Avaliação da saúde vocal de professores que atuam numa Faculdade Particular na Cidade de Imperatriz – MA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Conceição de Maria Aguiar Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22974
Resumo: A voz é a ferramenta mais imediata e eficaz de comunicação que, sendo única e específica para cada indivíduo, assume um padrão próprio, inerente a cada ser humano. As definições de voz podem ser inúmeras e a sua produção está relacionada com fatores biológicos e genéticos, mas também culturais e psicossociais. Além disso, a personalidade, o estado emocional e a forma de expressar as emoções também difereciam a voz. A maioria dos docentes não possui conhecimentos sobre cuidados vocais e a voz é o seu instrumento de trabalho, sendo necessário intervir e consciencializá-los sobre a importância desses cuidados. Objetivos: Identificar possíveis sinais e sintomas vocais apresentados pelos professores; identificar fatores relacionados com os efeitos do mau uso da voz em sala de aula; Orientar os professores quanto aos cuidados vocais. Metodologia: Os dados foram analisados através da aplicação de questionários (questionário de informação inicial e final, QVV e gravação da voz (VoxMetria). Após essa análise, interveio-se através de palestras e workshops e realizaram-se sessões téorico-práticas com o grupo de docentes. Resultados: Percebeu-se melhora quanto aos sintomas e comportamentos vocais apresentados (fadiga, secura, voz fraca, rouquidão e dor ao falar), assim como melhoria nos comportamentos vocais saudáveis. Conclusão: as intervenções realizadas tiveram efeito positivo na saúde vocal desses indivíduos, bem como na melhora na qualidade de vida dos mesmos.
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