Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eufrásio, Joana Rita Jacob
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82695
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_98e6f8e53b2280f1f3bc141644be2787
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influenciadores Digitais como pilares da Reputação OrganizacionalDigital Influencers as pillars of Corporate CommunicationComunicaçãoRelações PúblicasReputação OrganizacionalInfluenciadores DigitaisLPMCommunicationPublic RelationsCorporate ReputationDigital InfluencersLPMRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de LetrasA comunicação é um processo inerente às organizações e ao próprio ser humano. Como tal, a evolução da competitividade no meio empresarial sublinhou a importância da comunicação e, consequentemente, da Reputação Organizacional. A imagem que as pessoas têm de uma organização define as ações e recompensas da mesma. Assim, a comunicação e as Relações Públicas exercem um papel fundamental da relação que as organizações estabelecem com os seus públicos. Este facto é evidenciado perante o surgimento, nas redes sociais, de pessoas a quem os públicos confiam para lhes guiarem as decisões e para abordarem temas que poderão influenciar a reputação das organizações. É com base neste prossuposto que, no presente Relatório de Estágio, abordamos o fenómeno da Reputação Organizacional, aliado à evolução da Web 2.0, nomeadamente, das redes sociais e das personalidades que nelas se destacam. Como tal, primeiramente, iremos abordar a noção de Reputação Organizacional e todos os conceitos a ela inerentes. De seguida, iremos desenvolver sobre as mudanças que as redes sociais trouxeram à dinâmica entre as empresas e o seu público. Na segunda parte, partiremos da experiência obtida no estágio curricular na empresa LPM Comunicação para perceber a forma como os influenciadores digitais são utilizados como ferramenta estratégica na aproximação das organizações a novos públicos. Para além disso, tentaremos explicar todo o processo de escolha de influenciadores e os quadros de avaliação que antecedem a escolha.Communication is an inherent process for organizations and for the human being himself. As such, the evolution of competitiveness in the business environment underlined the importance of communication and, consequently, Corporate Reputation as well as Corporate Communication. The image that people have of an organization defines the actions and rewards of the organization. Thus, communication and Public Relations play a fundamental role in the relationship that organizations establish with their audiences. This is evidenced by the emergence, in social media, of people whom audiences trust to guide decisions and to address issues that may influence the reputation of organizations. It is based on this idea that, in this Internship Report, we address the phenomenon of Corporate Reputation, allied to the evolution of Web 2.0, namely, social media and personalities that stand out in them. As such, firstly we will address the concept of Corporate Reputation and all the notions inherent to it. Next, we will develop on the changes that social media have brought to the dynamics between companies and their public. In the second part, we will start from the experience obtained in the internship at LPM Comunicação to understand how digital influencers are used as a strategic tool in bringing organizations closer to new audiences such as younger generations who base their behavior in social media . In addition, we will try to explain the process of choosing influencers and the evaluation frameworks that precede the choice.2018-07-209999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82695http://hdl.handle.net/10316/82695TID:202044726porEufrásio, Joana Rita Jacobinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:35.453859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
Digital Influencers as pillars of Corporate Communication
title Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
spellingShingle Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
Eufrásio, Joana Rita Jacob
Comunicação
Relações Públicas
Reputação Organizacional
Influenciadores Digitais
LPM
Communication
Public Relations
Corporate Reputation
Digital Influencers
LPM
title_short Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
title_full Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
title_fullStr Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
title_full_unstemmed Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
title_sort Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
author Eufrásio, Joana Rita Jacob
author_facet Eufrásio, Joana Rita Jacob
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eufrásio, Joana Rita Jacob
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Relações Públicas
Reputação Organizacional
Influenciadores Digitais
LPM
Communication
Public Relations
Corporate Reputation
Digital Influencers
LPM
topic Comunicação
Relações Públicas
Reputação Organizacional
Influenciadores Digitais
LPM
Communication
Public Relations
Corporate Reputation
Digital Influencers
LPM
description Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82695
http://hdl.handle.net/10316/82695
TID:202044726
url http://hdl.handle.net/10316/82695
identifier_str_mv TID:202044726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133937768857600