O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5180 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo investigar quais eram os valores atribuídos ao sujeito deficiente pela sociedade brasileira para a sua (res)significação no discurso constitucional de 1988, e identificar qual era o pensamento da sociedade brasileira, no processo constituinte de 1987/88, sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. A pesquisa realizada, de natureza qualitativa e documental, percorreu um caminho construído por fases, como: selecionar a materialidade discursiva nos textos linguísticos do corpus de arquivos da Assembleia Nacional Constituinte referida, proceder aos recortes dos fragmentos discursivos de maior relevo para serem analisados metodologicamente e desvelar o pensamento da sociedade brasileira sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. O referencial teórico-metodológico adotado para fundamentar as reflexões foi a Análise de Discurso de filiação francesa. O resultado evidenciou que a inclusão educativa para o sujeito deficiente não era o objetivo mediato da sociedade brasileira. O que se buscava era valorizar o ser humano em primeiro lugar e, para tanto, tutelar a dignidade humana como um valor ético moral, e garantir uma cidadania plena e igualitária para todos. Com essas garantias, restou também assegurada ao sujeito deficiente a inclusão educativa como um direito social. |
id |
RCAP_c412c84b2b9f8d93f04ba8e5f5ecf858 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5180 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAANÁLISE DO DISCURSOCIDADÃOS COM DEFICIÊNCIABRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONDISCOURSE ANALYSISCITIZENS WITH DISABILITIESBRAZILO presente trabalho teve por objetivo investigar quais eram os valores atribuídos ao sujeito deficiente pela sociedade brasileira para a sua (res)significação no discurso constitucional de 1988, e identificar qual era o pensamento da sociedade brasileira, no processo constituinte de 1987/88, sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. A pesquisa realizada, de natureza qualitativa e documental, percorreu um caminho construído por fases, como: selecionar a materialidade discursiva nos textos linguísticos do corpus de arquivos da Assembleia Nacional Constituinte referida, proceder aos recortes dos fragmentos discursivos de maior relevo para serem analisados metodologicamente e desvelar o pensamento da sociedade brasileira sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. O referencial teórico-metodológico adotado para fundamentar as reflexões foi a Análise de Discurso de filiação francesa. O resultado evidenciou que a inclusão educativa para o sujeito deficiente não era o objetivo mediato da sociedade brasileira. O que se buscava era valorizar o ser humano em primeiro lugar e, para tanto, tutelar a dignidade humana como um valor ético moral, e garantir uma cidadania plena e igualitária para todos. Com essas garantias, restou também assegurada ao sujeito deficiente a inclusão educativa como um direito social.The object of the present paper was to investigate the values assigned to the deficient subject by Brazilian society towards the alteration of their significance in the 1988 constitutional discourse, and to identify the thought of Brazilian society in the 1987/88 constitutional processes concerning the deficient subject‟s educational inclusion. The qualitative and documental research carried out followed a path built by phases, such as: selecting the discursive material in the linguistic texts included in the aforesaid Constitutional National Assembly files corpus, proceeding the clipping of the most relevant discursive fragments to be methodologically analyzed, and unveiling the thought of Brazilian society concerning the deficient subject‟s educational inclusion. The theoretical-methodological reference body adopted to set the foundations for reflections was the French-affiliated Discourse Analysis. The results showed evidence that an educational inclusion for the deficient subject was not the mediate object of Brazilian society. What was being searched was to value the human being in the first place, and in order to do so, to protect human dignity as a moral and ethical value and to ensure full and equalitarian citizenship to everyone. With such guarantees, educational inclusion was also assured to the deficient subject as a social right.2014-07-04T12:46:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5180TID:201252201porCastelani, Custódio Serratiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:35.062536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa |
title |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa |
spellingShingle |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa Castelani, Custódio Serrati EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA ANÁLISE DO DISCURSO CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION DISCOURSE ANALYSIS CITIZENS WITH DISABILITIES BRAZIL |
title_short |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa |
title_full |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa |
title_fullStr |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa |
title_full_unstemmed |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa |
title_sort |
O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa |
author |
Castelani, Custódio Serrati |
author_facet |
Castelani, Custódio Serrati |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castelani, Custódio Serrati |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA ANÁLISE DO DISCURSO CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION DISCOURSE ANALYSIS CITIZENS WITH DISABILITIES BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA ANÁLISE DO DISCURSO CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION DISCOURSE ANALYSIS CITIZENS WITH DISABILITIES BRAZIL |
description |
O presente trabalho teve por objetivo investigar quais eram os valores atribuídos ao sujeito deficiente pela sociedade brasileira para a sua (res)significação no discurso constitucional de 1988, e identificar qual era o pensamento da sociedade brasileira, no processo constituinte de 1987/88, sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. A pesquisa realizada, de natureza qualitativa e documental, percorreu um caminho construído por fases, como: selecionar a materialidade discursiva nos textos linguísticos do corpus de arquivos da Assembleia Nacional Constituinte referida, proceder aos recortes dos fragmentos discursivos de maior relevo para serem analisados metodologicamente e desvelar o pensamento da sociedade brasileira sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. O referencial teórico-metodológico adotado para fundamentar as reflexões foi a Análise de Discurso de filiação francesa. O resultado evidenciou que a inclusão educativa para o sujeito deficiente não era o objetivo mediato da sociedade brasileira. O que se buscava era valorizar o ser humano em primeiro lugar e, para tanto, tutelar a dignidade humana como um valor ético moral, e garantir uma cidadania plena e igualitária para todos. Com essas garantias, restou também assegurada ao sujeito deficiente a inclusão educativa como um direito social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-04T12:46:50Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5180 TID:201252201 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5180 |
identifier_str_mv |
TID:201252201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131222830481408 |