O poder dos influenciadores digitais: o olhar da comunicação estratégica em relações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Luísa Mota
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13634
Resumo: Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
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spelling O poder dos influenciadores digitais: o olhar da comunicação estratégica em relações públicasRelações públicasComunicação estratégicaInfluenciadores digitaisComunicação digitalSocial mediaPublic relationsStrategic communicationDigital influencersDigital communicationRelatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A evolução tecnológica originou várias alterações a nível social, assim como transformações comportamentais, entre elas o modo como as pessoas comunicam. A tecnologia surgiu como forma de aproximar as pessoas, e nos dias de hoje faz parte do dia-a-dia de várias organizações/marcas que se querem manter mais próximas e conquistar a confiança do seu público. A área do digital tornou-se não só bastante oportuna como importante para as Relações Públicas, e uma das vantagens da comunicação digital passa pela facilidade em disseminar uma mensagem. Surgiu a necessidade dos profissionais de Relações Públicas repensarem o seu posicionamento e desenvolverem estratégias para atrair a atenção dos consumidores, assinalando a interação entre as organizações e os seus públicos. Desta forma, os media tradicionais concederam lugar a Influenciadores Digitais, capacitados para exercer influência no processo de comunicação estratégica. Estes Influenciadores Digitais conseguem passar mensagens/conteúdo de uma forma mais fácil e rápida e influenciam um grande número de pessoas através da sua reputação. Dada a importância dos influenciadores digitais junto das audiências internáuticas, estes passaram a chamar a atenção das organizações e consequentemente começaram a ser usados como ferramentas de comunicação. Pretende-se com este trabalho final de mestrado, onde foi desenvolvido um estágio com duração de cinco meses, na agência Marie PR & Brand Consulting, estudar todo o processo de comunicação estratégica, assim como todas as etapas, entre as agências de comunicação e os Influenciadores Digitais.ABSTRACT: Technological evolution has brought about several social changes, as well as behavioral transformations, among them the way people communicate. Technology emerged as a way to bring people together, and nowadays is part of the day-to-day life of several organizations/brands that want to keep closer and gain the trust of their audience. The area of digital has become not only very timely but also important for Public Relations, and one of the advantages of digital communication is the ease in disseminating a message. The need arose for Public Relations professionals to rethink their positioning and develop strategies to attract consumers' attention, signaling the interaction between organizations and their audiences. Thus, the traditional media have given way to Digital Influencers, who are able to influence the strategic communication process. These Digital Influencers are able to pass messages/content in an easier and faster way and influence a large number of people through their reputation. Given the importance of digital influencers among international audiences, they started to draw the attention of organizations and consequently started to be used as communication tools. The purpose of this master's final work, where an internship lasting five months was developed in the agency Marie PR & Brand Consulting, is to study the whole process of strategic communication, as well as all the steps between communication agencies and Digital Influencers.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLPinheiro, Ana Luísa Mota2021-08-12T08:15:21Z2021-07-272021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13634TID:202755746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:32.455214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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