Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27890 |
Resumo: | Sob o título de “Teaser – Imagens que provocam. A utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno”, o estudo tem como propósito academico analisar a ferramenta “teaser de cartaz” como recurso de divulgação da sequência filmíca Star Wars de acordo com o imaginário do indivíduo pós-moderno. Com base neste objetivo, os posteres de divulgação da série foram verificados através de dados bibliograficos baseados no imaginário, na pós-modernidade, no marketing cinematográfico e na publicidade e propaganda. Para sustentação teórica do presente trabalho foram utilizados autores como: Juremir Machado da Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler e Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Soares (2004), entre outros, além de material promocional gráfico, incluindo cartazes utilizados para estudo de caso e análise, divulgadas entre 1976 e 2007. |
id |
UFRGS-2_3789feba01c0357ca309af89cae1a526 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27890 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viana, Bruno MariantePrytoluk, Andre Luis2011-02-24T05:59:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/27890000767998Sob o título de “Teaser – Imagens que provocam. A utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno”, o estudo tem como propósito academico analisar a ferramenta “teaser de cartaz” como recurso de divulgação da sequência filmíca Star Wars de acordo com o imaginário do indivíduo pós-moderno. Com base neste objetivo, os posteres de divulgação da série foram verificados através de dados bibliograficos baseados no imaginário, na pós-modernidade, no marketing cinematográfico e na publicidade e propaganda. Para sustentação teórica do presente trabalho foram utilizados autores como: Juremir Machado da Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler e Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Soares (2004), entre outros, além de material promocional gráfico, incluindo cartazes utilizados para estudo de caso e análise, divulgadas entre 1976 e 2007.Under the title “Teaser – Images that tease. The use of teaser posters in the Star Wars saga targeting the imaginarium of post-modern individuals”, the study analyzes the “teaser poster” marketing tool as a mean of promoting the Star Wars films, according to imaginarium and post-modernity concepts. Based on these objectives, the use of “teaser posters” was analyzed through bibliographic research, focusing on concepts of imaginarium, post-modernity, advertising and movie marketing. As theoretical support for this study the following authors were used: Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler and Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Smith (2004), and others. To complete the analytical process were also verified the main graphic promotional material, including theatrical and teaser posters released between 1976 and 2007.application/pdfporMarketingCartaz de cinemaStar WarsTeaserPosterMovie marketingImaginariumTeasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-modernoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767998.pdf000767998.pdfTexto completoapplication/pdf3867970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/1/000767998.pdf1f5e90b27ce111a5cb1ea77e51ec246bMD51TEXT000767998.pdf.txt000767998.pdf.txtExtracted Texttext/plain133954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/2/000767998.pdf.txt8e08494cdbe2acd6502a9a15c905b5d3MD52THUMBNAIL000767998.pdf.jpg000767998.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/3/000767998.pdf.jpg07bdc2f0b8c05bbe7fdc78586c60bb51MD5310183/278902018-10-11 08:47:26.37oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27890Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:47:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno |
title |
Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno |
spellingShingle |
Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno Viana, Bruno Mariante Marketing Cartaz de cinema Star Wars Teaser Poster Movie marketing Imaginarium |
title_short |
Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno |
title_full |
Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno |
title_fullStr |
Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno |
title_full_unstemmed |
Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno |
title_sort |
Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno |
author |
Viana, Bruno Mariante |
author_facet |
Viana, Bruno Mariante |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Bruno Mariante |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prytoluk, Andre Luis |
contributor_str_mv |
Prytoluk, Andre Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Cartaz de cinema |
topic |
Marketing Cartaz de cinema Star Wars Teaser Poster Movie marketing Imaginarium |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Star Wars Teaser Poster Movie marketing Imaginarium |
description |
Sob o título de “Teaser – Imagens que provocam. A utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno”, o estudo tem como propósito academico analisar a ferramenta “teaser de cartaz” como recurso de divulgação da sequência filmíca Star Wars de acordo com o imaginário do indivíduo pós-moderno. Com base neste objetivo, os posteres de divulgação da série foram verificados através de dados bibliograficos baseados no imaginário, na pós-modernidade, no marketing cinematográfico e na publicidade e propaganda. Para sustentação teórica do presente trabalho foram utilizados autores como: Juremir Machado da Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler e Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Soares (2004), entre outros, além de material promocional gráfico, incluindo cartazes utilizados para estudo de caso e análise, divulgadas entre 1976 e 2007. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-24T05:59:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27890 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767998 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27890 |
identifier_str_mv |
000767998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/1/000767998.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/2/000767998.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/3/000767998.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f5e90b27ce111a5cb1ea77e51ec246b 8e08494cdbe2acd6502a9a15c905b5d3 07bdc2f0b8c05bbe7fdc78586c60bb51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447053473415168 |