Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Margarida Mansos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12764
Resumo: Atualmente a temática do envelhecimento é um tema cada vez mais abordado. Este acontecimento sucede-se pelo papel que a demografia apresenta perante o mundo, pois com cada vez mais avanços a todos os níveis, (medicina, tecnologia, entre outros) vive-se cada vez mais anos, e a população mundial vai ficando cada vez mais envelhecida. O fenómeno do envelhecimento demográfico da população e a expansão da longevidade têm tido repercussões a nível mundial, sobretudo nos países mais industrializados, deste modo, o interesse e a preocupação da Qualidade de Vida (QV) na velhice ganhou maior expressão e é um fator de grande importância a se considerar nos estudos sobre a terceira idade. A presente dissertação, intitulada Envelhecer a Aprender: Universidades Sénior e Qualidade de Vida, foca a sua investigação numa amostra composta por 22 alunos, das Universidades Sénior de Manique e de Sassoeiros, utilizando uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário, com perguntas mistas, com o objetivo de compreender de que forma as Universidades Sénior influenciam a qualidade de vida no processo de Envelhecimento. Os dados resultantes do processo de investigação remetem para o facto de as Universidades Sénior de Manique e Sassoeiros serem uma mais-valia para os seus utentes, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, promovendo momentos de aprendizagem partilhada, momentos de reflexão e de socialização.
id RCAP_606b049c03d9d6b69b3bc274cb98129f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vidaMESTRADO EM GERONTOLOGIA SOCIALSERVIÇO SOCIALENVELHECIMENTOQUALIDADE DE VIDAAPRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDAUNIVERSIDADES SÉNIORESSOCIAL WORKAGEINGQUALITY OF LIFELIFELONG LEARNINGSENIOR UNIVERSITIESAtualmente a temática do envelhecimento é um tema cada vez mais abordado. Este acontecimento sucede-se pelo papel que a demografia apresenta perante o mundo, pois com cada vez mais avanços a todos os níveis, (medicina, tecnologia, entre outros) vive-se cada vez mais anos, e a população mundial vai ficando cada vez mais envelhecida. O fenómeno do envelhecimento demográfico da população e a expansão da longevidade têm tido repercussões a nível mundial, sobretudo nos países mais industrializados, deste modo, o interesse e a preocupação da Qualidade de Vida (QV) na velhice ganhou maior expressão e é um fator de grande importância a se considerar nos estudos sobre a terceira idade. A presente dissertação, intitulada Envelhecer a Aprender: Universidades Sénior e Qualidade de Vida, foca a sua investigação numa amostra composta por 22 alunos, das Universidades Sénior de Manique e de Sassoeiros, utilizando uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário, com perguntas mistas, com o objetivo de compreender de que forma as Universidades Sénior influenciam a qualidade de vida no processo de Envelhecimento. Os dados resultantes do processo de investigação remetem para o facto de as Universidades Sénior de Manique e Sassoeiros serem uma mais-valia para os seus utentes, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, promovendo momentos de aprendizagem partilhada, momentos de reflexão e de socialização.Ageing is nowadays a highly addressed issue. This is due to the role that demography plays in the world, since, with more and more advances at all levels (medicine, technology, among others), we are living longer, and consequently the world population is getting older. The phenomenon of demographic aging and the expansion of longevity have had repercussions worldwide, especially in more industrialised countries. Thus, the interest and concern for Quality of Life (QoL) in old age has gained greater expression and is a factor of great importance to be considered in studies on senior citizens. The present dissertation, entitled Ageing and Learning: Senior Universities and Quality of Life, focuses its research on a sample composed of 22 students, from the Senior Universities of Manique and Sassoeiros. It uses a quantitative methodology through the application of a questionnaire survey, with mixed questions, with the purpose of understanding how Senior Universities influence quality of life in the Aging process. Results suggest that the Senior Universities of Manique and Sassoeiros are an added value for their users, contributing to the improvement of their quality of life, promoting moments of shared learning, moments of reflection and socialisation.2022-04-05T11:41:20Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12764TID:202979474porLourenço, Margarida Mansosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:02Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:54.338382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida
title Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida
spellingShingle Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida
Lourenço, Margarida Mansos
MESTRADO EM GERONTOLOGIA SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
ENVELHECIMENTO
QUALIDADE DE VIDA
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
UNIVERSIDADES SÉNIORES
SOCIAL WORK
AGEING
QUALITY OF LIFE
LIFELONG LEARNING
SENIOR UNIVERSITIES
title_short Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida
title_full Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida
title_fullStr Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida
title_full_unstemmed Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida
title_sort Envelhecer a aprender: universidades sénior e qualidade de vida
author Lourenço, Margarida Mansos
author_facet Lourenço, Margarida Mansos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Margarida Mansos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GERONTOLOGIA SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
ENVELHECIMENTO
QUALIDADE DE VIDA
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
UNIVERSIDADES SÉNIORES
SOCIAL WORK
AGEING
QUALITY OF LIFE
LIFELONG LEARNING
SENIOR UNIVERSITIES
topic MESTRADO EM GERONTOLOGIA SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
ENVELHECIMENTO
QUALIDADE DE VIDA
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
UNIVERSIDADES SÉNIORES
SOCIAL WORK
AGEING
QUALITY OF LIFE
LIFELONG LEARNING
SENIOR UNIVERSITIES
description Atualmente a temática do envelhecimento é um tema cada vez mais abordado. Este acontecimento sucede-se pelo papel que a demografia apresenta perante o mundo, pois com cada vez mais avanços a todos os níveis, (medicina, tecnologia, entre outros) vive-se cada vez mais anos, e a população mundial vai ficando cada vez mais envelhecida. O fenómeno do envelhecimento demográfico da população e a expansão da longevidade têm tido repercussões a nível mundial, sobretudo nos países mais industrializados, deste modo, o interesse e a preocupação da Qualidade de Vida (QV) na velhice ganhou maior expressão e é um fator de grande importância a se considerar nos estudos sobre a terceira idade. A presente dissertação, intitulada Envelhecer a Aprender: Universidades Sénior e Qualidade de Vida, foca a sua investigação numa amostra composta por 22 alunos, das Universidades Sénior de Manique e de Sassoeiros, utilizando uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário, com perguntas mistas, com o objetivo de compreender de que forma as Universidades Sénior influenciam a qualidade de vida no processo de Envelhecimento. Os dados resultantes do processo de investigação remetem para o facto de as Universidades Sénior de Manique e Sassoeiros serem uma mais-valia para os seus utentes, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, promovendo momentos de aprendizagem partilhada, momentos de reflexão e de socialização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05T11:41:20Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12764
TID:202979474
url http://hdl.handle.net/10437/12764
identifier_str_mv TID:202979474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131265797980160