A linguagem da cor nos cartazes de cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66089 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
id |
RCAP_3a1f1e3851d91383f1612a5c678ffb3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66089 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A linguagem da cor nos cartazes de cinemaThe language of the color in film postersCartazes de cinemaCinemaCorMarketing no cinemaColorFilm marketingMovie postersCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaO cartaz define-se como como uma das principais ferramentas de publicidade na indústria do cinema, pois assume-se como a capa de um filme, possuindo a funcionalidade de o promover diretamente a uma audiência específica que se identifica com os elementos narrativos propostos por cada obra. Contudo, questiona-se se esta ferramenta opta por uma composição visual que vá de encontro às necessidades do seu público alvo e que em simultâneo apresente as caraterísticas distintivas de cada género cinematográfico através da linguagem da cor. Deste modo, o corrente projeto de dissertação objetiva fornecer uma abordagem reflexiva sobre a relação entre os cartazes e o significado das cores presentes em cada um deles. Através de uma análise a duzentos cartazes de cinema, divididos entre os géneros de ação, animação, comédia, drama, fantasia, ficção científica, romance, terror e thriller, consta-se que numa perspetiva geral, grande parte dos cartazes analisados demonstram uma ligação entre as cores mais frequentes na sua constituição e os desígnios atribuídos aos géneros cinematográficos nos quais se inserem. Verificando-se que a indústria cinematográfica recorre à linguagem da cor na conceção de uma grande parte dos seus cartazes.The poster is defined as one of the main advertising tools in the film industry, being considered as the cover of a movie, as well has the functionality of promoting it directly to a specific audience that identifies with the proposed narrative elements of each movie. However, there is a doubt about if this tool opts for a visual composition that goes straight to the needs of the target audience and simultaneously presents the distinctive features of each film genre through the language of color. The current dissertation project aims to provide a reflective approach about the relationship between movie posters and the meaning of the colors present in each of these posters. Through an analysis of two hundred movie posters, divided into the genres of action, animation, comedy, drama, fantasy, science fiction, romance, horror and thriller, we can see from a general perspective, that most of the posters analyzed demonstrate a connection. between the most frequent colors in their constitution and the designs attributed to the film genres in which they belong. Then, it’s possible to verify that the film industry uses the language of color in the design of mostly of its posters.Sá, AlbertoUniversidade do MinhoQuintão, Pedro Manuel Rocha20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66089por202501442info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:03:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:03:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem da cor nos cartazes de cinema The language of the color in film posters |
title |
A linguagem da cor nos cartazes de cinema |
spellingShingle |
A linguagem da cor nos cartazes de cinema Quintão, Pedro Manuel Rocha Cartazes de cinema Cinema Cor Marketing no cinema Color Film marketing Movie posters Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A linguagem da cor nos cartazes de cinema |
title_full |
A linguagem da cor nos cartazes de cinema |
title_fullStr |
A linguagem da cor nos cartazes de cinema |
title_full_unstemmed |
A linguagem da cor nos cartazes de cinema |
title_sort |
A linguagem da cor nos cartazes de cinema |
author |
Quintão, Pedro Manuel Rocha |
author_facet |
Quintão, Pedro Manuel Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Alberto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintão, Pedro Manuel Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartazes de cinema Cinema Cor Marketing no cinema Color Film marketing Movie posters Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cartazes de cinema Cinema Cor Marketing no cinema Color Film marketing Movie posters Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/66089 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/66089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202501442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544839177175040 |