O Desenvolvimento emocional e a prática de relaxamento com um grupo de 3 Anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiros, Ana Catarina Baptista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14912
Resumo: O presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2018/2019, num jardim de infância (JI) de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Faro. Ao longo da prática foram observados diversos comportamentos por parte do grupo que despertaram à atenção, como: dificuldades a nível da concentração e da atenção, em cooperar, em aceitar a separação dos seus familiares, na interação e ajuda aos colegas. Da identificação destes comportamentos surgiu o interesse em compreender se as atividades de relaxamento podiam contribuir para a diminuição destes comportamentos das crianças. Com este objetivo desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação direta e participativa, registo fotográfico e de vídeo, notas de campo e entrevista semiestruturada. O estudo decorreu com um grupo de 26 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, com as sessões de relaxamento a decorrerem de outubro a janeiro, num total de 5 sessões. Os resultados do estudo indiciam que o grupo de crianças evidenciou melhorias nos seus comportamentos revelando maior controlo das suas emoções, do nível de atenção e concentração nas atividades, nas relações positivas entre elas e no bem-estar do grupo. Estes resultados apontam para a importância da atividade de relaxamento, em contexto de jardim de infância, como uma prática positiva para o desenvolvimento emocional da criança e no controlo das suas emoções primárias.
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