A linguagem da cor nos cartazes de cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintão, Pedro Manuel Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/66089
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
id RCAP_3a1f1e3851d91383f1612a5c678ffb3a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A linguagem da cor nos cartazes de cinemaThe language of the color in film postersCartazes de cinemaCinemaCorMarketing no cinemaColorFilm marketingMovie postersCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaO cartaz define-se como como uma das principais ferramentas de publicidade na indústria do cinema, pois assume-se como a capa de um filme, possuindo a funcionalidade de o promover diretamente a uma audiência específica que se identifica com os elementos narrativos propostos por cada obra. Contudo, questiona-se se esta ferramenta opta por uma composição visual que vá de encontro às necessidades do seu público alvo e que em simultâneo apresente as caraterísticas distintivas de cada género cinematográfico através da linguagem da cor. Deste modo, o corrente projeto de dissertação objetiva fornecer uma abordagem reflexiva sobre a relação entre os cartazes e o significado das cores presentes em cada um deles. Através de uma análise a duzentos cartazes de cinema, divididos entre os géneros de ação, animação, comédia, drama, fantasia, ficção científica, romance, terror e thriller, consta-se que numa perspetiva geral, grande parte dos cartazes analisados demonstram uma ligação entre as cores mais frequentes na sua constituição e os desígnios atribuídos aos géneros cinematográficos nos quais se inserem. Verificando-se que a indústria cinematográfica recorre à linguagem da cor na conceção de uma grande parte dos seus cartazes.The poster is defined as one of the main advertising tools in the film industry, being considered as the cover of a movie, as well has the functionality of promoting it directly to a specific audience that identifies with the proposed narrative elements of each movie. However, there is a doubt about if this tool opts for a visual composition that goes straight to the needs of the target audience and simultaneously presents the distinctive features of each film genre through the language of color. The current dissertation project aims to provide a reflective approach about the relationship between movie posters and the meaning of the colors present in each of these posters. Through an analysis of two hundred movie posters, divided into the genres of action, animation, comedy, drama, fantasy, science fiction, romance, horror and thriller, we can see from a general perspective, that most of the posters analyzed demonstrate a connection. between the most frequent colors in their constitution and the designs attributed to the film genres in which they belong. Then, it’s possible to verify that the film industry uses the language of color in the design of mostly of its posters.Sá, AlbertoUniversidade do MinhoQuintão, Pedro Manuel Rocha20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66089por202501442info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:03:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:03:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem da cor nos cartazes de cinema
The language of the color in film posters
title A linguagem da cor nos cartazes de cinema
spellingShingle A linguagem da cor nos cartazes de cinema
Quintão, Pedro Manuel Rocha
Cartazes de cinema
Cinema
Cor
Marketing no cinema
Color
Film marketing
Movie posters
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A linguagem da cor nos cartazes de cinema
title_full A linguagem da cor nos cartazes de cinema
title_fullStr A linguagem da cor nos cartazes de cinema
title_full_unstemmed A linguagem da cor nos cartazes de cinema
title_sort A linguagem da cor nos cartazes de cinema
author Quintão, Pedro Manuel Rocha
author_facet Quintão, Pedro Manuel Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Alberto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintão, Pedro Manuel Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Cartazes de cinema
Cinema
Cor
Marketing no cinema
Color
Film marketing
Movie posters
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cartazes de cinema
Cinema
Cor
Marketing no cinema
Color
Film marketing
Movie posters
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/66089
url http://hdl.handle.net/1822/66089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202501442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544839177175040