Mobilidade suave como ferramenta de reestruturação urbana: o caso SATU Oeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21734 |
Resumo: | Oeiras é um concelho integrado na AML rodeado pelos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa e Sintra. Devido à elevada dependência rodoviária que Oeiras enfrenta na sua conexão com outras áreas da AML e à medida que o programa Oeiras Valley tem vindo a ser implementado os problemas de congestionamento rodoviário têm vindo a acentuar-se. De forma a melhorar este problema de mobilidade surge o projeto SATU Oeiras, que não se foca na construção de novas vias de trânsito, mas sim na criação de mais opções de mobilidade para os seus habitantes e trabalhadores do concelho. O projeto planeava conectar as linhas de Cascais à de Sintra passando pelos parques empresariais, o TagusPark e o LagoasPark que ligam a estação de comboios de Paço de Arcos com o centro comercial Oeiras Parque. Em 2015, o SATU foi encerrado ficando uma enorme infraestrutura abandonada que se estende entre Paço de Arcos e o Oeiras Parque. A zona de Paço de Arcos demarca-se pela sua topografia acentuada a qual cria segregações urbanísticas no território. Contudo, esta zona contém ainda outras barreiras que contribuem para esta divisão urbanística, nomeadamente a ribeira de Porto Salvo e as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. De forma a melhorar a mobilidade na zona de Paço de Arcos, especialmente as mobilidades suaves, o projeto faz uso da antiga infraestrutura do SATU Oeiras e transforma-o num eixo pedonal elevado. Devido à elevação desta infraestrutura em relação ao solo é possível unificar o território que até então se encontrara segregado. |
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Mobilidade suave como ferramenta de reestruturação urbana: o caso SATU OeirasOeirasSATU OeirasPedonalizaçãoMobilidade urbanaPedestrianizationUrban MobilityOeiras é um concelho integrado na AML rodeado pelos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa e Sintra. Devido à elevada dependência rodoviária que Oeiras enfrenta na sua conexão com outras áreas da AML e à medida que o programa Oeiras Valley tem vindo a ser implementado os problemas de congestionamento rodoviário têm vindo a acentuar-se. De forma a melhorar este problema de mobilidade surge o projeto SATU Oeiras, que não se foca na construção de novas vias de trânsito, mas sim na criação de mais opções de mobilidade para os seus habitantes e trabalhadores do concelho. O projeto planeava conectar as linhas de Cascais à de Sintra passando pelos parques empresariais, o TagusPark e o LagoasPark que ligam a estação de comboios de Paço de Arcos com o centro comercial Oeiras Parque. Em 2015, o SATU foi encerrado ficando uma enorme infraestrutura abandonada que se estende entre Paço de Arcos e o Oeiras Parque. A zona de Paço de Arcos demarca-se pela sua topografia acentuada a qual cria segregações urbanísticas no território. Contudo, esta zona contém ainda outras barreiras que contribuem para esta divisão urbanística, nomeadamente a ribeira de Porto Salvo e as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. De forma a melhorar a mobilidade na zona de Paço de Arcos, especialmente as mobilidades suaves, o projeto faz uso da antiga infraestrutura do SATU Oeiras e transforma-o num eixo pedonal elevado. Devido à elevação desta infraestrutura em relação ao solo é possível unificar o território que até então se encontrara segregado.Oeiras is a district integrated in the Lisbon Metropolitan Area (LMA). As the connections between Oeiras and all other LMA regions are highly dependable on these highspeed roads, and as the Oeiras Valley program has been implemented in the territory, the problems related to road congestion have been accentuated. In order to improve this mobility problem, the SATU Oeiras project arises. It does not focus on the construction of new transit routes but instead it promotes the creation of more mobility options for its inhabitants and workers from the municipality. The SATU Oeiras project, which was planned to connect the train lines of Cascais and Sintra through the business parks of the TagusPark and LagoasPark, connecting the train station of Paço de Arcos with the shopping centre Oeiras Parque. In 2015, the SATU Oeiras was closed leaving a huge infrastructure between Paço de Arcos and Oeiras Parque completely abandoned. Paço de Arcos is known by its accentuated topography which ended up creating urban segregations in the territory. However, this area also contains other types of barriers that have contributed to this urban division, namely the Porto Salvo stream as well as the road and railway infrastructures. In order to improve the mobility of Paço de Arcos, especially soft mobility, the project carried out makes use of the old infrastructure of SATU Oeiras and transforms it into an elevated pedestrian axis. Due to the ground-infrastructure elevation, it is the opportunity to unify the territory.2021-02-01T15:35:55Z2020-12-15T00:00:00Z2020-12-152020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21734TID:202578437porSilva, João Manuel Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:24Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:59.491642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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