RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.25751/rspa.27424 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25751/rspa.27424 |
Resumo: | Introdução e Objetivos: O ensino baseado em competências trata-se de um paradigma que preconiza a organização de um curriculum em torno da aquisição de competências, tendo sido documentadas várias vantagens associadas, como o foco nos resultados da aprendizagem1. O LogBook é uma metodologia de registo das competências adquiridas pelo estudante, sendo amplamente utilizado para monitorizar a aquisição de competências clínicas e procedimentos2. Assim, surge a necessidade de averiguar os objetivos da utilização de um LogBook na FMUC e formalizar uma metodologia para a sua implementação. Materiais e Métodos: Desenvolveu-se uma proposta de eLogBook na plataforma de comunicação oficial da Universidade de Coimbra e inseriu-se as competências a serem adquiridas em unidades curriculares voluntárias no projeto-piloto. O eLogBook foi testado por um grupo de 9 estudantes. Realizou-se uma análise qualitativa3, através da obtenção de dados de 9 estudantes numa discussão em focus group, de 6 docentes e 2 elementos da Direção da FMUC com a condução de entrevistas semiestruturadas individuais. Os mesmos responderam a um questionário com uma escala de Likert sobre a importância atribuída aos objetivos do eLogBook. Resultados e Discussão: Os auscultados consideraram que o eLogBook permitiria uma monitorização da progressão da aprendizagem, a promoção de maior responsabilidade do aluno no ensino, a estandardização do ensino prático e implementação de melhorias no curriuculum. O aspeto menos importante relacionou-se com a sua utilização enquanto método de avaliação, e identificou-se o receio de aumento da carga de trabalho dos docentes e alunos. Foram encontradas propostas de melhoria para a plataforma e várias sugestões para a correta implementação do eLogBook. A análise qualitativa encontrou 5 temáticas: construção do eLogBook; objetivos; qualidade do ensino; metodologia de implementação e receios, limitações e necessidades. Assim, a implementação do eLogBook terá largas vantagens no ensino praticado na FMUC, especialmente devido ao elevado número de ingressos de estudantes anual, vindo a ser uma garantia da qualidade do ensino, interna e externamente. Se bem aplicado, pode ser uma oportunidade para a implementação de melhorias e alterações curriculares, assim como complementar a aquisição de competências pelo ensino simulado. Denotam-se diferentes objetivos na sua utilização em Medicina e Medicina Dentária. Conclusão: Deve-se implementar um eLogBook na FMUC, embora não deva ser utilizado nos primeiros anos enquanto método de avaliação. Deverá estender-se a todas as Unidades Curriculares obrigatórias da FMUC e aos cursos de outras Faculdades da Universidade de Coimbra em que seja aplicável, através da definição de um calendário gradual para a sua implementação. Futuros estudos devem analisar os resultados da implementação, procurando identificar as falhas no ensino e respetivas soluções. |
id |
RCAP_3a20b66413e74c97fbf7bc87f7f9607a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27424 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUCResumos de CongressoIntrodução e Objetivos: O ensino baseado em competências trata-se de um paradigma que preconiza a organização de um curriculum em torno da aquisição de competências, tendo sido documentadas várias vantagens associadas, como o foco nos resultados da aprendizagem1. O LogBook é uma metodologia de registo das competências adquiridas pelo estudante, sendo amplamente utilizado para monitorizar a aquisição de competências clínicas e procedimentos2. Assim, surge a necessidade de averiguar os objetivos da utilização de um LogBook na FMUC e formalizar uma metodologia para a sua implementação. Materiais e Métodos: Desenvolveu-se uma proposta de eLogBook na plataforma de comunicação oficial da Universidade de Coimbra e inseriu-se as competências a serem adquiridas em unidades curriculares voluntárias no projeto-piloto. O eLogBook foi testado por um grupo de 9 estudantes. Realizou-se uma análise qualitativa3, através da obtenção de dados de 9 estudantes numa discussão em focus group, de 6 docentes e 2 elementos da Direção da FMUC com a condução de entrevistas semiestruturadas individuais. Os mesmos responderam a um questionário com uma escala de Likert sobre a importância atribuída aos objetivos do eLogBook. Resultados e Discussão: Os auscultados consideraram que o eLogBook permitiria uma monitorização da progressão da aprendizagem, a promoção de maior responsabilidade do aluno no ensino, a estandardização do ensino prático e implementação de melhorias no curriuculum. O aspeto menos importante relacionou-se com a sua utilização enquanto método de avaliação, e identificou-se o receio de aumento da carga de trabalho dos docentes e alunos. Foram encontradas propostas de melhoria para a plataforma e várias sugestões para a correta implementação do eLogBook. A análise qualitativa encontrou 5 temáticas: construção do eLogBook; objetivos; qualidade do ensino; metodologia de implementação e receios, limitações e necessidades. Assim, a implementação do eLogBook terá largas vantagens no ensino praticado na FMUC, especialmente devido ao elevado número de ingressos de estudantes anual, vindo a ser uma garantia da qualidade do ensino, interna e externamente. Se bem aplicado, pode ser uma oportunidade para a implementação de melhorias e alterações curriculares, assim como complementar a aquisição de competências pelo ensino simulado. Denotam-se diferentes objetivos na sua utilização em Medicina e Medicina Dentária. Conclusão: Deve-se implementar um eLogBook na FMUC, embora não deva ser utilizado nos primeiros anos enquanto método de avaliação. Deverá estender-se a todas as Unidades Curriculares obrigatórias da FMUC e aos cursos de outras Faculdades da Universidade de Coimbra em que seja aplicável, através da definição de um calendário gradual para a sua implementação. Futuros estudos devem analisar os resultados da implementação, procurando identificar as falhas no ensino e respetivas soluções.Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25751/rspa.27424por0871-6099Dourado, CatarinaAlves, LuísConceição, Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T05:03:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:06.089551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC |
title |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC |
spellingShingle |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC Dourado, Catarina Resumos de Congresso Dourado, Catarina Resumos de Congresso |
title_short |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC |
title_full |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC |
title_fullStr |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC |
title_full_unstemmed |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC |
title_sort |
RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC |
author |
Dourado, Catarina |
author_facet |
Dourado, Catarina Dourado, Catarina Alves, Luís Conceição, Hugo Alves, Luís Conceição, Hugo |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Luís Conceição, Hugo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, Catarina Alves, Luís Conceição, Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resumos de Congresso |
topic |
Resumos de Congresso |
description |
Introdução e Objetivos: O ensino baseado em competências trata-se de um paradigma que preconiza a organização de um curriculum em torno da aquisição de competências, tendo sido documentadas várias vantagens associadas, como o foco nos resultados da aprendizagem1. O LogBook é uma metodologia de registo das competências adquiridas pelo estudante, sendo amplamente utilizado para monitorizar a aquisição de competências clínicas e procedimentos2. Assim, surge a necessidade de averiguar os objetivos da utilização de um LogBook na FMUC e formalizar uma metodologia para a sua implementação. Materiais e Métodos: Desenvolveu-se uma proposta de eLogBook na plataforma de comunicação oficial da Universidade de Coimbra e inseriu-se as competências a serem adquiridas em unidades curriculares voluntárias no projeto-piloto. O eLogBook foi testado por um grupo de 9 estudantes. Realizou-se uma análise qualitativa3, através da obtenção de dados de 9 estudantes numa discussão em focus group, de 6 docentes e 2 elementos da Direção da FMUC com a condução de entrevistas semiestruturadas individuais. Os mesmos responderam a um questionário com uma escala de Likert sobre a importância atribuída aos objetivos do eLogBook. Resultados e Discussão: Os auscultados consideraram que o eLogBook permitiria uma monitorização da progressão da aprendizagem, a promoção de maior responsabilidade do aluno no ensino, a estandardização do ensino prático e implementação de melhorias no curriuculum. O aspeto menos importante relacionou-se com a sua utilização enquanto método de avaliação, e identificou-se o receio de aumento da carga de trabalho dos docentes e alunos. Foram encontradas propostas de melhoria para a plataforma e várias sugestões para a correta implementação do eLogBook. A análise qualitativa encontrou 5 temáticas: construção do eLogBook; objetivos; qualidade do ensino; metodologia de implementação e receios, limitações e necessidades. Assim, a implementação do eLogBook terá largas vantagens no ensino praticado na FMUC, especialmente devido ao elevado número de ingressos de estudantes anual, vindo a ser uma garantia da qualidade do ensino, interna e externamente. Se bem aplicado, pode ser uma oportunidade para a implementação de melhorias e alterações curriculares, assim como complementar a aquisição de competências pelo ensino simulado. Denotam-se diferentes objetivos na sua utilização em Medicina e Medicina Dentária. Conclusão: Deve-se implementar um eLogBook na FMUC, embora não deva ser utilizado nos primeiros anos enquanto método de avaliação. Deverá estender-se a todas as Unidades Curriculares obrigatórias da FMUC e aos cursos de outras Faculdades da Universidade de Coimbra em que seja aplicável, através da definição de um calendário gradual para a sua implementação. Futuros estudos devem analisar os resultados da implementação, procurando identificar as falhas no ensino e respetivas soluções. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25751/rspa.27424 |
url |
https://doi.org/10.25751/rspa.27424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-6099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Anestesiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Anestesiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822183283242303488 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25751/rspa.27424 |