A Economia Circular e a aceitação dos consumidores: o caso dos smartphones recondicionados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Manuel Miranda dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85339
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão e Negócios
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spelling A Economia Circular e a aceitação dos consumidores: o caso dos smartphones recondicionadosAppleCiclo de vidaDesenvolvimento SustentávelEconomia CircularRecondicionamentoSatisfaçãoTelemóveis recondicionadosCircular EconomyRefurbished phonesRefurbishmentSatisfactionSustainable DevelopmentCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão e NegóciosA Economia Circular é uma alternativa à Economia Linear tradicional, onde os recursos são extraídos, usados e posteriormente descartados. Este conceito tem recebido cada vez mais atenção por parte de estudiosos e responsáveis governamentais, visto ser um aspeto chave para atingir o desenvolvimento sustentável, ao promover o uso dos recursos durante o maior tempo possível através de vários processos, incluindo o restauro ou recondicionamento. Aliás, este processo é uma das bases desta Economia, pois retém grande parte do valor original de um determinado produto e reduz o desperdício, permitindo assim o prolongamento da sua vida útil. Este processo é particularmente relevante no caso dos aparelhos eletrónicos, dado o seu curto ciclo de vida e a poluição provocada pelo seu descarte. Desta forma, torna se relevante compreender mais profundamente a avaliação que o consumidor faz destes equipamentos num modelo de circularidade. Este estudo tem, então, como principal objetivo avaliar a (in)satisfação dos consumidores com os telemóveis recondicionados, mais especificamente da marca Apple. Para isso, foi elaborada uma análise sentimental e de conteúdo a mais de 700 avaliações de compras presentes no site Backmarket.com. Os resultados mostram que mais de metade dos consumidores que constituem a amostra ficaram satisfeitos com a sua compra, e ainda que o funcionamento do iPhone foi a componente mais elogiado e que mais satisfação gerou nos consumidores. Por outro lado, a bateria foi a componente que mais críticas recebeu. Além disso, a maioria dos consumidores expressaram uma emoção positiva com a compra do seu equipamento, o que, aliado a uma avaliação cognitiva positiva, determinou comportamentos futuros positivos, quer de recompra, quer de recomendação.The Circular Economy is an alternative to the traditional Linear Economy. This concept of "Economy" has been receiving more attention by scholars and government officials, due to being key to reach sustainable development. The Circular Economy promotes the consumption of existing commodities and resources for as long as possible through processes like recycling and refurbishment. This last one is one of the bases of this Economy, because it retains most of the original value of a certain product, reducing waste and prolonging its lifetime. Refurbishment is a particularly relevant process in the case of electronic equipment, given its relatively short product lifespan and pollution generated by its disposal. It is therefore relevant to understand the consumers thoughts about these products in a CE model. This study’s main objective is to review the consumer (in)satisfaction with refurbished phones, especially Apple brand. A content and sentiment analysis were made to more than 700 product reviews on the site Backmarket.com. The results show that over half of consumers in the sample were satisfied with their purchase, and the iPhone’s UI was the component that received the most compliments. On the other hand, the battery generated the most negative feedback. Most of the consumers expressed positive emotions with their purchases, which determined positive future behaviors, both in terms of repurchase and recommendation.Sá, ElisabeteUniversidade do MinhoSantos, Tiago Manuel Miranda dos2023-06-282023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85339por203324820info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:01.474011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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