning process, with particular relevance to online assessment, anchored in concepts like "authentic assessment” and “sustainable assessment". Assessment is vital in the learning process and should not be limited to the classifying function. Instead, it should promote deep learning, through the application of a myriad of tools and assessment strategies. E-learning plays an important role in higher education and, to ensure its credibility, a lot of research has been done about assessment in online environments. We will also address the relevance of the social network ePortfolio as an outstanding tool in online assessment.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBCruz, CláudiaAraújo, Isabel MariaPereira, LuísMartins, Maria de Lurdes2011-04-06T11:18:29Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3959porCruz, Cláudia; Araújo, Isabel; Pereira, Luís; Martins, Maria de Lurdes (2010). Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 3-271645-477410.34620/eduser.v2i2.26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:36.518457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social An approach to online assessment in higher education: social networked eportfolios |
title |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social |
spellingShingle |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social Cruz, Cláudia Avaliação Avaliação online e-portfolio Assessment Online assessment e-portfolio |
title_short |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social |
title_full |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social |
title_fullStr |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social |
title_sort |
Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social |
author |
Cruz, Cláudia |
author_facet |
Cruz, Cláudia Araújo, Isabel Maria Pereira, Luís Martins, Maria de Lurdes |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Isabel Maria Pereira, Luís Martins, Maria de Lurdes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Cláudia Araújo, Isabel Maria Pereira, Luís Martins, Maria de Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Avaliação online e-portfolio Assessment Online assessment e-portfolio |
topic |
Avaliação Avaliação online e-portfolio Assessment Online assessment e-portfolio |
description |
O Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online. Higher Education systems have been constantly changing in order to accommodate the demands of a knowledge and information society which is constantly evolving due to technological advances. Thus, they have a key social and pedagogical role to meet, enabling an effective inclusion of individuals in today's labour market. This article presents a reflection on assessment, which is, undoubtedly an important part of the learning process, with particular relevance to online assessment, anchored in concepts like "authentic assessment” and “sustainable assessment". Assessment is vital in the learning process and should not be limited to the classifying function. Instead, it should promote deep learning, through the application of a myriad of tools and assessment strategies. E-learning plays an important role in higher education and, to ensure its credibility, a lot of research has been done about assessment in online environments. We will also address the relevance of the social network ePortfolio as an outstanding tool in online assessment. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-04-06T11:18:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3959 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cruz, Cláudia; Araújo, Isabel; Pereira, Luís; Martins, Maria de Lurdes (2010). Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 3-27 1645-4774 10.34620/eduser.v2i2.26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135175589756928 |