Ensinar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patricia Sofia Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12737
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever reflexivamente as experiências de aprendizagem adquiridas nesta grande etapa de minha formação. Os estágios curriculares são momentos fundamentais na formação do profissional que proporcionam a aquisição de aprendizagens verdadeiramente significativas, contextualizando o que foi aprendido nas unidades teóricas. A oportunidade que é dada em fundir esses mesmos conhecimentos na prática pedagógica é crucial para a compreensão a realidade educativa. As crianças desempenham um papel fulcral no desenvolvimento realizado, pelo qual é da maior importância considerar as suas necessidades e interesses de maneira a que seja possível proporcionar-lhe verdadeiras aprendizagens, aprendizagens com sentido, aprendizagens significativas das quais nunca se irão esquecer. Uma das finalidades deste relatório pretende mostrar essa realidade que, a meu ver, é inevitavelmente necessária. O relatório termina com considerações finais que evidencio como determinantes para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
id RCAP_ba4db7d54e6201012a6680083efd6b38
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar e aprenderuma viagem de descobertasrelatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório, elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever reflexivamente as experiências de aprendizagem adquiridas nesta grande etapa de minha formação. Os estágios curriculares são momentos fundamentais na formação do profissional que proporcionam a aquisição de aprendizagens verdadeiramente significativas, contextualizando o que foi aprendido nas unidades teóricas. A oportunidade que é dada em fundir esses mesmos conhecimentos na prática pedagógica é crucial para a compreensão a realidade educativa. As crianças desempenham um papel fulcral no desenvolvimento realizado, pelo qual é da maior importância considerar as suas necessidades e interesses de maneira a que seja possível proporcionar-lhe verdadeiras aprendizagens, aprendizagens com sentido, aprendizagens significativas das quais nunca se irão esquecer. Uma das finalidades deste relatório pretende mostrar essa realidade que, a meu ver, é inevitavelmente necessária. O relatório termina com considerações finais que evidencio como determinantes para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.Loff, Philippe Bernard, 1955-Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumSantos, Patricia Sofia Cardoso2016-03-29T14:57:56Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12737202543650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:52.169537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender
uma viagem de descobertas
relatório final
title Ensinar e aprender
spellingShingle Ensinar e aprender
Santos, Patricia Sofia Cardoso
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Ensinar e aprender
title_full Ensinar e aprender
title_fullStr Ensinar e aprender
title_full_unstemmed Ensinar e aprender
title_sort Ensinar e aprender
author Santos, Patricia Sofia Cardoso
author_facet Santos, Patricia Sofia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loff, Philippe Bernard, 1955-
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patricia Sofia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description O presente relatório, elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever reflexivamente as experiências de aprendizagem adquiridas nesta grande etapa de minha formação. Os estágios curriculares são momentos fundamentais na formação do profissional que proporcionam a aquisição de aprendizagens verdadeiramente significativas, contextualizando o que foi aprendido nas unidades teóricas. A oportunidade que é dada em fundir esses mesmos conhecimentos na prática pedagógica é crucial para a compreensão a realidade educativa. As crianças desempenham um papel fulcral no desenvolvimento realizado, pelo qual é da maior importância considerar as suas necessidades e interesses de maneira a que seja possível proporcionar-lhe verdadeiras aprendizagens, aprendizagens com sentido, aprendizagens significativas das quais nunca se irão esquecer. Uma das finalidades deste relatório pretende mostrar essa realidade que, a meu ver, é inevitavelmente necessária. O relatório termina com considerações finais que evidencio como determinantes para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-29T14:57:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12737
202543650
url http://hdl.handle.net/10400.26/12737
identifier_str_mv 202543650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014351884288