O Desenvolvimento emocional e a prática de relaxamento com um grupo de 3 Anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/14912 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2018/2019, num jardim de infância (JI) de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Faro. Ao longo da prática foram observados diversos comportamentos por parte do grupo que despertaram à atenção, como: dificuldades a nível da concentração e da atenção, em cooperar, em aceitar a separação dos seus familiares, na interação e ajuda aos colegas. Da identificação destes comportamentos surgiu o interesse em compreender se as atividades de relaxamento podiam contribuir para a diminuição destes comportamentos das crianças. Com este objetivo desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação direta e participativa, registo fotográfico e de vídeo, notas de campo e entrevista semiestruturada. O estudo decorreu com um grupo de 26 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, com as sessões de relaxamento a decorrerem de outubro a janeiro, num total de 5 sessões. Os resultados do estudo indiciam que o grupo de crianças evidenciou melhorias nos seus comportamentos revelando maior controlo das suas emoções, do nível de atenção e concentração nas atividades, nas relações positivas entre elas e no bem-estar do grupo. Estes resultados apontam para a importância da atividade de relaxamento, em contexto de jardim de infância, como uma prática positiva para o desenvolvimento emocional da criança e no controlo das suas emoções primárias. |
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O Desenvolvimento emocional e a prática de relaxamento com um grupo de 3 AnosRelaxamentoBem-estar emocionalComportamentosEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2018/2019, num jardim de infância (JI) de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Faro. Ao longo da prática foram observados diversos comportamentos por parte do grupo que despertaram à atenção, como: dificuldades a nível da concentração e da atenção, em cooperar, em aceitar a separação dos seus familiares, na interação e ajuda aos colegas. Da identificação destes comportamentos surgiu o interesse em compreender se as atividades de relaxamento podiam contribuir para a diminuição destes comportamentos das crianças. Com este objetivo desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação direta e participativa, registo fotográfico e de vídeo, notas de campo e entrevista semiestruturada. O estudo decorreu com um grupo de 26 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, com as sessões de relaxamento a decorrerem de outubro a janeiro, num total de 5 sessões. Os resultados do estudo indiciam que o grupo de crianças evidenciou melhorias nos seus comportamentos revelando maior controlo das suas emoções, do nível de atenção e concentração nas atividades, nas relações positivas entre elas e no bem-estar do grupo. Estes resultados apontam para a importância da atividade de relaxamento, em contexto de jardim de infância, como uma prática positiva para o desenvolvimento emocional da criança e no controlo das suas emoções primárias.This study was carried out in the context of Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Pre-School Education, in the academic year 2018/2019, in a kindergarten of a Particular Institution of Social Solidarity, in the municipality of Faro. Throughout the practice, several behaviors were observed by the group that attracted attention, such as: difficulties in terms of concentration and attention, in cooperating, in accepting the separation from their families and also in interacting with and helping colleagues. From the identification of these behaviors, there was an interest in understanding whether the relaxation activities could contribute to the reduction of these children's behaviors. With this objective in mind, a qualitative study was conducted using the following data collection tools: direct and participatory observation, photographic and video recording, field notes and semi-structured interviews. The study was conducted with a group of 26 children aged between 3 and 4 years, with relaxation sessions running from October to January, in a total of 5 sessions. The results of the study indicate that the group of children showed improvements in their behaviors, showing greater control over their emotions, level of attention and concentration on activities, positive relationships between them and group well-being. These results point to the importance of the relaxation activity, in a kindergarten setting, as a positive practice for the child's emotional development and in the control of their primary emotions.Borges, Maria LeonorSapientiaRibeiros, Ana Catarina Baptista2020-12-14T14:05:39Z2019-12-092019-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14912TID:202531066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:16Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:51.339661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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