Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Alessandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida,Maria Elizabeth Bianconcini de, Valente,José Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100004
Resumo: A formação de educadores para a integração das tecnologias ao currículo em diferentes contextos educacionais foi o foco deste estudo, que teve como objetivo entender como o desenvolvimento de narrativas digitais contribuiu para essa formação. Os educadores investigados eram mestrandos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências de uma universidade pública brasileira que atuavam também como professores em diversos níveis de ensino. A estratégia de aprendizagem foi baseada no desenvolvimento de narrativas digitais. Os dados desta investigação foram coletados por meio de questionário eletrônico aplicado aos sujeitos. Os resultados da pesquisa indicam: a) mudanças na maneira como os mestrandos passaram a entender a prática pedagógica que desenvolvem; b) aprendizagens relacionadas com a produção de narrativas digitais e com sua aplicação recontextualizada em diferentes disciplinas ministradas pelos mestrandos; c) percepção, pelos sujeitos, do potencial educacional das narrativas digitais.
id RCAP_3a45f101e94be1a2f19d87345601af1b
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872017000100004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escolaTecnologias educacionaisAprendizagemPrática pedagógicaEnsino de CiênciasA formação de educadores para a integração das tecnologias ao currículo em diferentes contextos educacionais foi o foco deste estudo, que teve como objetivo entender como o desenvolvimento de narrativas digitais contribuiu para essa formação. Os educadores investigados eram mestrandos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências de uma universidade pública brasileira que atuavam também como professores em diversos níveis de ensino. A estratégia de aprendizagem foi baseada no desenvolvimento de narrativas digitais. Os dados desta investigação foram coletados por meio de questionário eletrônico aplicado aos sujeitos. Os resultados da pesquisa indicam: a) mudanças na maneira como os mestrandos passaram a entender a prática pedagógica que desenvolvem; b) aprendizagens relacionadas com a produção de narrativas digitais e com sua aplicação recontextualizada em diferentes disciplinas ministradas pelos mestrandos; c) percepção, pelos sujeitos, do potencial educacional das narrativas digitais.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2017-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100004Revista Portuguesa de Educação v.30 n.1 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100004Rodrigues,AlessandraAlmeida,Maria Elizabeth Bianconcini deValente,José Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:59Zoai:scielo:S0871-91872017000100004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:24.930608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola
title Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola
spellingShingle Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola
Rodrigues,Alessandra
Tecnologias educacionais
Aprendizagem
Prática pedagógica
Ensino de Ciências
title_short Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola
title_full Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola
title_fullStr Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola
title_full_unstemmed Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola
title_sort Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola
author Rodrigues,Alessandra
author_facet Rodrigues,Alessandra
Almeida,Maria Elizabeth Bianconcini de
Valente,José Armando
author_role author
author2 Almeida,Maria Elizabeth Bianconcini de
Valente,José Armando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Alessandra
Almeida,Maria Elizabeth Bianconcini de
Valente,José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educacionais
Aprendizagem
Prática pedagógica
Ensino de Ciências
topic Tecnologias educacionais
Aprendizagem
Prática pedagógica
Ensino de Ciências
description A formação de educadores para a integração das tecnologias ao currículo em diferentes contextos educacionais foi o foco deste estudo, que teve como objetivo entender como o desenvolvimento de narrativas digitais contribuiu para essa formação. Os educadores investigados eram mestrandos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências de uma universidade pública brasileira que atuavam também como professores em diversos níveis de ensino. A estratégia de aprendizagem foi baseada no desenvolvimento de narrativas digitais. Os dados desta investigação foram coletados por meio de questionário eletrônico aplicado aos sujeitos. Os resultados da pesquisa indicam: a) mudanças na maneira como os mestrandos passaram a entender a prática pedagógica que desenvolvem; b) aprendizagens relacionadas com a produção de narrativas digitais e com sua aplicação recontextualizada em diferentes disciplinas ministradas pelos mestrandos; c) percepção, pelos sujeitos, do potencial educacional das narrativas digitais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.30 n.1 2017
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275206959104