Interdisciplinaridade no currículo da educação profissional : interação da física e demais componentes curriculares do Curso Técnico Integrado em Edificações do IFS – Campus Aracaju

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Messias Resende
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4784
Resumo: Esta dissertação apresenta uma visão pedagógica analítica sobre a formação da escola, a sua missão desde o início e as transformações cultural e social ocorridas até os dias atuais, com as mudanças dos valores humanos comportamentais nas sociedades as quais pertencem, de modo a conduzir o foco de análise para o Curso Técnico Integrado em Edificações do IFS, Campus Aracaju, identificando alguns elementos, neste Curso, que poderão ser levados em consideração no estudo dos conteúdos da Física, visando à reorganização curricular mais adequada à formação do cidadão ativo e crítico. Com o surgimento das escolas e, consequentemente, da Universidade, desapareceram os currículos escolares que tentam definir o perfil do aluno após a sua formação profissional, visando o mercado de trabalho. No decorrer desse tempo, os sociólogos e educadores, em geral, preocupados com a cidadania dos alunos, demandaram das Universidades a inclusão, em seus currículos escolares, de disciplinas que contemplem os valores humanos comportamentais, principalmente a cidadania. A pesquisa analisa as discrepâncias ocorridas nos processos pedagógicos da educação, onde o ensino e a aprendizagem estão bastante fragmentados, defasados e distantes da realidade almejada. Na construção ou reformulação dos currículos escolares, teóricos clássicos e contemporâneos definem a participação dos agentes educacionais e outros, com destaque ao professor pela sua atuação dentro da Instituição. O princípio da Interdisciplinaridade é enfatizado como processo que envolve a integração e engajamento de professores e disciplinas capaz de superar o ensino fragmentado das áreas de conhecimentos gerais e técnicos, em especial via projetos didáticos. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como um estudo de caso associado a outros métodos de abordagem de pesquisa descritiva, como a investigação documental e qualitativa. Procede à análise crítica e técnica do Plano do Curso Técnico Integrado em Edificações, do Plano Político Pedagógico da Instituição e, também, em detalhes, dos conteúdos de Física como pré-requisitos para as disciplinas técnicas. Utiliza-se, como instrumentos, as entrevistas, para ouvir os respectivos professores, e os questionários aplicados aos alunos dos 3º e 4º anos, buscando identificar necessidades de melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Os dados da investigação apontam para a necessidade de uma reforma curricular usando o Princípio da Interdisciplinaridade como um processo seguro para sanar as deficiências constatadas. A pesquisa mostra: a insuficiência de conhecimentos de pedagogia, sociologia e psicologia, por parte dos docentes, provenientes de lacunas de sua formação acadêmica que não lhes tem permitido o enfrentamento de problemas cruciais do Curso, tais como a elevada evasão e a avaliação dos egressos e do Curso no mercado de trabalho.
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Com o surgimento das escolas e, consequentemente, da Universidade, desapareceram os currículos escolares que tentam definir o perfil do aluno após a sua formação profissional, visando o mercado de trabalho. No decorrer desse tempo, os sociólogos e educadores, em geral, preocupados com a cidadania dos alunos, demandaram das Universidades a inclusão, em seus currículos escolares, de disciplinas que contemplem os valores humanos comportamentais, principalmente a cidadania. A pesquisa analisa as discrepâncias ocorridas nos processos pedagógicos da educação, onde o ensino e a aprendizagem estão bastante fragmentados, defasados e distantes da realidade almejada. Na construção ou reformulação dos currículos escolares, teóricos clássicos e contemporâneos definem a participação dos agentes educacionais e outros, com destaque ao professor pela sua atuação dentro da Instituição. O princípio da Interdisciplinaridade é enfatizado como processo que envolve a integração e engajamento de professores e disciplinas capaz de superar o ensino fragmentado das áreas de conhecimentos gerais e técnicos, em especial via projetos didáticos. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como um estudo de caso associado a outros métodos de abordagem de pesquisa descritiva, como a investigação documental e qualitativa. Procede à análise crítica e técnica do Plano do Curso Técnico Integrado em Edificações, do Plano Político Pedagógico da Instituição e, também, em detalhes, dos conteúdos de Física como pré-requisitos para as disciplinas técnicas. Utiliza-se, como instrumentos, as entrevistas, para ouvir os respectivos professores, e os questionários aplicados aos alunos dos 3º e 4º anos, buscando identificar necessidades de melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Os dados da investigação apontam para a necessidade de uma reforma curricular usando o Princípio da Interdisciplinaridade como um processo seguro para sanar as deficiências constatadas. A pesquisa mostra: a insuficiência de conhecimentos de pedagogia, sociologia e psicologia, por parte dos docentes, provenientes de lacunas de sua formação acadêmica que não lhes tem permitido o enfrentamento de problemas cruciais do Curso, tais como a elevada evasão e a avaliação dos egressos e do Curso no mercado de trabalho.This paper presents an analytical pedagogical training on the school, its mission from the beginning and the cultural and social changes that occurred to the present day, with the behavioral changes of human values in the societies to which they belong, in order to conduct the focus analysis for the Foundation Degree in Integrated Buildings IFS, Campus Aracaju, some elements in this course, which may be taken into account in the study of the contents of physics, aimed at reorganizing curriculum best suited to the formation of critical and active citizen. With the emergence of schools and therefore the University, went missing school curricula that attempt to define the profile of the student after their training, targeting the labor market. During this time, sociologists and educators, in general, concerned with students' citizenship, demanded the inclusion of universities in their curricula, disciplines that include human behavioral values, mainly citizenship. The research analyzes the discrepancies occurring in the pedagogical processes of education, where teaching and learning are quite fragmented, outdated and far from reality desired. In the construction or redesign curricula, classical and contemporary theorists define the participation of educational agents and others, especially the teacher for his performance within the institution. The principle of interdisciplinarity is emphasized as a process that involves the integration and engagement of teachers and disciplines able to overcome the fragmented areas of teaching general and technical knowledge, especially through educational projects. The research developed characterized as a case study associated with other methods of descriptive research approach, as qualitative and desk research. Performs technical and critical analysis of the Plan's Technical Course on Integrated Building, Planning Pedagogical Political Institution and also in detail, the contents of physics as prerequisites for the technical disciplines. It is used as instruments, interviews, listen to their teachers, and questionnaires to students of 3rd and 4th years, seeking to identify needs for improvement of teaching and learning. Data from the research point to the need for curriculum reform using the principle of interdisciplinarity as a safe process to remedy the shortcomings identified. Research shows: the lack of knowledge of pedagogy, sociology and psychology, from teachers, from their academic gaps that they have not allowed the crucial problems facing the course, such as high dropout and assessment of graduates and Course in the labor market.2014-05-20T15:48:44Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4784porLima, José Messias Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:14.271349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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