Um percurso reflexivo em educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7792 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2020 e janeiro de 2022. Este relatório encontra-se dividido em três partes, sendo que cada parte corresponde às vivências relacionadas com cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas contempladas neste mestrado. Na primeira parte abordam-se assuntos alusivos à educação de infância - creche, nomeadamente a importância da documentação pedagógica, a importância das rotinas em creche e a adaptação das crianças a um novo contexto. A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de Jardim de Infância I, abordando também a dimensão investigativa. As vivências foram organizadas à volta dos seguintes tópicos: desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 5/6 anos; observação em Jardim de Infância; planificação em Jardim de Infância; intervenção educativa e interações em contexto de Jardim de Infância. O estudo realizado em contexto de Jardim de Infância I incidiu na brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da(s) criança(s). Adotando uma metodologia qualitativa, identificaram-se e descreveram-se evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre de 3 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Os dados, recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo, foram sujeitos à análise de conteúdo à luz dos indicadores de bem-estar emocional de Portugal e Laevers (2018). Os resultados revelaram que nos momentos de brincadeira livre observados estiveram presentes os níveis de bem-estar emocional: Médio, Alto e Muito Alto (Portugal & Laevers, 2018). Por fim, a terceira parte remonta às vivências em contexto de Jardim de Infância II, centrando-se na avaliação (nomeadamente na avaliação por portefólio), na importância do espaço exterior, na criança com agência e no projeto “O rei D. Dinis” desenvolvido com as crianças (metodologia de trabalho por projeto). |
id |
RCAP_39d56956ef96251801adfe03717b504b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um percurso reflexivo em educação de infânciaa brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da criançaBem-estar emocionalBrincarCriançasEducação Pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2020 e janeiro de 2022. Este relatório encontra-se dividido em três partes, sendo que cada parte corresponde às vivências relacionadas com cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas contempladas neste mestrado. Na primeira parte abordam-se assuntos alusivos à educação de infância - creche, nomeadamente a importância da documentação pedagógica, a importância das rotinas em creche e a adaptação das crianças a um novo contexto. A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de Jardim de Infância I, abordando também a dimensão investigativa. As vivências foram organizadas à volta dos seguintes tópicos: desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 5/6 anos; observação em Jardim de Infância; planificação em Jardim de Infância; intervenção educativa e interações em contexto de Jardim de Infância. O estudo realizado em contexto de Jardim de Infância I incidiu na brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da(s) criança(s). Adotando uma metodologia qualitativa, identificaram-se e descreveram-se evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre de 3 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Os dados, recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo, foram sujeitos à análise de conteúdo à luz dos indicadores de bem-estar emocional de Portugal e Laevers (2018). Os resultados revelaram que nos momentos de brincadeira livre observados estiveram presentes os níveis de bem-estar emocional: Médio, Alto e Muito Alto (Portugal & Laevers, 2018). Por fim, a terceira parte remonta às vivências em contexto de Jardim de Infância II, centrando-se na avaliação (nomeadamente na avaliação por portefólio), na importância do espaço exterior, na criança com agência e no projeto “O rei D. Dinis” desenvolvido com as crianças (metodologia de trabalho por projeto).Dias, Maria Isabel Pinto SimõesIC-OnlineFigueiredo, Mónica Bento2022-10-18T14:58:12Z2022-07-052022-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7792TID:203080920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:56Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:39.320527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um percurso reflexivo em educação de infância a brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da criança |
title |
Um percurso reflexivo em educação de infância |
spellingShingle |
Um percurso reflexivo em educação de infância Figueiredo, Mónica Bento Bem-estar emocional Brincar Crianças Educação Pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Um percurso reflexivo em educação de infância |
title_full |
Um percurso reflexivo em educação de infância |
title_fullStr |
Um percurso reflexivo em educação de infância |
title_full_unstemmed |
Um percurso reflexivo em educação de infância |
title_sort |
Um percurso reflexivo em educação de infância |
author |
Figueiredo, Mónica Bento |
author_facet |
Figueiredo, Mónica Bento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Isabel Pinto Simões IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Mónica Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem-estar emocional Brincar Crianças Educação Pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Bem-estar emocional Brincar Crianças Educação Pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2020 e janeiro de 2022. Este relatório encontra-se dividido em três partes, sendo que cada parte corresponde às vivências relacionadas com cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas contempladas neste mestrado. Na primeira parte abordam-se assuntos alusivos à educação de infância - creche, nomeadamente a importância da documentação pedagógica, a importância das rotinas em creche e a adaptação das crianças a um novo contexto. A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de Jardim de Infância I, abordando também a dimensão investigativa. As vivências foram organizadas à volta dos seguintes tópicos: desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 5/6 anos; observação em Jardim de Infância; planificação em Jardim de Infância; intervenção educativa e interações em contexto de Jardim de Infância. O estudo realizado em contexto de Jardim de Infância I incidiu na brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da(s) criança(s). Adotando uma metodologia qualitativa, identificaram-se e descreveram-se evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre de 3 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Os dados, recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo, foram sujeitos à análise de conteúdo à luz dos indicadores de bem-estar emocional de Portugal e Laevers (2018). Os resultados revelaram que nos momentos de brincadeira livre observados estiveram presentes os níveis de bem-estar emocional: Médio, Alto e Muito Alto (Portugal & Laevers, 2018). Por fim, a terceira parte remonta às vivências em contexto de Jardim de Infância II, centrando-se na avaliação (nomeadamente na avaliação por portefólio), na importância do espaço exterior, na criança com agência e no projeto “O rei D. Dinis” desenvolvido com as crianças (metodologia de trabalho por projeto). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-18T14:58:12Z 2022-07-05 2022-07-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7792 TID:203080920 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7792 |
identifier_str_mv |
TID:203080920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136998872580096 |