Ensinar e aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12737 |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever reflexivamente as experiências de aprendizagem adquiridas nesta grande etapa de minha formação. Os estágios curriculares são momentos fundamentais na formação do profissional que proporcionam a aquisição de aprendizagens verdadeiramente significativas, contextualizando o que foi aprendido nas unidades teóricas. A oportunidade que é dada em fundir esses mesmos conhecimentos na prática pedagógica é crucial para a compreensão a realidade educativa. As crianças desempenham um papel fulcral no desenvolvimento realizado, pelo qual é da maior importância considerar as suas necessidades e interesses de maneira a que seja possível proporcionar-lhe verdadeiras aprendizagens, aprendizagens com sentido, aprendizagens significativas das quais nunca se irão esquecer. Uma das finalidades deste relatório pretende mostrar essa realidade que, a meu ver, é inevitavelmente necessária. O relatório termina com considerações finais que evidencio como determinantes para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. |
id |
RCAP_ba4db7d54e6201012a6680083efd6b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar e aprenderuma viagem de descobertasrelatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório, elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever reflexivamente as experiências de aprendizagem adquiridas nesta grande etapa de minha formação. Os estágios curriculares são momentos fundamentais na formação do profissional que proporcionam a aquisição de aprendizagens verdadeiramente significativas, contextualizando o que foi aprendido nas unidades teóricas. A oportunidade que é dada em fundir esses mesmos conhecimentos na prática pedagógica é crucial para a compreensão a realidade educativa. As crianças desempenham um papel fulcral no desenvolvimento realizado, pelo qual é da maior importância considerar as suas necessidades e interesses de maneira a que seja possível proporcionar-lhe verdadeiras aprendizagens, aprendizagens com sentido, aprendizagens significativas das quais nunca se irão esquecer. Uma das finalidades deste relatório pretende mostrar essa realidade que, a meu ver, é inevitavelmente necessária. O relatório termina com considerações finais que evidencio como determinantes para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.Loff, Philippe Bernard, 1955-Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumSantos, Patricia Sofia Cardoso2016-03-29T14:57:56Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12737202543650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:52.169537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender uma viagem de descobertas relatório final |
title |
Ensinar e aprender |
spellingShingle |
Ensinar e aprender Santos, Patricia Sofia Cardoso Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Ensinar e aprender |
title_full |
Ensinar e aprender |
title_fullStr |
Ensinar e aprender |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender |
title_sort |
Ensinar e aprender |
author |
Santos, Patricia Sofia Cardoso |
author_facet |
Santos, Patricia Sofia Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loff, Philippe Bernard, 1955- Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Patricia Sofia Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente relatório, elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever reflexivamente as experiências de aprendizagem adquiridas nesta grande etapa de minha formação. Os estágios curriculares são momentos fundamentais na formação do profissional que proporcionam a aquisição de aprendizagens verdadeiramente significativas, contextualizando o que foi aprendido nas unidades teóricas. A oportunidade que é dada em fundir esses mesmos conhecimentos na prática pedagógica é crucial para a compreensão a realidade educativa. As crianças desempenham um papel fulcral no desenvolvimento realizado, pelo qual é da maior importância considerar as suas necessidades e interesses de maneira a que seja possível proporcionar-lhe verdadeiras aprendizagens, aprendizagens com sentido, aprendizagens significativas das quais nunca se irão esquecer. Uma das finalidades deste relatório pretende mostrar essa realidade que, a meu ver, é inevitavelmente necessária. O relatório termina com considerações finais que evidencio como determinantes para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-29T14:57:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12737 202543650 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12737 |
identifier_str_mv |
202543650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014351884288 |