Os jogos de futebol na palma da mão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5856 |
Resumo: | Este trabalho estuda as formas narrativas adotadas por aplicativos (apps) desenvolvidos para dispositivos móveis partindo das características e potencialidades dos aparelhos de recepção: smartphones e tablets. Os objetivos são caracterizar os conteúdos produzidos para os dispositivos móveis a partir da comparação das características do webjornalismo, mas tentar igualmente perceber que alterações que sofreram os conteúdos para se adaptarem aos novos dispositivos de recepção e identificar novas características surgidas desta adaptação. O estudo dos dispositivos móveis no campo do jornalismo justifica-se por duas razões fundamentais. Primeiro: porque eles assumem um papel de destaque ao atuarem em todas as fases do processo noticioso, desde a produção ao consumo de informação. Em segundo lugar, porque os celulares, e em particular os smartphones, são a mídia que mais rapidamente cresceu, atingindo atualmente taxas de penetração a rondar os 100%. Para contextualizar o fenômeno são discutidos temas como os gêneros jornalísticos, o jornalismo especializado, as fases e características do webjornalismo e dos dispositivos móveis, bem como os conceitos de convergência, midiamorfose, remediação e transmídia. Através de uma análise de conteúdo nos apps LiveSoccer, FootStats e GloboEsporte.com buscamos compreender de que forma elas são construídas e oferecidas para o utilizador que busca uma informação em tempo real e verificar que elementos são replicados dos conteúdos na web e quais são adaptados aos dispositivos. Os resultados obtidos nos permitem atestar que as características do webjornalismo estão presentes em grande parte do conteúdo analisado, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Verifica-se ainda que algumas potencialidades oferecidas pelas características técnicas do smartphone, como o GPS, o acelerômetro ou a câmera, ainda não são utlizadas na geolocalização ou na realidade aumentada (RA), só para citar dois exemplos. |
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Os jogos de futebol na palma da mãoEstudo de caso das narrativas esportivas em aplicativos para dispositivos móveisDispositivos MóveisJornalismo EsportivoNarrativas Jornalísticas.WebjornalismoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste trabalho estuda as formas narrativas adotadas por aplicativos (apps) desenvolvidos para dispositivos móveis partindo das características e potencialidades dos aparelhos de recepção: smartphones e tablets. Os objetivos são caracterizar os conteúdos produzidos para os dispositivos móveis a partir da comparação das características do webjornalismo, mas tentar igualmente perceber que alterações que sofreram os conteúdos para se adaptarem aos novos dispositivos de recepção e identificar novas características surgidas desta adaptação. O estudo dos dispositivos móveis no campo do jornalismo justifica-se por duas razões fundamentais. Primeiro: porque eles assumem um papel de destaque ao atuarem em todas as fases do processo noticioso, desde a produção ao consumo de informação. Em segundo lugar, porque os celulares, e em particular os smartphones, são a mídia que mais rapidamente cresceu, atingindo atualmente taxas de penetração a rondar os 100%. Para contextualizar o fenômeno são discutidos temas como os gêneros jornalísticos, o jornalismo especializado, as fases e características do webjornalismo e dos dispositivos móveis, bem como os conceitos de convergência, midiamorfose, remediação e transmídia. Através de uma análise de conteúdo nos apps LiveSoccer, FootStats e GloboEsporte.com buscamos compreender de que forma elas são construídas e oferecidas para o utilizador que busca uma informação em tempo real e verificar que elementos são replicados dos conteúdos na web e quais são adaptados aos dispositivos. Os resultados obtidos nos permitem atestar que as características do webjornalismo estão presentes em grande parte do conteúdo analisado, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Verifica-se ainda que algumas potencialidades oferecidas pelas características técnicas do smartphone, como o GPS, o acelerômetro ou a câmera, ainda não são utlizadas na geolocalização ou na realidade aumentada (RA), só para citar dois exemplos.This research studies the narrative forms adopted by applications (apps) developed for mobile devices from the characteristics and potential of receiving devices: smartphones and tablets. The objectives are to characterize the content produced for mobile devices from the comparison of the characteristics of webjournalism, but also try to see that changes that have suffered the content to adapt to the new reception devices and identify new features arising from this adaptation. The study of mobile devices in the field of journalism is justified for two fundamental reasons. First, because they assume a prominent role to act at all stages of the news process, from production to consumption of information. Secondly, because mobiles phones, and particularly smartphones, are the media more quickly grew, currently reaching penetration rates of around 100 %. To contextualize the phenomenon are discussed topics such as the journalistic genres, specialized journalism, the phases and characteristics of webjournalism and mobile devices, as well as the concepts of convergence, mediamorphosis, remediation and transmedia. Applications analysed were LiveSoccer, FootStats and GloboEsporte.com. With them, we seek to understand how the narratives are constructed and offered to the user who seeks a real-time information and verify that elements are replicated content on the web and which are adapted to the devices. The results obtained allow us to certify that the webjournalism features are present in most of the analysed content, but there is still a long way to go. It also notes that some potential offered by technical characteristics of the smartphone, such as GPS, the accelerometer or the camera are not used in geolocation or augmented reality (AR), only leave two examples.Canavilhas, João Manuel MessiasuBibliorumGiacomelli, Fábio Ozorio2018-08-29T15:42:57Z2016-6-32016-07-062016-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5856TID:201773414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:02Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:42.814467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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