E porque é que não pomos os putos a trabalhar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dores, António Pedro
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1049
Resumo: Identificam-se tendências de mudança, nos campos escolar e laboral, em particular aquelas que, de um lado e de outro, apontam para a formação contínua dos trabalhadores e a prestação de serviços pelas escolas às comunidades, i.e., aquelas que militam para aproximar os espaços institucionais educativos e económicos. Questionam-se dificuldades epistemológicas e institucionais de relacionamento directo entre os mundos do trabalho e da escola. O estudo sustenta-se numa análise institucional, tendo em conta os diferentes hábitos, espaços, tempos e referências morais e políticas da escola e do trabalho. O exercício aqui apresentado centra-se na escola. Noutro texto, com o mesmo título, a publicar, centramo-nos no trabalho.
id RCAP_39fb2f919efd1d4a40a9fd54eb015b2b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E porque é que não pomos os putos a trabalhar?Escola / sociedadeInstituição escolarMudançaSchool / societyLearning institutionChangeIdentificam-se tendências de mudança, nos campos escolar e laboral, em particular aquelas que, de um lado e de outro, apontam para a formação contínua dos trabalhadores e a prestação de serviços pelas escolas às comunidades, i.e., aquelas que militam para aproximar os espaços institucionais educativos e económicos. Questionam-se dificuldades epistemológicas e institucionais de relacionamento directo entre os mundos do trabalho e da escola. O estudo sustenta-se numa análise institucional, tendo em conta os diferentes hábitos, espaços, tempos e referências morais e políticas da escola e do trabalho. O exercício aqui apresentado centra-se na escola. Noutro texto, com o mesmo título, a publicar, centramo-nos no trabalho.We identify change trends in both scholar and working fields, specialy about workpeople continual training and school"s community services; We question epistemological and institutional walls between work and school fields. An institutional analysis is the method we use, looking to the habites, spaces, time, and moral and political references at school and at work. School is the harbor for this exercise. Other paper, with the same title but with a "(II)" at the end, take the work as point of observation.On identifie des tendences de changement aux champs scolaire et du travail, surtout celles que concernent la formation continue des travailleurs et les services aux communautés des écoles, celles que rejoient les espaces institutionnel scolaires et économiques. On questionne les difficultés épistémologiques et institutionnelles des relations directes entre les mondes des écoles et du travail. L"étude est une analyse institutionnel concernant les habitudes, lés espaces, les temps et les references morales et politiques des institutions scolaire et laboral. Ce exercice-ci est centré sur l" école. Ailleurs, avec le même titre suivi par "(II)", on se centre sur le travail.Se identifican tendencias de cambio, en el campo laboral y escolar, sobre todo aquellas que, de un lado y otro, apuntan para la formación continua de los trabajadores y la prestación de servicios por las escuelas a las comunidades, i.e., aquellas que, de un lado y de otro, apuntan para la formación continua de los trabajadores y la prestación de servicios por las escuelas a las comunidades, i.e., aquellas que militan para aproximar los espacios institucionales educativos y económicas. Se cuestionan dificultades epistemológicas e institucionales de relación directa entre los mundos de trabajo y la escuela. El estudio se basa en un análisis institucional, teniendo en cuenta los diferentes hábitos, espacios, tiempos y referencias morales y políticas de la escuela y del trabajo. El ejercicio que aquí se presenta se centra en la escuela. En otro texto, con el mismo título, y aún por publicar, nos centramos en el trabajo.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-23T11:21:35Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1049por0873-6529Dores, António Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:55.970689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E porque é que não pomos os putos a trabalhar?
title E porque é que não pomos os putos a trabalhar?
spellingShingle E porque é que não pomos os putos a trabalhar?
Dores, António Pedro
Escola / sociedade
Instituição escolar
Mudança
School / society
Learning institution
Change
title_short E porque é que não pomos os putos a trabalhar?
title_full E porque é que não pomos os putos a trabalhar?
title_fullStr E porque é que não pomos os putos a trabalhar?
title_full_unstemmed E porque é que não pomos os putos a trabalhar?
title_sort E porque é que não pomos os putos a trabalhar?
author Dores, António Pedro
author_facet Dores, António Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dores, António Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Escola / sociedade
Instituição escolar
Mudança
School / society
Learning institution
Change
topic Escola / sociedade
Instituição escolar
Mudança
School / society
Learning institution
Change
description Identificam-se tendências de mudança, nos campos escolar e laboral, em particular aquelas que, de um lado e de outro, apontam para a formação contínua dos trabalhadores e a prestação de serviços pelas escolas às comunidades, i.e., aquelas que militam para aproximar os espaços institucionais educativos e económicos. Questionam-se dificuldades epistemológicas e institucionais de relacionamento directo entre os mundos do trabalho e da escola. O estudo sustenta-se numa análise institucional, tendo em conta os diferentes hábitos, espaços, tempos e referências morais e políticas da escola e do trabalho. O exercício aqui apresentado centra-se na escola. Noutro texto, com o mesmo título, a publicar, centramo-nos no trabalho.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01T00:00:00Z
1996-01
2008-12-23T11:21:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1049
url http://hdl.handle.net/10071/1049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134662874890240