Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amilton Alves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendes, António Quintas, Matta, Alfredo Eurico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10203
Resumo: Este estudo trata das “Experiências outras na utilização das TIC como interface pedagógica na escola de Educação de Jovens e Adultos”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica contribui com os sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para os sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar as experiências de aprendizagens dos estudantes no laboratório de informática; refletir epistemologicamente os conceitos de Letramentos, TIC e EJA; identificar que projetos contribuem como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem. A abordagem de pesquisa adotada. Foi a qualitativa, de natureza descritivo-analítica, com instrumentalização do estudo de caso e a efetivação de um conjunto de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados destacam as possibilidades dos sujeitos da EJA de buscar novas formas de utilizar as TICs, no processo de ensino-aprendizagem, a efetivação das rodas de conversas, dos temas geradores como fundantes do empoderamento e da construção do conhecimento dos sujeitos. Concluímos que à escola deva repensar seu tempo, espaço e as experiências de ensinar e aprender, da formação continuada dos professores, da criação de um museu virtual de aprendizagem e da construção de práticas dialógicas permanentes no âmbito da escola da EJA.
id RCAP_3a05900ed7a5e3d87e531399ffada44b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultosOther experiences in the use of TIC as a pedagogical interface in the school of education of youth and adultsEducação de jovens e adultosLetramentosTecnologia da informação e da comunicaçãoYouth and adult educationLiteratureInformation and communication technologyEste estudo trata das “Experiências outras na utilização das TIC como interface pedagógica na escola de Educação de Jovens e Adultos”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica contribui com os sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para os sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar as experiências de aprendizagens dos estudantes no laboratório de informática; refletir epistemologicamente os conceitos de Letramentos, TIC e EJA; identificar que projetos contribuem como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem. A abordagem de pesquisa adotada. Foi a qualitativa, de natureza descritivo-analítica, com instrumentalização do estudo de caso e a efetivação de um conjunto de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados destacam as possibilidades dos sujeitos da EJA de buscar novas formas de utilizar as TICs, no processo de ensino-aprendizagem, a efetivação das rodas de conversas, dos temas geradores como fundantes do empoderamento e da construção do conhecimento dos sujeitos. Concluímos que à escola deva repensar seu tempo, espaço e as experiências de ensinar e aprender, da formação continuada dos professores, da criação de um museu virtual de aprendizagem e da construção de práticas dialógicas permanentes no âmbito da escola da EJA.This study deals with the “Other experiences in the use of TIC as a pedagogical interface in the school of Education of Youth and Adults”. As a general objective of the research, we propose to analyze how the use of TIC as a pedagogical interface contributes with the subjects of EJA. We present as a research problem the search for answers to the following question: How to use information and communication technologies as pedagogical interface for the subjects of EJA? The specific objectives are: to investigate students’ learning experiences in the computer lab; to reflect epistemologically the concepts of literacy, TIC and EJA; identify which projects contribute as pedagogical interface for learning improvement. The approach adopted was qualitative, descriptive-analytical in nature, with instrumentalization of the case study and the execution of a set of semi-structured interviews and documentary analysis. The results highlight the possibilities of the subjects of EJA to seek new ways to use TIC, in the teaching-learning process, the implementation of conversation wheels, of the generating themes as foundations of the empowerment and construction of the knowledge of the subjects. We conclude that the school should rethink its time, space and experiences of teaching and learning, of the continuing training of teachers, the creation of a virtual learning museum and the construction of permanent dialogical practices within the EJA school.UNEB-Universidade do Estado da BahiaRepositório AbertoSouza, Amilton Alves deMendes, António QuintasMatta, Alfredo Eurico2020-11-23T14:29:14Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10203porSouza, A. A., Quintas-Mendes, A., Matta, A. E. R. (2019).Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2, (3), p. 113-130,2595-6329info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:50.262196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos
Other experiences in the use of TIC as a pedagogical interface in the school of education of youth and adults
title Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos
spellingShingle Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos
Souza, Amilton Alves de
Educação de jovens e adultos
Letramentos
Tecnologia da informação e da comunicação
Youth and adult education
Literature
Information and communication technology
title_short Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos
title_full Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos
title_fullStr Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos
title_full_unstemmed Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos
title_sort Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos
author Souza, Amilton Alves de
author_facet Souza, Amilton Alves de
Mendes, António Quintas
Matta, Alfredo Eurico
author_role author
author2 Mendes, António Quintas
Matta, Alfredo Eurico
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amilton Alves de
Mendes, António Quintas
Matta, Alfredo Eurico
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Letramentos
Tecnologia da informação e da comunicação
Youth and adult education
Literature
Information and communication technology
topic Educação de jovens e adultos
Letramentos
Tecnologia da informação e da comunicação
Youth and adult education
Literature
Information and communication technology
description Este estudo trata das “Experiências outras na utilização das TIC como interface pedagógica na escola de Educação de Jovens e Adultos”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica contribui com os sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para os sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar as experiências de aprendizagens dos estudantes no laboratório de informática; refletir epistemologicamente os conceitos de Letramentos, TIC e EJA; identificar que projetos contribuem como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem. A abordagem de pesquisa adotada. Foi a qualitativa, de natureza descritivo-analítica, com instrumentalização do estudo de caso e a efetivação de um conjunto de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados destacam as possibilidades dos sujeitos da EJA de buscar novas formas de utilizar as TICs, no processo de ensino-aprendizagem, a efetivação das rodas de conversas, dos temas geradores como fundantes do empoderamento e da construção do conhecimento dos sujeitos. Concluímos que à escola deva repensar seu tempo, espaço e as experiências de ensinar e aprender, da formação continuada dos professores, da criação de um museu virtual de aprendizagem e da construção de práticas dialógicas permanentes no âmbito da escola da EJA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-11-23T14:29:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10203
url http://hdl.handle.net/10400.2/10203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, A. A., Quintas-Mendes, A., Matta, A. E. R. (2019).Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2, (3), p. 113-130,
2595-6329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB-Universidade do Estado da Bahia
publisher.none.fl_str_mv UNEB-Universidade do Estado da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135084887932928