Mobilidade pedonal. A caminhabilidade e fatores de concretização de âmbito local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos André de Jesus da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/57499
Resumo: O caminhar é o meio de deslocação mais primitivo, instintivo, democrático e inclusivo do ser humano. Andar a pé não prejudica o ambiente e contribui para reduzir a poluição causada pelo tráfego de automóveis. Para as cidades, o fluxo de pessoas pelas suas calçadas e ruas, assim como as interações proporcionadas por esta circulação reforça a equidade e cidadania das comunidades e estimula a economia local. Ainda assim é o meio de deslocação mais menosprezado tanto pela população como pelas administrações públicas quando se trata de políticas de mobilidade urbana. Caminhar pela cidade é direito de todos e deveria ser acessível a todos. Entretanto, este direito tem sido suprimido pela destinação excessiva dos espaços públicos aos automóveis, formal e informalmente, e, com isso, os principais prejudicados são o peão e o hábito de caminhar. Mas também a cidade perde, e perde o que lhe é mais precioso: a vitalidade humana que ela precisa para existir. O tema central desta dissertação incide na pesquisa dos fatores, sejam eles relacionados com a infraestrutura urbana ou não (culturais, políticos, económicos ou ambientais, por exemplo) que interferem na maior atratividade dos percursos pedonais para a utilização frequente da população em suas deslocações habituais, além do estudo de políticas públicas bem sucedidas de promoção da mobilidade pedonal de âmbito local em diferentes contextos socioeconómicos, com a finalidade de perceber o que pode ser determinante para que um município obtenha avanços mais significativos no que concerne à caminhabilidade de seus espaços públicos. A investigação se desenvolve a partir do aprofundamento dos conceitos fundamentas para se discutir a temática da tese como sustentabilidade, mobilidade, caminhabilidade e acessibilidade. Baseado nestas premissas, se pretende identificar exemplos de boas práticas e políticas urbanas locais que ofereçam uma melhor mobilidade pedonal a comunidades locais, além das mais valias sociais, económicas e ambientais da adoção do hábito de caminhar para população e para a vitalidade das cidades. A dissertação compreende ainda a realização de entrevistas a agentes locais que contribuem para a promoção da mobilidade pedonal no contexto da cidade de Lisboa, através da qual se pretende perceber seus pontos de vista acerca de como atuar de forma mais bem-sucedida na promoção da mobilidade pedonal. Como resultado prático, todos os conhecimentos adquiridos ao longo das investigações e do curso de mestrado relacionados à mobilidade urbana são utilizados na elaboração de um instrumento de auditoria experimental para avaliação das deslocações pedonais. O que se busca com este estudo é colaborar na promoção das vantagens do hábito de caminhar para a qualidade de vida das pessoas e para a vitalidade das comunidades para seus residentes e visitantes, além de reforçar seu papel indissociável de qualquer política de mobilidade urbana sustentável, nomeadamente no contexto da administração pública local.
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Entretanto, este direito tem sido suprimido pela destinação excessiva dos espaços públicos aos automóveis, formal e informalmente, e, com isso, os principais prejudicados são o peão e o hábito de caminhar. Mas também a cidade perde, e perde o que lhe é mais precioso: a vitalidade humana que ela precisa para existir. O tema central desta dissertação incide na pesquisa dos fatores, sejam eles relacionados com a infraestrutura urbana ou não (culturais, políticos, económicos ou ambientais, por exemplo) que interferem na maior atratividade dos percursos pedonais para a utilização frequente da população em suas deslocações habituais, além do estudo de políticas públicas bem sucedidas de promoção da mobilidade pedonal de âmbito local em diferentes contextos socioeconómicos, com a finalidade de perceber o que pode ser determinante para que um município obtenha avanços mais significativos no que concerne à caminhabilidade de seus espaços públicos. A investigação se desenvolve a partir do aprofundamento dos conceitos fundamentas para se discutir a temática da tese como sustentabilidade, mobilidade, caminhabilidade e acessibilidade. Baseado nestas premissas, se pretende identificar exemplos de boas práticas e políticas urbanas locais que ofereçam uma melhor mobilidade pedonal a comunidades locais, além das mais valias sociais, económicas e ambientais da adoção do hábito de caminhar para população e para a vitalidade das cidades. A dissertação compreende ainda a realização de entrevistas a agentes locais que contribuem para a promoção da mobilidade pedonal no contexto da cidade de Lisboa, através da qual se pretende perceber seus pontos de vista acerca de como atuar de forma mais bem-sucedida na promoção da mobilidade pedonal. Como resultado prático, todos os conhecimentos adquiridos ao longo das investigações e do curso de mestrado relacionados à mobilidade urbana são utilizados na elaboração de um instrumento de auditoria experimental para avaliação das deslocações pedonais. O que se busca com este estudo é colaborar na promoção das vantagens do hábito de caminhar para a qualidade de vida das pessoas e para a vitalidade das comunidades para seus residentes e visitantes, além de reforçar seu papel indissociável de qualquer política de mobilidade urbana sustentável, nomeadamente no contexto da administração pública local.Walking is the most instinctive, democratic and inclusive means of travel for human beings. Walking doesn´t jeopardize the environment and contributes to reducing pollution caused by car traffic. For cities, the flow of people through their sidewalks and streets, as well as the interactions provided by this movement, reinforce the equity and citizenship of communities and boosts the local economy. Nevertheless, it´s the most underrated mean of travel both by the population and by the public administrations when dealing with urban mobility policies. Walking around the city is everyone's right and should be accessible to everyone. However, this right has been suppressed by the excessive destination of public spaces to cars, formally and informally, and, due to this fact, the biggest losers are pedestrians and the walking habit. But the city also loses, and it loses what is most precious: the human vitality it needs to exist. The subject of this dissertation focuses on the research of factors, whether related to urban infrastructure or not (cultural, political, economic or environmental, e. g.), that interfere with the attractiveness of walking routes and stimulate their frequent use by population in regular journeys, in addition to the study of successful public policies to promote pedestrian mobility at a local level in different socioeconomic contexts, in order to understand what can be determinant for a municipality to obtain more significant advances in the walkability of its public spaces. The research work develops from deepening the key concepts to discuss the subject of this thesis as sustainability, mobility, walkability and accessibility. Based on these premises, it´s intended to identify examples of good practices and local urban policies that offer better pedestrian mobility to local communities, as well as the social, economic and environmental benefits of adopting the habit of walking by population and for the vitality of cities. The dissertation also includes interviews with relevant local agents who play a role in the promotion of pedestrian mobility in the context of the city of Lisbon, through which it intends to perceive their points of view on how to act more successfully in iv promoting pedestrian mobility. As a practical result, all the knowledge acquired during the investigations and the master's course related to urban mobility are utilized for elaborating an experimental audit tool that evaluates the pedestrian routes quality. The aspiration of this study is to collaborate to promote the advantages of walking habits both for the people´s quality of life and for the vitality of the communities for its residents and visitors, as well as to reinforce its inseparable role from any policy of sustainable urban mobility, especially in the context of local public administrationFarinha, João António Muralha RibeiroRUNSilva, Carlos André de Jesus da2019-01-15T14:36:50Z2018-11-232018-09-302018-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/57499TID:202053784porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:27:37Zoai:run.unl.pt:10362/57499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:03.723837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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