Os jogos de futebol na palma da mão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomelli, Fábio Ozorio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5856
Resumo: Este trabalho estuda as formas narrativas adotadas por aplicativos (apps) desenvolvidos para dispositivos móveis partindo das características e potencialidades dos aparelhos de recepção: smartphones e tablets. Os objetivos são caracterizar os conteúdos produzidos para os dispositivos móveis a partir da comparação das características do webjornalismo, mas tentar igualmente perceber que alterações que sofreram os conteúdos para se adaptarem aos novos dispositivos de recepção e identificar novas características surgidas desta adaptação. O estudo dos dispositivos móveis no campo do jornalismo justifica-se por duas razões fundamentais. Primeiro: porque eles assumem um papel de destaque ao atuarem em todas as fases do processo noticioso, desde a produção ao consumo de informação. Em segundo lugar, porque os celulares, e em particular os smartphones, são a mídia que mais rapidamente cresceu, atingindo atualmente taxas de penetração a rondar os 100%. Para contextualizar o fenômeno são discutidos temas como os gêneros jornalísticos, o jornalismo especializado, as fases e características do webjornalismo e dos dispositivos móveis, bem como os conceitos de convergência, midiamorfose, remediação e transmídia. Através de uma análise de conteúdo nos apps LiveSoccer, FootStats e GloboEsporte.com buscamos compreender de que forma elas são construídas e oferecidas para o utilizador que busca uma informação em tempo real e verificar que elementos são replicados dos conteúdos na web e quais são adaptados aos dispositivos. Os resultados obtidos nos permitem atestar que as características do webjornalismo estão presentes em grande parte do conteúdo analisado, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Verifica-se ainda que algumas potencialidades oferecidas pelas características técnicas do smartphone, como o GPS, o acelerômetro ou a câmera, ainda não são utlizadas na geolocalização ou na realidade aumentada (RA), só para citar dois exemplos.
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