A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnaud, Benedita Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2029
Resumo: O presente trabalho reconstitui a reforma da Educação Profissional de Nível Técnico, regulamentada pelo Decreto 2.208/97, na Escola Agrotécnica do Cajueiro (E.A.C), UEPB Campus IV, localizada no município de Catolé do Rocha-PB. A referida reforma, contextualizada na atual fase de reorganização produtiva do capital (1997-2006), retorna a tradicional dualidade entre Ensino Profissionalizante e Ensino Médio e institui o currículo por competências. A partir do Decreto 2.208/97, a certificação de competências pela formação realizada, pressupõe cadastro dos estabelecimentos de ensino, que mantém cursos profissionalizantes, no MEC e no CREA/PB. Para certificar competências, as Escolas Técnicas iniciaram o processo de reformas, relativamente às organizações do ensino e do currículo. Enquanto integrante do quadro funcional da Escola Agrotécnica do Cajueiro, na qualidade de professora, há mais de 25 anos, vivenciamos essa reforma, no decorrer dos anos 1999-2006. O clima de tensão gerado pelas dificuldades e problemas enfrentados, no cotidiano institucional, nos instigou à realização desta pesquisa. Assumimos, como objeto de investigação a (re) significação da reforma instituída pelo Decreto 2.208/97, especificamente, o estudo do currículo por competências. Definimos como objetivos: analisar os impactos da reforma pedagógica implantada na referida Instituição e as implicações dessa reforma na dinâmica escolar e no trabalho docente. Para a investigação teórica, assumimos abordagens críticas sobre o trabalho (Marx e autores que reafirmam a centralidade do trabalho), sobre as reformas da Educação Profissional no Brasil e sobre o currículo. Para a abordagem metodológica, priorizamos a análise do discurso, fundamentada em Bakhtin, pela compatibilidade com os propósitos do estudo. A pesquisa empírica realizou-se na Escola Agrotécnica do Cajueiro, no decorrer do ano letivo de 2006. Os sujeitos da pesquisa foram os/as professores/as e gestores do Curso Técnico em Agropecuária. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e documentos oficiais, que materializam a reforma. Os dados coletados foram sistematizados, através das seguintes categorias: a organização administrativa da reforma e a organização pedagógica. As sínteses produzidas revelam: distorções entre dispositivos legais/normativos e práticas reformistas; inconsistências teóricas, relativamente ao discurso das competências e à implantação das mesmas na educação; burocratização, desqualificação e desvalorização do trabalho docente; além de reforço à contradição capital-trabalho. Para além das sínteses, apostamos no movimento da história e mantemos a crença no ser humano e na educação, enquanto o capital insiste em destruí-los .
id UEPB_0a7a2d22639bf7faaed248935b8f8edc
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2029
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIROTHE REFORMO OF THE PROFESSIONAL EDUCATION OF TECHNICAL LEVEL: THE CURRICULUM OF COMPETENCES A study at Agrotécnica School of Cajueiro.Currículo - Educação Profissional Reformas Competências - Empregabilidade.Curriculum - Professional Education Reforms - Competences - Employement.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO presente trabalho reconstitui a reforma da Educação Profissional de Nível Técnico, regulamentada pelo Decreto 2.208/97, na Escola Agrotécnica do Cajueiro (E.A.C), UEPB Campus IV, localizada no município de Catolé do Rocha-PB. A referida reforma, contextualizada na atual fase de reorganização produtiva do capital (1997-2006), retorna a tradicional dualidade entre Ensino Profissionalizante e Ensino Médio e institui o currículo por competências. A partir do Decreto 2.208/97, a certificação de competências pela formação realizada, pressupõe cadastro dos estabelecimentos de ensino, que mantém cursos profissionalizantes, no MEC e no CREA/PB. Para certificar competências, as Escolas Técnicas iniciaram o processo de reformas, relativamente às organizações do ensino e do currículo. Enquanto integrante do quadro funcional da Escola Agrotécnica do Cajueiro, na qualidade de professora, há mais de 25 anos, vivenciamos essa reforma, no decorrer dos anos 1999-2006. O clima de tensão gerado pelas dificuldades e problemas enfrentados, no cotidiano institucional, nos instigou à realização desta pesquisa. Assumimos, como objeto de investigação a (re) significação da reforma instituída pelo Decreto 2.208/97, especificamente, o estudo do currículo por competências. Definimos como objetivos: analisar os impactos da reforma pedagógica implantada na referida Instituição e as implicações dessa reforma na dinâmica escolar e no trabalho docente. Para a investigação teórica, assumimos abordagens críticas sobre o trabalho (Marx e autores que reafirmam a centralidade do trabalho), sobre as reformas da Educação Profissional no Brasil e sobre o currículo. Para a abordagem metodológica, priorizamos a análise do discurso, fundamentada em Bakhtin, pela compatibilidade com os propósitos do estudo. A pesquisa empírica realizou-se na Escola Agrotécnica do Cajueiro, no decorrer do ano letivo de 2006. Os sujeitos da pesquisa foram os/as professores/as e gestores do Curso Técnico em Agropecuária. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e documentos oficiais, que materializam a reforma. Os dados coletados foram sistematizados, através das seguintes categorias: a organização administrativa da reforma e a organização pedagógica. As sínteses produzidas revelam: distorções entre dispositivos legais/normativos e práticas reformistas; inconsistências teóricas, relativamente ao discurso das competências e à implantação das mesmas na educação; burocratização, desqualificação e desvalorização do trabalho docente; além de reforço à contradição capital-trabalho. Para além das sínteses, apostamos no movimento da história e mantemos a crença no ser humano e na educação, enquanto o capital insiste em destruí-los .The present work reconstitutes the reform of the Professional Education of Technical Level regulated by decree 2.208/97 at Agrotécnica School of Cajueiro (EAC), UEPB Campus IV, located in municipality of Catolé do Rocha, PB. The mentioned reform, inserted in actual phase of productive reorganization of fund (1997 2006) returns to the traditional dualism, between Professional School and High School and institutes the curriculum by competences. Parting from decree 2.208/97, the assurance of competences by formation realized, estimates cadastre of establishments of teaching, which maintain professional courses, at MEC and CREA/PB. For certificate competences, the Technical Schools have started the process of reforms, relatively the organizations of teaching and curriculum. As long as member of functional board of the Agrotécnica School of Cajueiro, as teacher for more 25 years underwent this reform, in years 1999/2006. The climate tension caused by difficulties and problems faced in institutional quotidian, have instigated us to realization of this research. We have assumed, as object of investigation the (re)significance of the reform instituted by Decree 2.208/97, specifically, the study of the curriculum by competences. We have defined as objectives: to analyze the impacts of pedagogical reform implanted in the mentioned Institution and the implications of this reform in school dynamics and teaching work. For the theorical investigation, we have assumed critical boarding about the work (Marx and authors who reaffirm the centralization of work), about the reforms of the Professional Education in Brazil and the curriculum. For the methodological boarding, we have prioritized the analyzes of the speech, based in Bakhtin, by compatibility with the purposes of the study. The empiric research happened at Agrotécnica School of Cajueiro in the school year 2006. The subjects of research were the teachers and managers of Technical Course in Art and Science of Agriculture and cattle raising. As instrument of collect of data, we have utilized semistructured interviews and official documents, which have materialized the reform. Collected data have been systematized, through following categories: The administrative organization of reform and pedagogical organization. Produced synthesis reveal: Contradictions between legal devices of norms and the practice of changes; theorical inconsistencies, relatively the speech of competences and the implantation of same ones in the education; bureaucracy, disqualification and devaluation of the teaching work; besides the reinforcement of the contradiction fund-work. Beyond the synthesis, we have bet in the movement of the history and have kept the faith in human being and in the education while the fund has insisted in destroy them.Universidade Estadual da ParaíbaEducação, Linguagem e Cultura; Políticas SociaisBRUEPBMestrado Interdisciplinar em Ciências da SociedadeMoura, Arlete PereiraCPF:04494903424http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780576H9Oliveira, Maria de Lourdes Barreto deCPF:04483669400http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9Oliveira, Roberto Veras deCPF:39651398434http://lattes.cnpq.br/3105734658276566Arnaud, Benedita Ferreira2015-09-25T12:22:30Z2009-08-192007-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARNAUD, Benedita Ferreira. THE REFORMO OF THE PROFESSIONAL EDUCATION OF TECHNICAL LEVEL: THE CURRICULUM OF COMPETENCES A study at Agrotécnica School of Cajueiro.. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T14:01:13Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T14:01:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
THE REFORMO OF THE PROFESSIONAL EDUCATION OF TECHNICAL LEVEL: THE CURRICULUM OF COMPETENCES A study at Agrotécnica School of Cajueiro.
title A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
spellingShingle A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
Arnaud, Benedita Ferreira
Currículo - Educação Profissional Reformas Competências - Empregabilidade.
Curriculum - Professional Education Reforms - Competences - Employement.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
title_full A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
title_fullStr A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
title_full_unstemmed A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
title_sort A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS - UM ESTUDO NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
author Arnaud, Benedita Ferreira
author_facet Arnaud, Benedita Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Arlete Pereira
CPF:04494903424
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780576H9
Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de
CPF:04483669400
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9
Oliveira, Roberto Veras de
CPF:39651398434
http://lattes.cnpq.br/3105734658276566
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnaud, Benedita Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo - Educação Profissional Reformas Competências - Empregabilidade.
Curriculum - Professional Education Reforms - Competences - Employement.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Currículo - Educação Profissional Reformas Competências - Empregabilidade.
Curriculum - Professional Education Reforms - Competences - Employement.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho reconstitui a reforma da Educação Profissional de Nível Técnico, regulamentada pelo Decreto 2.208/97, na Escola Agrotécnica do Cajueiro (E.A.C), UEPB Campus IV, localizada no município de Catolé do Rocha-PB. A referida reforma, contextualizada na atual fase de reorganização produtiva do capital (1997-2006), retorna a tradicional dualidade entre Ensino Profissionalizante e Ensino Médio e institui o currículo por competências. A partir do Decreto 2.208/97, a certificação de competências pela formação realizada, pressupõe cadastro dos estabelecimentos de ensino, que mantém cursos profissionalizantes, no MEC e no CREA/PB. Para certificar competências, as Escolas Técnicas iniciaram o processo de reformas, relativamente às organizações do ensino e do currículo. Enquanto integrante do quadro funcional da Escola Agrotécnica do Cajueiro, na qualidade de professora, há mais de 25 anos, vivenciamos essa reforma, no decorrer dos anos 1999-2006. O clima de tensão gerado pelas dificuldades e problemas enfrentados, no cotidiano institucional, nos instigou à realização desta pesquisa. Assumimos, como objeto de investigação a (re) significação da reforma instituída pelo Decreto 2.208/97, especificamente, o estudo do currículo por competências. Definimos como objetivos: analisar os impactos da reforma pedagógica implantada na referida Instituição e as implicações dessa reforma na dinâmica escolar e no trabalho docente. Para a investigação teórica, assumimos abordagens críticas sobre o trabalho (Marx e autores que reafirmam a centralidade do trabalho), sobre as reformas da Educação Profissional no Brasil e sobre o currículo. Para a abordagem metodológica, priorizamos a análise do discurso, fundamentada em Bakhtin, pela compatibilidade com os propósitos do estudo. A pesquisa empírica realizou-se na Escola Agrotécnica do Cajueiro, no decorrer do ano letivo de 2006. Os sujeitos da pesquisa foram os/as professores/as e gestores do Curso Técnico em Agropecuária. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e documentos oficiais, que materializam a reforma. Os dados coletados foram sistematizados, através das seguintes categorias: a organização administrativa da reforma e a organização pedagógica. As sínteses produzidas revelam: distorções entre dispositivos legais/normativos e práticas reformistas; inconsistências teóricas, relativamente ao discurso das competências e à implantação das mesmas na educação; burocratização, desqualificação e desvalorização do trabalho docente; além de reforço à contradição capital-trabalho. Para além das sínteses, apostamos no movimento da história e mantemos a crença no ser humano e na educação, enquanto o capital insiste em destruí-los .
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-25
2009-08-19
2015-09-25T12:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARNAUD, Benedita Ferreira. THE REFORMO OF THE PROFESSIONAL EDUCATION OF TECHNICAL LEVEL: THE CURRICULUM OF COMPETENCES A study at Agrotécnica School of Cajueiro.. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2029
identifier_str_mv ARNAUD, Benedita Ferreira. THE REFORMO OF THE PROFESSIONAL EDUCATION OF TECHNICAL LEVEL: THE CURRICULUM OF COMPETENCES A study at Agrotécnica School of Cajueiro.. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458410798710784