Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Bruno Mariante
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27890
Resumo: Sob o título de “Teaser – Imagens que provocam. A utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno”, o estudo tem como propósito academico analisar a ferramenta “teaser de cartaz” como recurso de divulgação da sequência filmíca Star Wars de acordo com o imaginário do indivíduo pós-moderno. Com base neste objetivo, os posteres de divulgação da série foram verificados através de dados bibliograficos baseados no imaginário, na pós-modernidade, no marketing cinematográfico e na publicidade e propaganda. Para sustentação teórica do presente trabalho foram utilizados autores como: Juremir Machado da Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler e Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Soares (2004), entre outros, além de material promocional gráfico, incluindo cartazes utilizados para estudo de caso e análise, divulgadas entre 1976 e 2007.
id UFRGS-2_3789feba01c0357ca309af89cae1a526
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27890
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viana, Bruno MariantePrytoluk, Andre Luis2011-02-24T05:59:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/27890000767998Sob o título de “Teaser – Imagens que provocam. A utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno”, o estudo tem como propósito academico analisar a ferramenta “teaser de cartaz” como recurso de divulgação da sequência filmíca Star Wars de acordo com o imaginário do indivíduo pós-moderno. Com base neste objetivo, os posteres de divulgação da série foram verificados através de dados bibliograficos baseados no imaginário, na pós-modernidade, no marketing cinematográfico e na publicidade e propaganda. Para sustentação teórica do presente trabalho foram utilizados autores como: Juremir Machado da Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler e Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Soares (2004), entre outros, além de material promocional gráfico, incluindo cartazes utilizados para estudo de caso e análise, divulgadas entre 1976 e 2007.Under the title “Teaser – Images that tease. The use of teaser posters in the Star Wars saga targeting the imaginarium of post-modern individuals”, the study analyzes the “teaser poster” marketing tool as a mean of promoting the Star Wars films, according to imaginarium and post-modernity concepts. Based on these objectives, the use of “teaser posters” was analyzed through bibliographic research, focusing on concepts of imaginarium, post-modernity, advertising and movie marketing. As theoretical support for this study the following authors were used: Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler and Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Smith (2004), and others. To complete the analytical process were also verified the main graphic promotional material, including theatrical and teaser posters released between 1976 and 2007.application/pdfporMarketingCartaz de cinemaStar WarsTeaserPosterMovie marketingImaginariumTeasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-modernoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767998.pdf000767998.pdfTexto completoapplication/pdf3867970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/1/000767998.pdf1f5e90b27ce111a5cb1ea77e51ec246bMD51TEXT000767998.pdf.txt000767998.pdf.txtExtracted Texttext/plain133954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/2/000767998.pdf.txt8e08494cdbe2acd6502a9a15c905b5d3MD52THUMBNAIL000767998.pdf.jpg000767998.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/3/000767998.pdf.jpg07bdc2f0b8c05bbe7fdc78586c60bb51MD5310183/278902018-10-11 08:47:26.37oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27890Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-11T11:47:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
title Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
spellingShingle Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
Viana, Bruno Mariante
Marketing
Cartaz de cinema
Star Wars
Teaser
Poster
Movie marketing
Imaginarium
title_short Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
title_full Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
title_fullStr Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
title_full_unstemmed Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
title_sort Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
author Viana, Bruno Mariante
author_facet Viana, Bruno Mariante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Bruno Mariante
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prytoluk, Andre Luis
contributor_str_mv Prytoluk, Andre Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Cartaz de cinema
topic Marketing
Cartaz de cinema
Star Wars
Teaser
Poster
Movie marketing
Imaginarium
dc.subject.eng.fl_str_mv Star Wars
Teaser
Poster
Movie marketing
Imaginarium
description Sob o título de “Teaser – Imagens que provocam. A utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno”, o estudo tem como propósito academico analisar a ferramenta “teaser de cartaz” como recurso de divulgação da sequência filmíca Star Wars de acordo com o imaginário do indivíduo pós-moderno. Com base neste objetivo, os posteres de divulgação da série foram verificados através de dados bibliograficos baseados no imaginário, na pós-modernidade, no marketing cinematográfico e na publicidade e propaganda. Para sustentação teórica do presente trabalho foram utilizados autores como: Juremir Machado da Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler e Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Soares (2004), entre outros, além de material promocional gráfico, incluindo cartazes utilizados para estudo de caso e análise, divulgadas entre 1976 e 2007.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-24T05:59:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27890
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767998
url http://hdl.handle.net/10183/27890
identifier_str_mv 000767998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/1/000767998.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/2/000767998.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27890/3/000767998.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f5e90b27ce111a5cb1ea77e51ec246b
8e08494cdbe2acd6502a9a15c905b5d3
07bdc2f0b8c05bbe7fdc78586c60bb51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724505012830208