Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Cláudia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Araújo, Isabel Maria, Pereira, Luís, Martins, Maria de Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3959
Resumo: O Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online. Higher Education systems have been constantly changing in order to accommodate the demands of a knowledge and information society which is constantly evolving due to technological advances. Thus, they have a key social and pedagogical role to meet, enabling an effective inclusion of individuals in today's labour market. This article presents a reflection on assessment, which is, undoubtedly an important part of the learning process, with particular relevance to online assessment, anchored in concepts like "authentic assessment” and “sustainable assessment". Assessment is vital in the learning process and should not be limited to the classifying function. Instead, it should promote deep learning, through the application of a myriad of tools and assessment strategies. E-learning plays an important role in higher education and, to ensure its credibility, a lot of research has been done about assessment in online environments. We will also address the relevance of the social network ePortfolio as an outstanding tool in online assessment.
id RCAP_3997f6b5dd7e4dabb1ca343ce24e12f9
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede socialAn approach to online assessment in higher education: social networked eportfoliosAvaliaçãoAvaliação onlinee-portfolioAssessmentOnline assessmente-portfolioO Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online. Higher Education systems have been constantly changing in order to accommodate the demands of a knowledge and information society which is constantly evolving due to technological advances. Thus, they have a key social and pedagogical role to meet, enabling an effective inclusion of individuals in today's labour market. This article presents a reflection on assessment, which is, undoubtedly an important part of the learning process, with particular relevance to online assessment, anchored in concepts like "authentic assessment” and “sustainable assessment". Assessment is vital in the learning process and should not be limited to the classifying function. Instead, it should promote deep learning, through the application of a myriad of tools and assessment strategies. E-learning plays an important role in higher education and, to ensure its credibility, a lot of research has been done about assessment in online environments. We will also address the relevance of the social network ePortfolio as an outstanding tool in online assessment.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBCruz, CláudiaAraújo, Isabel MariaPereira, LuísMartins, Maria de Lurdes2011-04-06T11:18:29Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3959porCruz, Cláudia; Araújo, Isabel; Pereira, Luís; Martins, Maria de Lurdes (2010). Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 3-271645-477410.34620/eduser.v2i2.26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:36.518457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
An approach to online assessment in higher education: social networked eportfolios
title Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
spellingShingle Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
Cruz, Cláudia
Avaliação
Avaliação online
e-portfolio
Assessment
Online assessment
e-portfolio
title_short Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
title_full Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
title_fullStr Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
title_full_unstemmed Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
title_sort Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social
author Cruz, Cláudia
author_facet Cruz, Cláudia
Araújo, Isabel Maria
Pereira, Luís
Martins, Maria de Lurdes
author_role author
author2 Araújo, Isabel Maria
Pereira, Luís
Martins, Maria de Lurdes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Cláudia
Araújo, Isabel Maria
Pereira, Luís
Martins, Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação online
e-portfolio
Assessment
Online assessment
e-portfolio
topic Avaliação
Avaliação online
e-portfolio
Assessment
Online assessment
e-portfolio
description O Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online. Higher Education systems have been constantly changing in order to accommodate the demands of a knowledge and information society which is constantly evolving due to technological advances. Thus, they have a key social and pedagogical role to meet, enabling an effective inclusion of individuals in today's labour market. This article presents a reflection on assessment, which is, undoubtedly an important part of the learning process, with particular relevance to online assessment, anchored in concepts like "authentic assessment” and “sustainable assessment". Assessment is vital in the learning process and should not be limited to the classifying function. Instead, it should promote deep learning, through the application of a myriad of tools and assessment strategies. E-learning plays an important role in higher education and, to ensure its credibility, a lot of research has been done about assessment in online environments. We will also address the relevance of the social network ePortfolio as an outstanding tool in online assessment.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-06T11:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3959
url http://hdl.handle.net/10198/3959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cruz, Cláudia; Araújo, Isabel; Pereira, Luís; Martins, Maria de Lurdes (2010). Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 3-27
1645-4774
10.34620/eduser.v2i2.26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135175589756928