Letramentos de jovens e adultos tocantinenses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640181 |
Resumo: | Orientadores: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman, Claudia Lemos Vóvio |
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Letramentos de jovens e adultos tocantinensesThe literacies of young and adult inhabitants of TocantinsEducação de jovens e adultosLetramento - Estudo e ensinoEtnologiaYouth and adult educationLiteracy - Study and teachingEthnologyOrientadores: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman, Claudia Lemos VóvioTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente estudo, situado na área da Linguística Aplicada (LA), tem como principal base teórico-metodológica a perspectiva etnográfica dos Estudos de Letramento. O objetivo central deste estudo é analisar aulas de língua portuguesa numa escola de ensino fundamental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Araguaína - TO, a fim de investigar os eventos de letramento e as práticas que os configuram. Partimos do pressuposto de que a aula é constituída por um conjunto de eventos de letramento, nos quais os participantes interagem. Nesses eventos ocorrem operações didáticas e discursivas que configuram dimensões relevantes para compreendermos a coconstrução de sentido na sala de aula. A relevância de focalizarmos eventos de letramento na aula de língua materna nos anos finais do ensino fundamental baseia-se na possibilidade de conhecermos como os participantes dessa modalidade de ensino constroem sentido e produzem conhecimento na sala de aula. Para tal, buscamos abordagens metodológicas sensíveis ao contexto da EJA focalizado, pouco abordado pelos estudos acadêmicos. Esta pesquisa é qualitativa-interpretativista e se configura como um estudo de caso atrelado à abordagem etnográfica de pesquisa na sala de aula. Essa abordagem permite a compreensão dos significados das práticas de letramento, por meio da observação de aulas, entrevistas, questionário de pesquisa e análise de documentos. Durante um semestre letivo, observamos aulas de língua portuguesa, em turmas do 1º e do 2º Períodos da EJA, em uma escola da rede municipal de ensino de Araguaína - TO, e registramos as aulas por meio de diário de campo e gravação em áudio. As análises dos dados gerados foram desenvolvidas a partir da concepção dialógica dos estudos da linguagem. Os dados gerados por meio de questionário de pesquisa e entrevistas contribuíram para traçarmos um panorama sobre os participantes da EJA, pois suas histórias de vida são evidências importantes para serem correlacionadas com as análises das aulas. As análises das aulas foram norteadas pelas categorias de "evento de letramento" e de "prática de letramento", tais noções teóricas orientaram a compreensão das aulas a partir de duas dimensões: a dimensão interacional-didática (ligada aos eventos de letramento) e a dimensão interacional-discursiva (ligada às práticas de letramento). Como resultado, observamos que as atividades e tarefas didáticas dos eventos de aula analisados foram orientadas por documentos embasados numa visão técnica de língua, assim, a frequência de artefatos como lousa e folha avulsa e eventos de cópia e de exercício escrito com foco gramatical foram frequentes, denotando marcas do modelo autônomo de letramento. As práticas de letramento nos eventos foram marcadas por relações assimétricas e interações monológicas, pouco conectadas às funções sociais da escrita para os estudantes da EJA, dificultando que as funções da EJA (tais como a de reparação e de equalização ) possam ser atingidasAbstract: The present study, in the area of Applied Linguistics (LA), has as main theoretical-methodological basis the ethnographic perspective of Literacy Studies. This study main¿s objective is to analyze Portuguese language classes at an elementary school in the Young and Adult Education (EJA) of Araguaína city, in the state of Tocantins ¿ Brasil, in order to investigate the literacy events and the practices that configure them. We start from the assumption that the class is a set of literacy events where there is interaction between the participants. In these events, didactic and discursive operations configure relevant dimensions to understand the construction of meaning in the classroom. The relevance of focusing on literacy events in Portuguese language class, at EJA's elementary school, is based on the possibility of knowing how the participants in this teaching modality build meaning and produce knowledge in the classroom. To this end, we seek methodological approaches that are sensitive to this research. We adopted a qualitative-interpretative methodology, configured as a case study linked to the ethnographic approach to research in the classroom. Ethnography in the classroom seeks to understand the meanings of literacy practices, through observation, interviews, research questionnaire and document analysis. For six months, we observed classes in Portuguese language, in classes from the 1st and 2nd Periods of elementary education at EJA, in a school in the municipal teaching network of Araguaína city, and registered the classes through a field diary and recording in audio. The generated data analysis was developed from the dialogic conception of language studies. The data was generated through research questionnaire and interviews that contributed to draw an overview of EJA participants, as their life stories are important evidence to be correlated with the analysis of the classes. The classes analyzis were guided by the categories of "literacy event" and "literacy practice", such theoretical notions guided the understanding of classes from two dimensions: the interactional-didactic dimension (linked to literacy events) and the interaction-discursive dimension (linked to literacy practices). As a result, we observed that the didatic activities and tasks, analysed in class events, were guided by documents based on a technical vision of language, thus, the frequency of artecfacts such as blackboard and loose sheet and events of copy and written exercise with grammatical focus were frequent, denoting marks of the autonomous literacy model. Literacy practices at class events were marked by asymmetric relationships and monological interactions, less connected to the social functions of writing for EJA students, making it difficult that the EJA funcions (such as repair and equalization) can be achievedDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCAPES001[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Vóvio, Claudia LemosAbreu, Claudia Barcelos de MouraVianna, Carolina Assis DiasValsechi, Marília CuradoGuedes-Pinto, Ana LúciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuerra, Míriam Martinez, 1979-20202020-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 251 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640181GUERRA, Míriam Martinez. Letramentos de jovens e adultos tocantinenses . 2020. 1 recurso online ( 251 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640181. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157884Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-27T08:06:02Zoai::1157884Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-27T08:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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