Conceptualizando… De anormal a pessoa em situação de deficiência: revisitando e contextualizando conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Isabel Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8587
Resumo: Sabendo que os conceitos são portadores de significado e indutores de comportamentos, importa enquadrá-los nos contextos sócio-educativos em que se originam e evoluem. Como mostra a reflexão que se segue, as diferentes denominações das situações de deficiência reflectem ou tentam reflectir os diferentes “olhares” que a sociedade em geral e a escola em particular veiculam e operacionalizam. Partindo do conceito de anormal, de utilização ainda bem recente (anos setenta, século passado), hoje considerado um insulto, até ao conceito de pessoa em situação de deficiência, hoje o mais adequado, mas muito pouco utilizado, fez-se um longo percurso conceptual, na forma e no conteúdo (deficiente e pessoa com deficiência), que é também um bocadinho da história das mentalidades e dos comportamentos, no que à deficiência diz respeito.
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spelling Conceptualizando… De anormal a pessoa em situação de deficiência: revisitando e contextualizando conceitosEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVACIDADÃOS COM DEFICIÊNCIAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONCITIZENS WITH DISABILITIESSabendo que os conceitos são portadores de significado e indutores de comportamentos, importa enquadrá-los nos contextos sócio-educativos em que se originam e evoluem. Como mostra a reflexão que se segue, as diferentes denominações das situações de deficiência reflectem ou tentam reflectir os diferentes “olhares” que a sociedade em geral e a escola em particular veiculam e operacionalizam. Partindo do conceito de anormal, de utilização ainda bem recente (anos setenta, século passado), hoje considerado um insulto, até ao conceito de pessoa em situação de deficiência, hoje o mais adequado, mas muito pouco utilizado, fez-se um longo percurso conceptual, na forma e no conteúdo (deficiente e pessoa com deficiência), que é também um bocadinho da história das mentalidades e dos comportamentos, no que à deficiência diz respeito.Bearing in mind that the concepts convey meaning and induce behaviours, it is important to make them fit into the socio-educational contexts from where they originate and evolve. As shown in the discussion bellow, the different denominations of disabilities reflect or attempt to reflect the different "looks" that society in general and the school in particular convey and make operational. Beginning at the concept of abnormal that has been used until very recently (the seventies, last century) and is now considered as an insult, to reach the concept of a person in the context of disability, now considered the most appropriate but very little used, there was a long conceptual way, in form and content (abnormal, person with disability), which is also in part the history of mentalities and behaviour, with regard to disability.Edições Universitárias Lusófonas2018-03-05T18:24:06Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8587por2183-2102Sanches, Isabel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:39.675450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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