O empreendedor e marketing sensorial nas Microempresas e Pequenas Empresas. o caso da restauração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Francisca Wislana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silvério, Marta, Lucas, Maria Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25186
Resumo: Os apelos sensoriais (visão, audição, tato, olfato e paladar), de forma combinada, estimulam dimensões comportamentais, afetivas e intelectuais no consumidor, tornando a experiencia única e memorável, criando emoções positivas que fortalece a lealdade do consumidor à marca [1] e o empreendedor é detentor das características necessárias para transformar esses estímulos sensoriais em ideias inovadoras e geradoras de renda, para promover o crescimento e a manutenção das Micro e Pequenas Empresas [2]. No presente trabalho será utilizada a pesquisa exploratória, de forma qualitativa, com o objetivo de investigar se a influência do uso de práticas de marketing sensorial pelo empreendedor do setor de restaurante, impulsiona o crescimento das micros e pequenas empresas, através do estudo de casos múltiplos. Os resultados preliminares indicam que as características empreendedoras e as ações do marketing sensorial fazem o diferencial na promoção de experiencias e expectativas alem da retenção dos clientes do setor de restaurantes.Sensory appeals (vision, hearing, touch, smell, and taste), in a combined way, stimulate behavioral, affective and intellectual dimensions in the consumer, making the experience unique and memorable, creating positive emotions that strengthen consumer loyalty to brand [1] and the entrepreneur possesses the necessary characteristics to transform these sensorial stimuli into innovative and income-generating ideas to promote the growth and maintenance of Micro and Small Enterprises [2]. In the present work the exploratory research will be used, in a qualitative way, with the objective of investigating if the influence of the use of sensory marketing practices by the entrepreneur of the restaurant sector, boosts the growth of micro and small companies through the study of multiple cases. Preliminary results indicate that entrepreneurial characteristics and sensory marketing actions make the difference in the promotion of experiences and expectations besides the retention of customers in the restaurant sector.
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