Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3764 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 11 de Março de 2016, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_39d879b59741d5c3a379072cbc764885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3764 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vidaAprendizagem ao Longo da VidaBem-Estar PsicológicoEducação SéniorEnvelhecimentoQualidade de VidaAgeingLifelong LearningPsychological Well-BeingQuality of LifeSatisfaction With LifeSenior EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 11 de Março de 2016, Universidade dos Açores.A população mundial está a envelhecer. As causas deste envelhecimento são unânimes entre os especialistas (Nazareth, 1988; OCDE, 1998; DESA, 2001; Kinsella & Velkoff, 2001; Patrício & Carrilho, 2002) e devem-se a três fatores essenciais: (i) o decréscimo da fecundidade; (ii) a evolução tecnológica e (iii) os fluxos migratórios. Portugal não difere dos restantes países desenvolvidos, o envelhecimento populacional começou mais tarde (INE, 2012), mas a sua evolução foi mais rápida. A sociedade apresenta-se pouco precavida para lidar com estas transformações, tardando a iniciar medidas propensas a controlar e minimizar os efeitos causados por este fenómeno. Contudo, tem-se vindo a verificar uma tendência de aprofundamento holístico e de intervenção dos poderes político, social e académico, com vista à promoção de um envelhecimento ativo e à melhoria da qualidade de vida dos reformados. As atuais gerações mais idosas são caracterizadas como sendo mais saudáveis, mais longevas e mais instruídas. Envelhecer não implica necessariamente ser doente, frágil, dependente ou depressivo; é sim um momento de transformação e de aprendizagens e, essencialmente, de novas descobertas (Simões, 2006). Neste contexto concetual, a Universidade dos Açores (UAc) criou em 2003 o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) para estudantes seniores – adultos reformados ou até mesmo adultos de idade avançada. É um programa que potencia a participação ativa na comunidade académica, em particular, e na comunidade em geral, na perpetiva da participação cívica e atuante, trazendo benefícios físicos e psicológicos ao reduzir o isolamento, otimizar o convívio intergeracional e promover as dimensões física, cognitiva, socioafetiva e espiritual. [...].ABSTRACT: The world's population is ageing. Specialists (Nazareth, 1988; OCDE, 1998; DESA, 2001; Kinsella & Velkoff, 2001; Patrício & Carrilho, 2002) are unanimous as to what are the causes, presenting three essential factors as responsible for it: (i) a decrease in fertility; (ii) the technological evolution and (iii) migratory flows. Portugal is no different from the rest of the developed countries, the population ageing began later (INE, 2012), but had a faster evolution, and the society was unprepared to deal with the ensuing transformations, taking too long to implement measures aimed to control and minimise the effects caused by this phenomenon. However, in the past few years, there's been a growing tendency of the political, social and academic powers to make a profound, holistic, study and intervention, aiming to promote an active ageing and an improvement of the retiree's quality of life. The current generations of elderly are healthier, live longer and are more educated. Growing old doesn't necessarily imply being sick, fragile, dependent or depressive, being instead a moment of transformation and learning and, especially of new discoveries (Simões, 2006). In this conceptual context, the Azores University created in 2003 the Lifelong Learning Programme for senior students – retired or elderly adults. It is a program that promotes the active participation of seniors in the academic community in particular, but also in the community in general, from a civic and action-taking perspective, as well as bringing physical and psychological benefits by reducing isolation, encouraging the intergerational interaction and developing the physical, cognitive, socioaffective and spiritual dimensions. [...].Medeiros, Maria Teresa Pires deRepositório da Universidade dos AçoresRibeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes2016-05-11T12:44:30Z2016-03-112016-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3764201176300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:56Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:20.759797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida |
title |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida |
spellingShingle |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes Aprendizagem ao Longo da Vida Bem-Estar Psicológico Educação Sénior Envelhecimento Qualidade de Vida Ageing Lifelong Learning Psychological Well-Being Quality of Life Satisfaction With Life Senior Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida |
title_full |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida |
title_fullStr |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida |
title_full_unstemmed |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida |
title_sort |
Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida |
author |
Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes |
author_facet |
Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Maria Teresa Pires de Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ao Longo da Vida Bem-Estar Psicológico Educação Sénior Envelhecimento Qualidade de Vida Ageing Lifelong Learning Psychological Well-Being Quality of Life Satisfaction With Life Senior Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Aprendizagem ao Longo da Vida Bem-Estar Psicológico Educação Sénior Envelhecimento Qualidade de Vida Ageing Lifelong Learning Psychological Well-Being Quality of Life Satisfaction With Life Senior Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 11 de Março de 2016, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-11T12:44:30Z 2016-03-11 2016-03-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3764 201176300 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3764 |
identifier_str_mv |
201176300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130715656290304 |