De uma escola leitora a uma cidade de cultura: o contributo da biblioteca escolar centro de recursos educativos do agrupamento de escolas João Franco na promoção da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Margarida Teles Damázio Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2034
Resumo: A leitura, no contexto actual, enfrenta um enorme desafio: sendo considerada essencial, deve, contudo, competir com a invasão massiva das novas ferramentas digitais que entram nas vidas dos jovens. Como acto cultural, insere-se na vida das cidades e torna-se necessário que todas as instituições culturais desenvolvam um trabalho colaborativo, no sentido de proporcionar uma variedade de experiências conducentes ao desenvolvimento das competências e aprendizagens dos sujeitos. Novos conceitos surgem, como o de literacia, o qual implica uma aquisição de conhecimentos ao longo da vida, um saber fazer em diversas áreas e situações do quotidiano. Assim, a escola, em geral e a biblioteca escolar, em particular, devem reflectir sobre a necessidade da mudança, acompanhando a evolução tecnológica, mantendo a convicção de que a leitura é imprescindível para o desenvolvimento global do ser humano. Para tanto, o Modelo de Auto Avaliação das Bibliotecas Escolares constitui-se como um documento orientador e imprescindível das práticas das bibliotecas escolares, permitindo uma avaliação justa, formativa e permanente das acções que ali têm lugar.
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