Aprender a brincar, brincar a aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/14808 |
Resumo: | Neste trabalho pretende-se refletir sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo dos estágios em contextos de Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta uma descrição e análise crítico-reflexiva do conjunto das experiências realizadas, abrangendo elementos relativos aos contextos educativos de intervenção. Refletir implica também pensar nas experiências-chave de cada estágio. As grandes aprendizagens desta prática passaram pelo reconhecimento da importância do brincar e do espaço exterior em Educação Pré-Escolar. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, destaco a importância de promover a criatividade em contexto de sala de aula, bem como promover a inteligência emocional dos alunos. A questão do género na infância é abordada como um experiência-chave transversal a ambos os contextos. O presente relatório culmina com um estudo que pretende compreender as conceções que as crianças têm sobre a Educação Pré-Escolar, designadamente acerca do que pensam sobre os diferentes espaços do Jardim-de- Infância. A escolha do título “Aprender a brincar, brincar a aprender” para este Relatório, reflete a importância do brincar para a construção de importantes aprendizagens, tanto em contexto de Educação Pré-escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_3a0d6d985ce36b30c85c11d9b230deed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14808 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a brincar, brincar a aprenderEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPrática PedagógicaPráticas EducativasNeste trabalho pretende-se refletir sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo dos estágios em contextos de Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta uma descrição e análise crítico-reflexiva do conjunto das experiências realizadas, abrangendo elementos relativos aos contextos educativos de intervenção. Refletir implica também pensar nas experiências-chave de cada estágio. As grandes aprendizagens desta prática passaram pelo reconhecimento da importância do brincar e do espaço exterior em Educação Pré-Escolar. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, destaco a importância de promover a criatividade em contexto de sala de aula, bem como promover a inteligência emocional dos alunos. A questão do género na infância é abordada como um experiência-chave transversal a ambos os contextos. O presente relatório culmina com um estudo que pretende compreender as conceções que as crianças têm sobre a Educação Pré-Escolar, designadamente acerca do que pensam sobre os diferentes espaços do Jardim-de- Infância. A escolha do título “Aprender a brincar, brincar a aprender” para este Relatório, reflete a importância do brincar para a construção de importantes aprendizagens, tanto em contexto de Educação Pré-escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumSaraiva, Vânia Sofia França2016-09-21T13:52:25Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14808201516446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:21.897172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a brincar, brincar a aprender |
title |
Aprender a brincar, brincar a aprender |
spellingShingle |
Aprender a brincar, brincar a aprender Saraiva, Vânia Sofia França Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Aprender a brincar, brincar a aprender |
title_full |
Aprender a brincar, brincar a aprender |
title_fullStr |
Aprender a brincar, brincar a aprender |
title_full_unstemmed |
Aprender a brincar, brincar a aprender |
title_sort |
Aprender a brincar, brincar a aprender |
author |
Saraiva, Vânia Sofia França |
author_facet |
Saraiva, Vânia Sofia França |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Vânia Sofia França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
Neste trabalho pretende-se refletir sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo dos estágios em contextos de Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta uma descrição e análise crítico-reflexiva do conjunto das experiências realizadas, abrangendo elementos relativos aos contextos educativos de intervenção. Refletir implica também pensar nas experiências-chave de cada estágio. As grandes aprendizagens desta prática passaram pelo reconhecimento da importância do brincar e do espaço exterior em Educação Pré-Escolar. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, destaco a importância de promover a criatividade em contexto de sala de aula, bem como promover a inteligência emocional dos alunos. A questão do género na infância é abordada como um experiência-chave transversal a ambos os contextos. O presente relatório culmina com um estudo que pretende compreender as conceções que as crianças têm sobre a Educação Pré-Escolar, designadamente acerca do que pensam sobre os diferentes espaços do Jardim-de- Infância. A escolha do título “Aprender a brincar, brincar a aprender” para este Relatório, reflete a importância do brincar para a construção de importantes aprendizagens, tanto em contexto de Educação Pré-escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-21T13:52:25Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/14808 201516446 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/14808 |
identifier_str_mv |
201516446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130018447622144 |