A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6490 |
Resumo: | Pretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas da União Europeia e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passa-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser infoincluído e infoexcluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada fratura digital acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova fratura digital que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentais |
id |
RCAP_39e114f354dbdf87b63c9a97617537ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idososCompetência digitalIdososInfoexclusãoInfoinclusãoLiteracia digitalDigital competenciesDigital literacyElderleyInfoexclusionInfoinclusionPretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas da União Europeia e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passa-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser infoincluído e infoexcluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada fratura digital acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova fratura digital que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentaisThe aim of this article is to present an overview of the main initiatives of the European Union and the national initiatives concerning the process leading to the submission of proposals related to digital literacy and digital skills as a way to promote the competitiveness of each country. Then we proceed to a critical and reflexive analysis about the concept or concepts underlying what is understood as digital literacy and digital competences through the confrontation of perspectives of various authors. Following this discussion, an approach is done in relation to the problems that arise from being info-included and info-excluded, with a particular focus on older adults, since they represent citizens with the lowest rates of access and use of digital technologies. The finding of the so-called digital divides entails a potential social exclusion with all the inherent consequences. However, it is also discussed the fact that we may be faced with a new digital divide that can be intergenerational or intragenerational because, from the reflection made, the clear notion emerges that digital literacy and associated digital competences are only present if there is a critical attitude and the use and mobilization of digital technologies instead of more functional or instrumental aspects.Laboratório de Educação a Distância e eLearningRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, Henrique2019-04-23T09:27:43Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6490porGIL, Henrique (2019) - A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1, p. 79-96.2182-4967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:09.176860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos |
title |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos |
spellingShingle |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos Gil, Henrique Competência digital Idosos Infoexclusão Infoinclusão Literacia digital Digital competencies Digital literacy Elderley Infoexclusion Infoinclusion |
title_short |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos |
title_full |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos |
title_fullStr |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos |
title_full_unstemmed |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos |
title_sort |
A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência digital Idosos Infoexclusão Infoinclusão Literacia digital Digital competencies Digital literacy Elderley Infoexclusion Infoinclusion |
topic |
Competência digital Idosos Infoexclusão Infoinclusão Literacia digital Digital competencies Digital literacy Elderley Infoexclusion Infoinclusion |
description |
Pretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas da União Europeia e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passa-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser infoincluído e infoexcluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada fratura digital acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova fratura digital que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentais |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-23T09:27:43Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6490 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GIL, Henrique (2019) - A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1, p. 79-96. 2182-4967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Laboratório de Educação a Distância e eLearning |
publisher.none.fl_str_mv |
Laboratório de Educação a Distância e eLearning |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130833644158976 |