Uma perspectiva do marketing nas micro e pequenas empresas: investigando o marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Ursula de Barros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2270
Resumo: Tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas, a falta do marketing e de suas atividades pode ocasionar em perdas de mercado e de clientes potenciais levando à estagnação. A finalidade de tal estudo é devido ao interesse em entender mais sobre as pequenas empresas da cidade, que empregam a maioria dos trabalhadores. O objetivo é conhecer sua realidade em relação ao marketing e compreender porque as micro e pequenas empresas encontram dificuldade para desenvolver a área e entender suas particularidades. Para a elaboração deste trabalho foi realizado um estudo em uma empresa de pequeno porte situada na cidade de Volta Redonda durante três meses. Como método para coleta de dados , foram realizadas duas entrevistas. E mostrada no referencial teórico a definição de marketing, marketing de negócio para negócio, o comportamento das empresas ao comprar e vender e a gestão na pequena empresa. A falta de conhecimento sobre marketing e a não disponibilização de recursos para sua implantação são fatores encontrados como resultado. Os desafios encontrados pelos gerentes e fundadores de empresas pequenas norteiam a pesquisa realizada para a conclusão desse material. Conclui-se que há a percepção por parte dos empresários de que o marketing é primordial para o sucesso da organização, porém as barreiras são muitas e é constante o desejo de superá-las
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