Inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Diana Raquel Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21867
Resumo: O presente trabalho de investigação aborda a temática da inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais, incluindo uma componente de sensibilização de uma turma para a diferença. Esta investigação foi concretizada no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, nomeadamente na Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, numa turma do 9º ano de escolaridade. Trata-se de uma temática com grande amplitude na sociedade e cada vez mais discutida nas escolas – a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais – pelo que este trabalho pretende contribuir para perceber qual a situação dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e dar voz a todos alunos de uma turma do 9º ano da Escola Básica Silva Gaio, nomeadamente aos alunos com NEE que nem sempre têm possibilidade de se expressar. A metodologia de investigação utilizada para a realização deste estudo foi a qualitativa ou interpretativa. A técnica de recolha de dados e instrumentos que considerámos importantes para a investigação foram o teste sociométrico, o questionário aos professores, entrevistas semiestruturadas ao diretor de turma e ao professor de Educação Especial e as observações realizadas. Este trabalho decorreu nos meses de Março a Junho de 2017. Através da análise dos dados realizada pudemos constatar que a inclusão social dos alunos com e sem NEE, merece uma reflexão conjunta (alunos e professores) tendo em vista o alcance do direito de participação e envolvimento de todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Apesar da direção da escola e os professores afirmarem que a mesma reúne condições adequadas à inclusão de alunos com NEE, tais como a existência de recursos humanos e materiais (professores de educação especial e materiais de compensação), carece ainda de uma formação nesta área que abranja todos os professores e também de maior disponibilidade de tempo e espaços para poder ouvir os alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais, pois a inclusão social refere-se a todos e não apenas aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, sendo que ninguém melhor do que os próprios para dizerem como se sentem e o que deve ser feito no sentido de haver uma maior inclusão social de todos. Na perspetiva dos alunos, as condições da escola carecem de uma adequação que potencie a inclusão de todos os alunos.
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