A Atitude do Design Total na Contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldaia, Daniel Morais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12506
Resumo: Na presente dissertação, pretende-se explorar a relação do ser humano com realidades virtuais, ou ‹‹novas naturezas›› (Teresa Cruz, 2002), com base numa configuração da atitude do design total na contemporaneidade, partindo-se da hipótese de que todos os meios de comunicação e atuações técnicas humanas, no mundo, se poderão conceber enquanto realidades virtuais. Ainda que na atualidade o tema, em torno da utopia do design total, não venha a ser considerado como central, no debate académico e profissional da disciplina do design, a sua importância pode-se tornar vital, aquando de uma análise das relações humanohumano, humano–mundo, humano–natureza e humano–tecnologia (ou máquina), devido à mediação, condicionamento e, muitas vezes, determinação destas conexões, pelo design. Assim, parte-se também de uma ideia de quebra de pressupostos e préconceitos comuns, em torno do termo ‹‹design›› e, principalmente, do conceito de ‹‹realidade virtual››, mirando-se uma apreciação mais ampla e basilar, numa investigação em torno da amplitude do design e do seu impacto, desde sempre, na vida humana na Terra, bem como da importante e íntima relação do ser humano, para com os artefactos e sistemas, por si criados. O presente documento alicerça-se em autores fundamentais, como Vilém Flusser (2010), Mark Wigley (2010[1998]), Malene Leerberg (2009), Maria Teresa Cruz (2002), Hermínio Martins (1996) e Michael Heim (1993), seguindo-se uma metodologia de revisão e hermenêutica bibliográfica de textos, obras literárias e documentários, bem como de dois casos de estudo pontuais, na indagação pelos seguintes objetivos: compreender a interseção do design, com outras áreas do conhecimento; mostrar a atitude do design total na contemporaneidade, na forma de realidades virtuais; e a possibilidade de realidades virtuais, enquanto pontos de encontro entre o ser humano e a atitude do design total na contemporaneidade.
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