Determinantes da responsabilidade social empresarial: o caso português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26754 |
Resumo: | O conceito de Responsabilidade Social Empresarial tem sido sujeito a níveis mais elevados de divulgação a nível empresarial e social. Este aumento é também verificado nas empresas portuguesas. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores determinantes do nível de divulgação de RSE, por parte das empresas portuguesas, com divulgação na página da GRI, no período compreendido entre 2006 e 2014. Para análise dos dados foram realizados testes não paramétricos e testes de associação de Qui-quadrado e V de Cramer. Os resultados da pesquisa indicam que entre 2006 e 2012 o número de relatórios depositados na base de dados da GRI aumentou voltando depois a diminuir entre 2012 e 2014. Verificou-se que não existem diferenças de divulgação entre empresas de diferentes tipos de indústria. Por fim, concluiu-se que o nível de divulgação está associado à dimensão da empresa, ao tipo de indústria, ao perfil de cotação e ao tipo de empresa de auditoria. |
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Determinantes da responsabilidade social empresarial: o caso portuguêsResponsabilidade social empresarialGlobal reporting iniciativeRelatório de sustentabilidadeO conceito de Responsabilidade Social Empresarial tem sido sujeito a níveis mais elevados de divulgação a nível empresarial e social. Este aumento é também verificado nas empresas portuguesas. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores determinantes do nível de divulgação de RSE, por parte das empresas portuguesas, com divulgação na página da GRI, no período compreendido entre 2006 e 2014. Para análise dos dados foram realizados testes não paramétricos e testes de associação de Qui-quadrado e V de Cramer. Os resultados da pesquisa indicam que entre 2006 e 2012 o número de relatórios depositados na base de dados da GRI aumentou voltando depois a diminuir entre 2012 e 2014. Verificou-se que não existem diferenças de divulgação entre empresas de diferentes tipos de indústria. Por fim, concluiu-se que o nível de divulgação está associado à dimensão da empresa, ao tipo de indústria, ao perfil de cotação e ao tipo de empresa de auditoria.The topic concept of Corporate Social Responsibility has been subject to higher levels of disclosure at corporate and social level. This increase is also verified in Portuguese companies. In this context, the present work aims to analyse the determinants of the level of CSR disclosure, by Portuguese companies, with disclosure on the GRI page, between 2006 and 2014. For the analysis of the data were performed non-parametric tests and tests of association of Qui-square and V of Cramer. The results of the survey indicate that between 2006 and 2012 the number of reports deposited in the GRI database increased and then decreased again between 2012 and 2014. We found that there are not differences in disclosure among companies from different types of industry. Finally, we concluded that the level of disclosure is associated with the size of the company, the type of industry, the price profile and the type of audit firm.2021-01-18T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26754TID:202238687porFernandes, Rosana Daniela de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:51Zoai:ria.ua.pt:10773/26754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:40.495066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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