Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3764
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 11 de Março de 2016, Universidade dos Açores.
id RCAP_39d879b59741d5c3a379072cbc764885
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vidaAprendizagem ao Longo da VidaBem-Estar PsicológicoEducação SéniorEnvelhecimentoQualidade de VidaAgeingLifelong LearningPsychological Well-BeingQuality of LifeSatisfaction With LifeSenior EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 11 de Março de 2016, Universidade dos Açores.A população mundial está a envelhecer. As causas deste envelhecimento são unânimes entre os especialistas (Nazareth, 1988; OCDE, 1998; DESA, 2001; Kinsella & Velkoff, 2001; Patrício & Carrilho, 2002) e devem-se a três fatores essenciais: (i) o decréscimo da fecundidade; (ii) a evolução tecnológica e (iii) os fluxos migratórios. Portugal não difere dos restantes países desenvolvidos, o envelhecimento populacional começou mais tarde (INE, 2012), mas a sua evolução foi mais rápida. A sociedade apresenta-se pouco precavida para lidar com estas transformações, tardando a iniciar medidas propensas a controlar e minimizar os efeitos causados por este fenómeno. Contudo, tem-se vindo a verificar uma tendência de aprofundamento holístico e de intervenção dos poderes político, social e académico, com vista à promoção de um envelhecimento ativo e à melhoria da qualidade de vida dos reformados. As atuais gerações mais idosas são caracterizadas como sendo mais saudáveis, mais longevas e mais instruídas. Envelhecer não implica necessariamente ser doente, frágil, dependente ou depressivo; é sim um momento de transformação e de aprendizagens e, essencialmente, de novas descobertas (Simões, 2006). Neste contexto concetual, a Universidade dos Açores (UAc) criou em 2003 o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) para estudantes seniores – adultos reformados ou até mesmo adultos de idade avançada. É um programa que potencia a participação ativa na comunidade académica, em particular, e na comunidade em geral, na perpetiva da participação cívica e atuante, trazendo benefícios físicos e psicológicos ao reduzir o isolamento, otimizar o convívio intergeracional e promover as dimensões física, cognitiva, socioafetiva e espiritual. [...].ABSTRACT: The world's population is ageing. Specialists (Nazareth, 1988; OCDE, 1998; DESA, 2001; Kinsella & Velkoff, 2001; Patrício & Carrilho, 2002) are unanimous as to what are the causes, presenting three essential factors as responsible for it: (i) a decrease in fertility; (ii) the technological evolution and (iii) migratory flows. Portugal is no different from the rest of the developed countries, the population ageing began later (INE, 2012), but had a faster evolution, and the society was unprepared to deal with the ensuing transformations, taking too long to implement measures aimed to control and minimise the effects caused by this phenomenon. However, in the past few years, there's been a growing tendency of the political, social and academic powers to make a profound, holistic, study and intervention, aiming to promote an active ageing and an improvement of the retiree's quality of life. The current generations of elderly are healthier, live longer and are more educated. Growing old doesn't necessarily imply being sick, fragile, dependent or depressive, being instead a moment of transformation and learning and, especially of new discoveries (Simões, 2006). In this conceptual context, the Azores University created in 2003 the Lifelong Learning Programme for senior students – retired or elderly adults. It is a program that promotes the active participation of seniors in the academic community in particular, but also in the community in general, from a civic and action-taking perspective, as well as bringing physical and psychological benefits by reducing isolation, encouraging the intergerational interaction and developing the physical, cognitive, socioaffective and spiritual dimensions. [...].Medeiros, Maria Teresa Pires deRepositório da Universidade dos AçoresRibeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes2016-05-11T12:44:30Z2016-03-112016-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3764201176300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:56Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:20.759797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
title Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
spellingShingle Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes
Aprendizagem ao Longo da Vida
Bem-Estar Psicológico
Educação Sénior
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Ageing
Lifelong Learning
Psychological Well-Being
Quality of Life
Satisfaction With Life
Senior Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
title_full Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
title_fullStr Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
title_full_unstemmed Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
title_sort Programa de aprendizagem ao longo da vida para estudantes seniores : bem-estar psicológico, qualidade de vida e a satisfação com a vida
author Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes
author_facet Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Maria Teresa Pires de
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elvira da Conceição Fernandes Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao Longo da Vida
Bem-Estar Psicológico
Educação Sénior
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Ageing
Lifelong Learning
Psychological Well-Being
Quality of Life
Satisfaction With Life
Senior Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Aprendizagem ao Longo da Vida
Bem-Estar Psicológico
Educação Sénior
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Ageing
Lifelong Learning
Psychological Well-Being
Quality of Life
Satisfaction With Life
Senior Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 11 de Março de 2016, Universidade dos Açores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-11T12:44:30Z
2016-03-11
2016-03-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3764
201176300
url http://hdl.handle.net/10400.3/3764
identifier_str_mv 201176300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130715656290304