A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3116 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade ilustrar o desenrolar do meu processo profissional, enquanto professora de Educação Física, mas, sobretudo, enquanto professora de alguns alunos muito especiais, com quem ao longo destes anos tive e tenho o prazer de ensinar e aprender, partilhando vivências e experiências. A estes alunos, com Necessidades Educativas Especiais, deve ser dada a mesma oportunidade de usufruir de uma educação adequada, tendo sempre presente que precisam de atividade física tanto ou mais do que os outros. A Educação Física tem um papel preponderante a desempenhar, uma vez que, contrariamente às outras disciplinas, pode dotá-los de competências concretas e imediatamente aplicáveis na relação de vida diária destes. Os efeitos e benefícios das competências desenvolvidas/adquiridas nesta disciplina não se reportam única e exclusivamente a um período de tempo, mantendo-se para o resto da vida. Pretendo, com todo este trabalho, analisar, refletir, demonstrar a importância da Educação física para alunos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a uma revisão da literatura, abordando conteúdos pertinentes: a Educação Física na escola, benefícios da Educação Física, Educação Especial, Educação Especial em Portugal e Necessidades Educativas Especiais. Trata-se de uma reflexão fundamental, uma vez que me permite rever inúmeras situações, dificuldades sentidas e fundamentar as decisões das práticas pedagógicas. |
id |
RCAP_3a3004cc5b130f2372c6592e597ea2cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/3116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiaisEducação físicaAlunos com necessidades educativas especiaisO presente trabalho tem como finalidade ilustrar o desenrolar do meu processo profissional, enquanto professora de Educação Física, mas, sobretudo, enquanto professora de alguns alunos muito especiais, com quem ao longo destes anos tive e tenho o prazer de ensinar e aprender, partilhando vivências e experiências. A estes alunos, com Necessidades Educativas Especiais, deve ser dada a mesma oportunidade de usufruir de uma educação adequada, tendo sempre presente que precisam de atividade física tanto ou mais do que os outros. A Educação Física tem um papel preponderante a desempenhar, uma vez que, contrariamente às outras disciplinas, pode dotá-los de competências concretas e imediatamente aplicáveis na relação de vida diária destes. Os efeitos e benefícios das competências desenvolvidas/adquiridas nesta disciplina não se reportam única e exclusivamente a um período de tempo, mantendo-se para o resto da vida. Pretendo, com todo este trabalho, analisar, refletir, demonstrar a importância da Educação física para alunos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a uma revisão da literatura, abordando conteúdos pertinentes: a Educação Física na escola, benefícios da Educação Física, Educação Especial, Educação Especial em Portugal e Necessidades Educativas Especiais. Trata-se de uma reflexão fundamental, uma vez que me permite rever inúmeras situações, dificuldades sentidas e fundamentar as decisões das práticas pedagógicas.This report aims to illustrate the course of my career as a Physical Education teacher, but above all, as a teacher of some very special students, who over the years I had the pleasure of sharing experiences, teaching and learning. To these students with special educational necessities should be given the same opportunity to enjoy a proper education, bearing in mind that they need physical activity as much, or even more than the others. Physical Education has a role to play, since, unlike other disciplines, can provide them with practical skills that are immediately applicable in respect of daily living. The effects and benefits of the developed/acquired skills in this discipline do not relate exclusively to a period of time, they are keept for the rest of their lives. My objective is to analyze, reflect and demonstrate the importance of physical education for students with Special Educational Needs, through a literature review, covering relevant content: Physical Education in school, benefits of Physical Education, Special Education, Special Education in Portugal and Special Educational Needs. This is a fundamental reflection, since it allows me to revisit many situations, difficulties and justify decisions of pedagogical practice.2014-05-14T12:20:07Z2014-05-14T00:00:00Z2014-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3116porPicoto, Sandra Manuela Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:00.795638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais |
title |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais Picoto, Sandra Manuela Coelho Educação física Alunos com necessidades educativas especiais |
title_short |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais |
title_full |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais |
title_sort |
A importância da Educação Física para alunos com necessidades educativas especiais |
author |
Picoto, Sandra Manuela Coelho |
author_facet |
Picoto, Sandra Manuela Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picoto, Sandra Manuela Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Alunos com necessidades educativas especiais |
topic |
Educação física Alunos com necessidades educativas especiais |
description |
O presente trabalho tem como finalidade ilustrar o desenrolar do meu processo profissional, enquanto professora de Educação Física, mas, sobretudo, enquanto professora de alguns alunos muito especiais, com quem ao longo destes anos tive e tenho o prazer de ensinar e aprender, partilhando vivências e experiências. A estes alunos, com Necessidades Educativas Especiais, deve ser dada a mesma oportunidade de usufruir de uma educação adequada, tendo sempre presente que precisam de atividade física tanto ou mais do que os outros. A Educação Física tem um papel preponderante a desempenhar, uma vez que, contrariamente às outras disciplinas, pode dotá-los de competências concretas e imediatamente aplicáveis na relação de vida diária destes. Os efeitos e benefícios das competências desenvolvidas/adquiridas nesta disciplina não se reportam única e exclusivamente a um período de tempo, mantendo-se para o resto da vida. Pretendo, com todo este trabalho, analisar, refletir, demonstrar a importância da Educação física para alunos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a uma revisão da literatura, abordando conteúdos pertinentes: a Educação Física na escola, benefícios da Educação Física, Educação Especial, Educação Especial em Portugal e Necessidades Educativas Especiais. Trata-se de uma reflexão fundamental, uma vez que me permite rever inúmeras situações, dificuldades sentidas e fundamentar as decisões das práticas pedagógicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-14T12:20:07Z 2014-05-14T00:00:00Z 2014-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/3116 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/3116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137136814850048 |